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29/06/2011 - 11:05

Prepare-se! Vem aí o JASON D

Você conhece o JASON D? Sabe o que ele pode fazer com você e seus negócios? Se você é empresário ou mesmo se é responsável pela área de vendas de uma empresa ou até pelos resultados gerais de uma empresa, é importante saber que o JASON D é um perseguidor implacável. Um grande aliado que atua a favor das empresas orientadas a resultados e ao mesmo tempo, um verdadeiro algoz das empresas, que, ao contrário, conduzem seus negócios a esmo, a deriva, sem clareza de objetivos e prioridades. Se você deseja cumprir com seus planos para o segundo semestre do ano, é melhor controlar o JASON D, senão você corre o risco dele controlar você.

Mas afinal, quem ou o que é o JASON D? JASON D é a sigla para os meses de Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro. O segundo semestre do ano, onde muitas coisas costumam acontecer. Conforme mencionei, um período extremamente frutífero e produtivo para as empresas focadas em resultados e um período extremamente arriscado para aquelas empresas que não fazem gestão por resultados.

O fato é que passados os primeiros meses do ano, vem aí o JASON D, período no qual você precisa afinar a sintonia para obter o ritmo que você precisa para cumprir com seus objetivos para todo o ano. A questão é bem simples de se entender. Toda empresa possui, ou deveria possuir, um objetivo principal para o ano corrente e esse objetivo deveria se fragmentar em metas específicas que deveriam ser cascateadas por toda a organização de maneira a haver um alinhamento de prioridades e incentivos em torno desse objetivo, dessas metas e sob o qual a estratégia da organização precisa estar subordinada. Partindo desses princípios, a organização lança-se no processo cíclico de implementar, medir/monitorar e corrigir o curso das suas ações, sempre em linha com os objetivos definidos para o ano.

Nesse processo, surgem as influências não previstas, falhas na execução, variáveis ambientais, lacunas de capacidade organizacional e gerencial e em função dessa conjuntura, às vezes as coisas não saem como previsto e os resultando por vezes descolam da proposição de objetivos. Nesse ponto é que entra a medição. Vale observar, que sem medir, não tem como gerir. Sem medir não há como se perceber o desvio e sem perceber o desvio, não há como se corrigir a rota. Por isso, para gerir é preciso medir.

Assim, digamos que você venha fazendo isso categoricamente desde o início do ano. Comparando resultados atuais com resultados esperados, identificando desvios e fazendo suas respectivas análises de causa. Se isso é verdade, é bem provável que você já tenha uma clareza a respeito de quais resultados precisa atingir no segundo semestre de maneira a cumprir com seu objetivo para o ano e é chegada a hora de você redistribuir, se necessário, os resultados esperados para o segundo semestre no mês a mês, alocando para cada um dos meses do JASON D, uma responsabilidade por entrega de resultados.

Faça um teste, selecione seus principais indicadores de resultados no seu negócio e aloque um objetivo especifico por indicador mês a mês em cada um dos meses do segundo semestre. Se você vem fazendo medição e gestão, esses dados deveriam fluir naturalmente da sua cabeça para o papel, mas qualquer sinal de hesitação também sinaliza para uma lacuna na sua própria gestão. Fique atento.

Uma vez feito o teste, é chegada a hora de definitivamente concluir a respeito do que espera do JASON D para o seu negócio. Verifique a agressividade dos objetivos que precisa entregar, reúna seu time, defina os alvos, selecionem os instrumentos e partam para cima.

Conforme mencionei no início, é sempre melhor correr para fazer o super JASON D, do que ter um assustador JASON D atrás de você.

Um abraço e ótimos negócios!

.Por: Scher Soares, Consultor Empresarial.

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