Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2007 - 10:39

Cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-americanos reunirá música, dança e tecnologia

A Cerimônia de Abertura dos Jogos Parapan-americanos Rio 2007 será realizada neste domingo, dia 12 de agosto, às 13h, na Arena Olímpica do Rio, na Cidade dos Esportes. A festa vai reunir elementos tecnológicos, música e dança de formas variadas, apresentando segmentos criativos que representam as referências culturais brasileiras. A produção é totalmente brasileira, com direção artística de Luiz Stein e Rosa Magalhães; direção musical de Alê Siqueira; direção de coreografia de Dani Lima e direção geral de Leonardo Gryner.

Os 1.300 atletas vão assistir à cerimônia da quadra da Arena, ambiente onde o público e os atletas estarão muito perto do espetáculo. “Será uma reinterpretação da trilha utilizada nos Jogos Rio 2007, com novas coreografias, com conceito de ocupação total da Arena. O público convidado pode esperar um espetáculo emocionante”, afirma o diretor geral de Cerimônias e diretor de Marketing do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2007 (CO-RIO), Leonardo Gryner.

O Hino Nacional será executado ao som do bandolim de Hamilton de Holanda. O segmento artístico contará com uma alegoria humana móvel nas laterais do megapalco de 350 m². Vinte e oito pessoas, divididas em duas arquibancadas, vão evoluir de acordo com o espetáculo. Outro destaque será a apresentação de dez bailarinos da Cia. Dani Lima em números de acrobacia aérea que vão alcançar o ponto mais alto da Arena.

Cerca de 200 voluntários vão apresentar coreografias dos três pilares criativos ”A Praia de Copacabana simbolizará a Jóia da Coroa; o Acalanto representará os medos do homem e as Festas Populares representarão a diversidade da cultura brasileira”, explica o diretor artístico Luiz Stein. Momento especial será a Reza da Paz, apresentada pelo Grupo Giro, com coreografia de Rosângela Bernabé.

A cerimônia incluirá, ainda, as apresentações das cantoras Ana Costa - ao lado de 20 percussionistas da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis –, Adriana Calcanhoto e Daniela Mercury e será pontuada por exibições nos telões “Será um espetáculo multimídia, que vai reunir acrobacia, teatro, carnaval, circo, telões e cultura popular”, adianta o diretor artístico Luiz Stein.

O evento contará com a presença do Ministro do Esporte, Orlando Silva, do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, do Prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, do Presidente do CO-RIO, Carlos Arthur Nuzman, do Presidente do Comitê Paraolímpico Internacional, Phil Craven, do Presidente do Comitê Paraolímpico das Américas (APC), Andrew Parsons, e do Presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Vital Severino Neto.

Convites -A entrada na Cerimônia de Abertura dos Jogos Parapan-americanos Rio 2007 será controlada através de convites impressos. A distribuição dos convites está a cargo dos Governos Federal, Estadual e Municipal.

Cadeirantes - Devido ao grande número de atletas, dirigentes e árbitros cadeirantes haverá uma limitação de lugares para cadeirantes do público convidado. Os ingressos para cadeirantes convidados e seus respectivos acompanhantes terão identificação específica.

Perfil da equipe de direção de Cerimônias - Leonardo Gryner – Diretor Geral - Trabalhou de 1975 a 1991 como produtor de TV e fez todos os Jogos Olímpicos de 1976 a 1992. Nos Jogos de 1992 foi responsável pela transmissão de corridas exteriores maratonas, marchas, ciclismo - trabalhando pelo HB. Em 1994, fez o filme oficial do Campeonato de Futebol dos Estados Unidos, que até hoje é recorde de bilheteria no Brasil na categoria documentário, com o qual ganhou prêmio no Festival de Nova Iorque. Desde 1995, é responsável pelo Marketing do Comitê Olímpico Brasileiro

Luiz Stein – Diretor Artístico - Traz sua experiência como cenógrafo em vários shows, de Lulu Santos, Ivete Sangalo, Elba Ramalho, Barão Vermelho, entre outros, além de fazer a cenografia de exposições de artes plásticas, peças publicitárias e cinema. Como designer, Stein produziu capas de discos, dirigiu desfiles de moda, campanhas e catálogos de moda, além de programação visual para peças teatrais.

Rosa Magalhães – Diretora Artística - Traz em seu currículo a experiência de vários carnavais. Sua trajetória começou no Salgueiro, em 1971. A partir daí, foram passagens pela Beija-flor, Portela, Império Serrano e Imperatriz Leopoldinense, pela qual conquistou os títulos de 1994, 1995, 1999, 2000 e 2001. Além disso, Rosa também desenvolveu cenografia e figurino para peças teatrais, exposições e balés.

Alê Siqueira – Diretor Musical - Produziu inúmeros artistas, incluindo Elza Soares, Tom Zé, Caetano Veloso e Margareth Menezes. Em 2003, ganhou um Grammy latino como co-produtor do álbum Tribalistas, de Carlinhos Brown, Marisa Monte e Arnaldo Antunes, e em 2004 ganhou o segundo Grammy latino com o álbum “Carlinhos Brown es Carlitos Marrón” na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro.

Dani Lima - Ex-integrante e fundadora da Intrépida Trupe, Dani Lima estudou acrobacia na Escola Nacional de Circo e dança contemporânea com Nienke Reehorst (da companhia do belga Wim Vanderkeybus) e com Deborah Colker. Em 97, Dani criou sua própria companhia, que vem conquistando cada vez mais espaço no cenário da dança.

Grupo Giro – Surgiu em 1988, do desafio da professora Rosangela Bernabé em dar aulas de dança à uma menina, que tornou-se paraplégica. Conta com quatro integrantes, sendo três cadeirantes e um andante. É um grupo aberto aos que desejam abrir as portas da motilidade que habita cada corpo, descobrir caminhos entre o equilíbrio corporal e mental através da alegria e do prazer de sentir e perceber o corpo em movimento. | * Mais detalhes do evento no banner lincado neste Canal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira