Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/06/2011 - 11:53

Dürr constrói planta de pintura favorável ao meio ambiente na China


Bietigheim-Bissingen (Alemanha) – Dürr constrói o protótipo do chamado “Green Paintshop“, a “Oficina de Pintura favorável ao meio ambiente“ para a BMW Brilliance Automotive Ltd. (BBA) em Shenyang, na China. Nesta planta de pintura serão empregadas todas as inovações tecnológicas que a Dürr tem para oferecer em termos de pintura de automóvel sustentável e favorável ao meio ambiente.

O cliente tem uma visão clara para a sua planta de pintura em Shenyang: o objetivo é, nada mais nada menos, que construir a planta de pintura mais ecologicamente correta do mundo. Neste caso, a contratante general Dürr, com suas diversas soluções, é a parceira ideal, no que diz respeito a processos de pintura que visam a conservação dos recursos naturais.

Na área de pré-tratamento é empregada a pintura por imersão rotativa RoDip M. Com isso o movimento rotativo da carroceria dispensa as rampas de entrada e saída do tanque de imersão. Este fato leva não só a uma significante economia de espaço, como também reduz o consumo de energia e de química, devido ao menor volume de banho.

Outras características técnicas que enfatizam o predicado ”green“ (verde – favorável ao meio ambiente) são: o processo de pintura totalmente automático IPP-Integrated Paint Process (Processo de pintura integrado), que dispensa a necessidade da aplicação do primer e, consequentemente, também a fase de secagem; e as cabines de pintura equipadas com a tecnologia EcoDryScrubber - o inovador sistema de separação a seco da Dürr - que não requer o uso de água, nem de produtos químicos. Desta forma, pode-se economizar 60% da energia através da recirculação do ar. O material aglutinante saturado – em processos tradicionais, considerado lixo tóxico, pode continuar sendo usado sem tratamento adicional. O sistema de separação a seco da Dürr é empregado ou está em construção já em 40 linhas de pintura, em quatro continentes.

A pintura é aplicada com 32 robôs de pintura da Dürr, tipo EcoRP E033 e EcoRP L133. Estes são equipados com a última geração de atomizadores EcoBell3, que se caracterizam por seu rendimento significativamente alto. Devido à construção compacta do EcoBell3, é possível a aplicação da pintura exterior e interior com um único e mesmo atomizador rotativo. Em combinação com o trocador de cor EcoLCC, o EcoBell3 oferece um sistema de aplicação altamente eficiente e compacto, mas também simples para todas as aplicações. Isto leva à perda mínima de tinta durante a troca de cor, encurtando consideravelmente tal processo.

Outra medida para proteção do meio ambiente é o uso de rodas de calor para a recuperação de calor do ar insuflado e extraído. Até mesmo o calor residual nos secadores é recuperado através de caldeira de calor residual. Além das exigências oficiais, a corrente de ar de exaustão proveniente da cabina de aplicação de verniz é limpa antes de deixar as instalações. Através do emprego de tecnologia de membrana no pré-tratamento, da KTL (pintura catódica por imersão) e da instalação de limpeza de águas residuais, é reduzido tanto o consumo de água, quanto a quantidade de águas residuais.

Com sua filosofia de layout, a Dürr cria condições favoráveis para este protótipo de uma “Oficina de Pintura favorável ao meio ambiente”. A estrutura é um edifício industrial sem níveis intermediários, simples e de baixo preço. Este modelo é apoiado por depósitos multifuncionais de carrocerias em forma de altas prateleiras, garantindo um fluxo ideal de material.

Juntamente com o meio ambiente há neste projeto mais um vitorioso: o cliente, que pode operar a planta de pintura mais sustentável e ecologicamente correta do mundo. O consumo específico de energia, que a BMV alcança com esta nova planta de pintura, estabelece novos parâmetros em todo o mundo. Desta forma, deverão ser necessários menos de 500 Kw/h de energia por cada carroceria pintada. Isto é só a terça parte do que há dez anos era comum.

Com isso é dado também muito valor a um ambiente de trabalho agradável: condições ergonômicas de trabalho são consideradas como padrão, da mesma forma que facilidade de comunicação e manutenção. Não é necessário comentar que com isso são garantidos os padrões de qualidade da BMW.

A Dürr é um grupo de engenharia de máquinas e instalações industriais, que ocupa posição de liderança mundial em seu campo de atividade. Cerca de 80% de suas transações comerciais são realizadas em negócios com a indústria automotiva. Além disso, a Dürr abastece a indústria aeronáutica, a indústria mecânica e a indústria química e farmacêutica com tecnologia inovadora nas áreas de produção e meio ambiente. O Grupo Dürr atua no mercado em três áreas empresariais: Na área de Sistemas de Pintura e Montagem Final, oferece tecnologia de produção e pintura, principalmente para carrocerias de automóveis; na área de Máquinas e Sistemas de Medição e Processos, fornece equipamentos e sistemas, que são aplicados entre outros na fabricação de motores e de caixas de transmissão e na montagem final de veículos e na área de Tecnologia de Sistemas de Lavagem, o Grupo se ocupa com processos para o aperfeiçoamento da eficiência energética e da purificação do ar. A Dürr está presente em 48 localidades, situadas em 21 países. No ano de 2010 o Grupo, com cerca de 5.900 funcionários, alcançou um volume de vendas de 1,26 bilhão de Euros. [www.durr.com] |.Inêz Hiltrop.

.[Foto: O EcoDryScrubber da Dürr – sendo empregado na BMW em Regensburg, na Alemanha – economiza até 60% de energia na cabine de pintura].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira