Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/06/2011 - 10:39

Como driblar a fome no inverno?

A vontade de comer está relacionada mais às necessidades emocionais do que às fisiológicas.

Com as baixas temperaturas do inverno nosso corpo precisa trabalhar para manter a temperatura interna. E o apetite costuma aumentar ou pelo menos a vontade de comer. “O organismo precisa se adaptar à temperatura ambiente para realizar todas as suas funções metabólicas e, por isso, gasta mais energia e dá a sensação que precisamos de mais comida”, explica a nutricionista funcional Juliana Garcia. Mas, é só a sensação. Comer demais ou alimentos mais calóricos não estão liberados nessa estação. Dra. Juliana explica que de acordo com estudos recentes, a demanda energética não é tão significativa para justificar o consumo de alimentos em calorias.

Uma das principais causas do aumento do consumo está ligada ao aspecto emocional da alimentação. “A comida não remete apenas à saciedade, mas também ao aconchego e ao prazer”, comenta. Por isso, muitas vezes no inverno, a melhor opção é ficar debaixo das cobertas e deliciar-se com algo quentinho, gostoso e, geralmente, cheio de calorias.

Como o organismo não necessita de tanta energia a mais nos dias frios, muitas pessoas tendem a engordar nessa época porque consomem alimentos de forma exagerada. E se essas ingestões calóricas não serão utilizadas pelo corpo para realizar nenhuma função, se acumulam e são transformadas em gordura. “Para que o peso mantenha-se constante, é necessário que tudo que é consumido seja gasto, portanto, se o consumo diário de calorias for elevado, é necessário que haja a prática da atividade física para compensar”, orienta.

Alimentação- Segundo a nutricionista, é possível administrar a alimentação sem restringir nenhum alimento. Entretanto, é preciso tomar cuidado com o consumo frequente de doces e bebidas quentes, como chocolate-quente e cappuccino, pois têm pouco valor nutritivo e são altamente energéticos, chamados de “calorias-vazias”. Mesmo com as temperaturas baixas, é preciso ficar atento ao consumo de todos os tipos de alimento, especialmente, frutas e verduras. Como o frio diminui a vontade de consumir água e esses alimentos. A dica é preparar receitas quentes com frutas, vegetais refogados, caldos e sopas de legumes. “Precisamos dar atenção também para alimentos ricos em vitamina C, como vegetais folhosos e frutas cítricas, pois ajudam a manter nosso organismo mais resistente a uma série de doenças”, frisa.

Personal Family- A nutricionista funcional Juliana Garcia desenvolveu o programa Personal Family. Uma tendência mundial, que vem para auxiliar as pessoas que procuram uma vida saudável. “A alimentação é algo fundamental para nos mantermos vivos. Por isso, precisamos nos alimentar adequadamente para termos saúde, vivermos bem e com qualidade de vida”, explica. Nesse atendimento, a nutricionista sai do seu consultório e vai até as casas das pessoas para realizar a consulta e organizar a rotina alimentar. “O acompanhamento profissional é fundamental para que o paciente incorpore novos hábitos alimentares, como a substituição do açúcar, e emagreça saudavelmente e de maneira gradativa”, ressalta a nutricionista.

Dicas de alimentos que ajudam a saciar a fome- Liberadores de colecistoquinina (cck): A colecistoquinina é uma substância liberada no tubo digestivo que produz uma sensação de saciedade. Ela age nos centros cerebrais de controle do apetite. “Para isso, uma dica é tomar uma colher de sobremesa rasa de azeite de oliva extra-virgem ou gordura de coco extra-virgem de 15 a 30 minutos antes das refeições para induzir a CCK”, ensina Dra. Juliana.

Alimentos fontes de fibras: Em função do frio, muitas pessoas reclamam que não conseguem consumir vegetais na forma de salada, principalmente os folhosos que são fontes ricas em fibras, antioxidantes e auxiliam na indução de saciedade. “Dessa forma, uma dica é consumir alguns vegetais cozidos, ou refogados ou até mesmo assados”, orienta a nutricionista. Entre os vegetais e Dra. Juliana indica a berinjela, a cenoura e a abóbora. “São fontes baixas em calorias, ricas em fibras, e auxiliam na indução de saciedade precoce”, afirma.

.Receitas : Sopa de abóbora-Ingredientes:500g de abóbora pescoço |1 cebola media picada|2 dentes de alho picados|1 colher de chá manteiga |Açafrão da terra (à gosto)|Cheiro –verde (à gosto) |Sal (à gosto)|Pimenta do reino (à gosto)|1?3 caixinha de Creme de leite de soja. Modo de preparo: Bata a abóbora no liquidificador com a água do cozimento e reserve. Em uma panela doure a cebola e o alho. Acrescente o creme de abóbora, o sal e uma pitada de pimenta do reino. Desligue o creme e adicione o creme de leite de soja e o açafrão em pó. Mexa bem o creme e polvilhe com cheiro-verde picado para decorar. Depois é só saborear. Obs: A água adicionada é a gosto, ou seja, quanto menos água, mais consistente a sopa ficará.

.Lasanha de berinjela: Ingredientes:Azeitonas verdes picadas (à gosto)|3 tomates grandes picados|Molho de tomate (à gosto)|3 pitadas de orégano|Pimenta-do-reino (à gosto)|Mussarela em fatias (Ou queijo de búfala)|3 a 4 unidades de berinjelas cortadas finamente (longitudinalmente)|1 a 2 latas de atum|1 Cebola|Sal (à gosto)|Azeite de oliva extra-virgem (à gosto). Modo de preparo: Fatie as berinjelas longitudinalmente, e as coloque para escaldar em água quente por pouco tempo. Depois, em uma panela, doure a cebola, e coloque os tomates picados, o molho, e pitada de orégano. Em um refratário de vidro, monte a lasanha, começando pelas berinjelas, molho, atum, e por último a mussarela; e assim por diante. Por último, polvilhe orégano. Coloque no forno pré-aquecido a 180 graus, por aproximadamente 30 minutos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira