Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/07/2011 - 10:18

Workshop na Firjan mostra importância da concorrência pelo preço

Palestrante Roberto Assef, consultor de precificação, explicou critérios para definir estratégias.

Precificar é atribuir valor a determinados produtos ou itens de consumo. E para se chegar a diversos conceitos, é preciso definir bem as estratégias que serão usadas. Foi o que ensinou o consultor sobre precificação, Roberto Assef, na palestra “Precificação: critérios essenciais” promovido pelo Sistema Firjan, em parceria com o Instituto Endeavor, no dia 30 de junho (quinta-feira), no Teatro SESI Centro.

Há 14 anos consultor da área, Assef expôs para a plateia diversos conceitos e exemplos de empresas quanto aos caminhos que se levam a uma bem sucedida estratégia de preços. Ele ressaltou que o preço é importante, mas que não está ligado unicamente ao lucro das empresas.

“Estabelecer preço tem de estar acompanhado pela lógica de mercado. Mas não está ligado diretamente aos rumos lucrativos da empresa” – explicou.

Ele também mostrou a diferença entre empresas que definem o preço pela concorrência e outras pelo consumidor. Os preços são estipulados de acordo com a disputa entre elas, fazendo com que oscilem.

“É evidente que a concorrência é importante. É obvio que é importante. Mas não é o fator fundamental. Os preços dos meus produtos são baseados no que a outra empresa está vendendo”.

Assef analisou a relação que o consumidor tem com o produto, que pode ser critério de definição do preço. “O preço é um atributo. Quando o consumidor compra um serviço, um produto, ele está comprando um conjunto de atributos. Não está comprando preço. O preço apenas interioriza o produto.”

Concorrência pode diminuir ofertantes de sites de compras coletivas- Uma verdadeira febre desde que começou, o tema sobre os chamados sites de compras coletivas não ficou de fora da palestra. Perguntado se o surgimento desse tipo de mercado irá se consolidar de vez, ou se é apenas uma novidade momentânea, Assef até admite que pode ser que se concretize, mas que muitos podem acabar devido ao número excessivo de concorrentes.

“Trata-se de um modelo novo que gerou diversas oportunidades para pequenos empreendedores. Mas que não vão ficar muitos. A concorrência vai reduzir o número de ofertantes. Se ele conseguir administrar essas diferenças de percepção de valores, aí sim, pode ser que venha para ficar,” concluiu o consultor.

Os palestrantes convidados são membros da rede de relacionamento e voluntários da Endeavor que, durante os encontros, dão orientações sobre temas comuns ao dia-a-dia de um negócio.

O objetivo dos encontros é promover a troca de experiências dos empresários e participantes, com temas que abordam desde recursos humanos a marketing e gestão. Os palestrantes convidados são membros da rede de relacionamentos e voluntários da Endeavor. |www.firjan.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira