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01/07/2011 - 09:17

Com tecnologia Textar, as pastilhas Cobreq estão no mercado de pesados

Com a mesma tecnologia usada pela Textar, tradicional e conhecida marca do Grupo TMD Friction na Europa, a pastilha de freio Cobreq foi lançada no mercado brasileiro. E as N-730 (com kit) e N-733 (sem kit) atendem os sistemas de freio dianteiro e traseiro da Knorr nos caminhões Mercedes-Benz 1938 e 1938 S eletrônicos, produzidos a partir de 1999.

Para caminhões e carretas, as N-733 e N-733 incorporam o nível de atrito especificado pelas montadoras. Consequentemente proporcionam durabilidade do material e do disco e excelente desempenho de frenagem, característica, também na linha leve, de todas as pastilhas Cobreq.

Já a pastilha N-729 (com kit) foi desenvolvida para os ônibus Mercedes-Benz 0500 U e 0500 Articulado de sistema de freio Knorr e produzidos de 2005 em diante. Esta pastilha é indicada para ônibus rodoviários e urbanos. Suas características visam atender temperaturas de uso superiores às das aplicações convencionais.

Segurança maior para veículos comerciais -A utilização de pastilhas de freios em veículos comerciais, além de tudo é uma questão de segurança. Isso porque o tempo de frenagem é menor, ao mesmo tempo em que garante maior estabilidade ao caminhão ou ônibus em comparação aos freios a tambor. Na Europa e Ásia, os freios a disco para veículos pesados já são largamente aplicados e difundidos.

Aqui no Brasil a tendência é a mesma. Contudo, poucas empresas, no mundo, possuem a tecnologia exigida para fazer pastilhas de freio com o desempenho requerido pelos fabricantes de veículos. A TMD Friction é uma delas: na Europa fornece produtos originais para a MAN, Mercedes-Benz, Scania, Volvo e, na Ásia, para a CNHTC, o maior fabricante chinês de caminhões pesados.

Com fábrica em Indaiatuba, interior de São Paulo, a TMD Friction pretende acompanhar a tendência pelo uso de pastilhas em pesados e aumentar sua participação no mercado de comerciais. Inclusive, no país, a empresa já utiliza, na produção de suas pastilhas para caminhões/ônibus, um exclusivo projeto patenteado.

Tal projeto proporciona maior resistência ao desplacamento da massa de atrito da pastilha, o que garante maior resistência estrutural ao produto, condição essencial para condições extremas de uso, como na aplicação em ônibus urbanos articulados.

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