Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/06/2011 - 11:43

Professor do CTC/PUC-Rio assume ministério no Equador

Prof. Guillermo Solórzano toma posse como ministro coordenador do Conhecimento e Talento Humano no fim de junho. O professor Dr. Guillermo Solórzano, do Departamento de Engenharia de Materiais do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) e responsável pelo Laboratório de Nanoestruturas da universidade, assumirá, no fim de junho, o Ministério Coordenador do Conhecimento e Talento Humano do Equador. O órgão, criado pelo presidente do País, Rafael Correa, engloba o Ministério de Educação – equivalente ao MEC, no Brasil –, a Secretaria Nacional de Educação Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (Senescyt), os institutos nacionais de pesquisa e o Instituto Equatoriano de Crédito Educativo e Bolsas (IECE).

Em 2010, Solórzano já havia sido convidado para assumir o Ministério da Ciência e Tecnologia, mas não pôde aceitar, já que estava à frente do 17º Congresso Internacional de Microscopia, realizado pela primeira vez no Brasil e na América do Sul.

O convite se deu em função do currículo do Prof. Solórzano, também de origem equatoriana, que tem um amplo conhecimento na área de Engenharia e Ciência de Materiais. O professor trabalha com temas relacionados à nanotecnologia e com microscopia eletrônica, fenômenos de interfaces e defeitos cristalinos, materiais avançados estruturais e funcionais, bem como relacionados à arte e ao patrimônio cultural. Foi o presidente fundador da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) e presidiu também a Sociedade Interamericana de Microscopia Eletrônica (CIASEM) e a Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise (SBMM). Já atuou em diversos comitês internacionais nos Estados Unidos, França, Alemanha e outros, além dos que integrou no Brasil e participa de comitês editorias de revistas científicas internacionais. Foi professor visitante no Instituto Politécnico de Grenoble (França), no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e na Universidade de Stanford, ambos nos EUA. Solórzano, inclusive, pretende aproveitar suas conexões internacionais para estreitar relações com as universidades equatorianas.

Além de incentivar um plano nacional de pesquisas nas universidades equatorianas, entre outros projetos, o Prof. Guillermo Solórzano pretende estabelecer vínculos de cooperação entre o Ministério de Educação do Equador e a PUC-Rio. Segundo o futuro ministro, a criação da Universidade Internacional Amazônica, no Equador, irá reforçar a integração do Ministério com a universidade, sobretudo no que diz respeito às pesquisas relacionadas a biodiversidade e biologia. “É um país com uma biodiversidade ainda maior do que a brasileira, já que engloba diferentes ecossistemas se pensarmos nos Andes, na região equatoriana do Amazonas e na Costa do Pacífico”, explica Solórzano.

Dentre outras atividades, o Prof. Guillermo Solórzano também vai avaliar os ministérios no ponto de vista de desempenho e execução do orçamento. Aproveitando sua experiência, vai reforçar programas de ciências em engenharia, fortalecer os já existentes e criar novos centros de pesquisa. Seu foco será nas áreas em que tem maior conhecimento: nanotecnologia e microscopia. Segundo Solórzano, o ministério será também uma excelente oportunidade para incentivar a relação de empresas nacionais com indústrias do setor, buscando projetos que primem pela inovação tecnológica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira