Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/06/2011 - 12:02

Manejo de Adubação Fosfatada será um dos destaques do V Simpósio de Cana-de-Açúcar

Professor doutor na Universidade de São Paulo, Godofredo Cesar Vitti abordará, no dia 07 de julho, detalhes sobre a importância da adubação fosfatada na cultura da cana-de-açúcar, tanto em termos de produtividade, quanto de qualidade tecnológica.

De acordo com Vitti, o objetivo deste painel será enfocar na importância da adubação fosfatada a cultura da cana-de-açúcar, tanto em termos de produtividade, qualidade tecnológica (clarificação do caldo) e na longevidade do canavial (aumento do número de cortes, prolongando a reforma dos canaviais).

“É importante salientar que embora o fósforo seja o macronutriente menos exportado pela cultura da cana-de-açúcar é o mais aplicado na adubação em relação aos outros nutrientes. Esse fato ocorre pelo baixo teor existente nos solos tropicais do Brasil, bem como ao fenômeno da fixação, isto é, concentra-se em formas indisponíveis para as plantas devido à uma competição entre a planta e o solo”, comenta Vitti sobre um dos diferenciais da adubação.

Além disso, um dos benefícios que pode ser destacado é a potencialização da adubação fosfatada, ou seja, que transforma o fósforo aplicado como fertilizante, em fósforo absorvido pelas raízes das plantas, e com isso se atinge maior produtividade, sendo o fósforo na nutrição da planta responsável por todos os processos metabólicos que envolvem gastos energéticos.

Outro ponto é sobre como proceder com essa adubação, sendo fundamental a análise de solo, tanto em cana planta (antes da instalação do canavial) e após o 2o e 4o cortes (cana soca). “É importante proceder as práticas corretivas, principalmente a calagem, visando a correção da acidez, e fornecimento de cálcio e magnésio, bem como proceder a escolha de fontes de fósforo mais adequadas e econômicas”, conclui Vitti.

O V Simpósio Tecnologia de Produção de Cana-de-Açúcar é promovido em parceria pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiróz (FEALQ) e pelo Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão (GAPE), sendo palco para a difusão de conhecimento prático e técnico, aliando experiências de renomados profissionais no setor com as tendências desse campo e os rumos das mais novas e relevantes pesquisas da área.

A palestra “Manejo de Adubação Fosfatada” acontece no dia 07 de julho (quinta-feira), às 14h45, no Teatro UNIMEP da Esalq, em Piracicaba – SP.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira