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CANAIS

11/08/2007 - 10:51

Dia dos Pais: morosidade dos portos compromete vestuário

Mercadorias ficam até 90 dias retidas no chamado "canal cinza"; segundo a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abeim), lentidão já afetou Dia dos Pais.

Assim como em outras datas comemorativas já afetadas este ano, o varejo de vestuário prevê problemas para os consumidores no Dia dos Pais. De acordo com a Abeim (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), a morosidade da fiscalização nos portos para as mercadorias que passam pelo chamado "canal cinza" tem atrasado, em até 90 dias, a chegada de novas peças às prateleiras nacionais.

"Vestuário é um produto perecível, que perde valor com o tempo, por se tratar de moda", explica o presidente da entidade, Sylvio Mandel. Segundo ele, o excesso de proteção à indústria local gera uma demanda por maior rigor na fiscalização, sem que se invista em mais estrutura nos portos. "Quem perde com isso, mais uma vez, é o consumidor, que não encontra produtos diferenciados nas lojas", ressalta. Ainda de acordo com Mandel, o Dia das Mães, Dia dos Namorados, as coleções de inverno e os lançamentos de primavera-verão também foram afetados.

O canal cinza é um dos quatro canais de fiscalização utilizados, desde 1997, pelo Sistema de Comércio Exterior (Siscomex), em que há a conferência física, documental e também sobre o valor da importação. No canal verde, a mercadoria desembarca sem qualquer fiscalização; no amarelo, apenas os documentos são checados; e no vermelho, a Aduana verifica tanto documentos quanto carga.

As mercadorias vão para o canal cinza quando há suspeita de subfaturamento. "Não é o caso das importações realizadas pelo varejo têxtil representado pela Abeim. As empresas recolhem todos os tributos e são penalizadas pela burocracia e falta de infra-estrutura", observa Mandel.

Perfil da Abeim - Fundada em agosto de 1999, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abeim) congrega as empresas líderes do varejo de vestuário no Brasil e tem por objetivo defender o setor em questões de relevância nacional, bem como a ética nas importações. Também faz parte das ações da Abeim a colaboração com entidades, do governo ou não, sobre acordos internacionais, valoração e legislação aduaneira. As entidades representadas pela Abeim comercializam mais de 90% de produtos brasileiros em seus pontos de venda e contribuem com cerca de 100 mil empregos diretos.

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