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11/08/2007 - 10:46

Eletrobrás reduz custos e otimiza gestão de e-mails com solução IronPort

Holding da área de energia conseguiu cortar 25% dos custos operacionais e eliminar 94% do total de spams recebidos diariamente em suas 3 mil caixas postais.

São Paulo - Geradora de 39% de toda energia elétrica do País e de 65,9% do total das linhas de transmissão em território nacional, a Eletrobrás, holding que controla as empresas Chesf, Furnas, Eletrosul, Eletronorte, CGTEE e Eletronuclear além de metade da Itaipu Binacional, usa o correio eletrônico como uma ferramenta crítica para a produtividade e o desempenho de suas operações.

Por isso, no início de 2006, quando o uso do e-mail começou a crescer exponencialmente na organização e junto com ele, a chegada de milhares de mensagens indesejadas – spams - , a utilização do correio eletrônico começou a ficar inviável. “Diante desse cenário, precisávamos incorporar cada vez mais servidores e mais capacidade nos links de acesso à internet para atender aquele aumento de tráfego crescente, que nem sempre resultava em mensagens legítimas para os negócios”, conta Alexandre Faustino, coordenador do grupo de correio e colaboração eletrônica da Eletrobrás.

Com o objetivo de eliminar de vez a grande quantidade de spams recebidos – cerca de 180 mil mensagens dos 200 mil e-mails que chegavam diariamente – e permitir que o correio eletrônico atendesse às necessidades da empresa, com toda sua capacidade, a área de tecnologia da Eletrobrás decidiu buscar no mercado uma solução que resolvesse o problema.

Assim, em maio de 2006, a Eletrobrás selecionou a IronPort Systems, entre três empresas concorrentes, para começar um piloto. “Precisávamos de uma solução que tivesse ótimos filtros de reputação, grande capacidade de processamento de mensagens, baixo índice de falso positivo, facilidade de uso e configuração e também relatórios que nos permitissem acompanhar o fluxo das mensagens”, detalha Faustino.

Depois de um piloto de 30 dias com a solução IronPort, conduzido pelo parceiro certificado L&C Consultoria, a estatal fez uma licitação e, cerca de três meses depois, em agosto de 2006, o novo sistema já estava em funcionamento na companhia. “Os excelentes filtros de reputação e os baixos índices de falso positivo foram fundamentais para a escolha”, conta o analista de sistemas da Eletrobrás. Os resultados foram colhidos já nas primeiras semanas de utilização, com o número de mensagens legítimas recebidas caindo para 6% do total anterior, ou seja, apenas 12 mil mensagens válidas por dia.

Além da diminuição dos spams e e-mails ilegítimos, que foi percebida imediatamente pelos usuários do serviço de Correio da Eletrobrás, a companhia também conseguiu reduzir os custos com investimentos em infra-estrutura de tecnologia, com a administração da plataforma de e-mail e ainda obter uma maior disponibilidade da rede corporativa.

Hoje, a Eletrobrás recebe 230 mil mensagens diariamente, das quais 94% são classificadas pela IronPort como spam. A precisão dos filtros de spam aumentou 40% em relação à solução anterior, e a consolidação dos servidores de e-mail foi de 50%, passando de quatro servidores SMTP e dois servidores para Exchange 2003 para apenas quatro servidores no total. “Além disso, conseguimos reduzir nosso custo operacional em 25%”, revela Faustino.

Para Arthur Capella, country-manager da IronPort Systems no Brasil, o projeto da Eletrobrás comprova o quanto as soluções de proteção ao e-mail ajudam as corporações a otimizarem seus processos, custos e infra-estrutura tecnológica. “Nosso objetivo é sempre garantir, logo no início do projeto, excelentes resultados e um retorno mais rápido sobre o investimento de nossos clientes”, conclui o executivo.

Perfil da Eletrobrás - A Eletrobrás foi criada no dia 11 de junho de 1962, em sessão solene do Conselho Nacional de Águas e Energia Elétrica (Cnaee), no Palácio Laranjeiras, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente João Goulart (1961-1964). Na condição de holding, a Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobrás) controla grande parte dos sistemas de geração e transmissão de energia elétrica do Brasil em seis subsidiárias: Chesf, Furnas, Eletrosul, Eletronorte, CGTEE e Eletronuclear. Além de principal acionista destas empresas, a Eletrobrás, em nome do governo brasileiro, detém metade do capital da Itaipu Binacional. Em 2006, a capacidade geradora das concessionárias do grupo Eletrobrás, incluindo a metade da potência de Itaipu pertencente ao Brasil, totalizou 37.941 MW, correspondentes a 39% do total nacional. Além disso, as linhas de transmissão pertencentes ao grupo, com 56.718 quilômetros de extensão, representam 65,9% do total nacional.

Perfil da IronPort Systems: A IronPort Systems é um dos maiores fornecedores de produtos para segurança de e-mail e ambientes web, atendendo às necessidades de empresas de todos os portes. A IronPort oferece produtos com alto desempenho e tecnologias inovadoras para os responsáveis pela árdua tarefa de gerenciar e proteger as redes de missão crítica contra ameaças da internet. | www.ironport.com.

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