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11/08/2007 - 11:01

A era do VIDRO


Definitivamente estamos mesmo vivendo a nova era do vidro, muitas indústrias estão acompanhando as tendências do mercado e optando pelas embalagens de vidro para seus produtos.

Uma das primeiras a identificar essa nova realidade é a fabricante de extrato de tomate, molho refogado, milho verde e ervilhas em conserva, Ângelo Auricchio (marca OLÉ) que cresceu em share quando colocou a primeira embalagem de vidro para a linha de milho/ervilha – até então um mercado 100% em lata.

A O-I do Brasil, maior fabricante de embalagens de vidro do país, e que detém 50% deste mercado no mundo, está sentindo este fenômeno mercadológico.

Leandro Pignataro, gerente de marketing da OI do Brasil, explica que: “O vidro atrai a atenção do consumidor, é um produto 100% reciclável, amigo da natureza, além disso, a embalagem de vidro possui características físico/químicas que permitem total liberdade de design".

Outro fator que está trazendo a simpatia pelas embalagens de vidro é a conscientização da população para os temas de Reciclagem e Sustentabilidade. Está se tornado tão importante que existe um projeto que tramita no Congresso Nacional, que propõe a proibição do uso de garrafas PET como embalagem de alimentos e bebidas.

O Deputado Jovair Arantes (PTB/GO) autor desta Lei Nº 520/2007, argumenta que o consumo de garrafas PET é um dos mais graves problemas ambientais no país. São mais de seis bilhões de garrafas por ano e apenas 26% deste volume é reciclado. Como apenas 135 municípios brasileiros possuem coleta seletiva, o resultado é o acúmulo de garrafas que acarretam o entupimento dos sistemas de drenagem pluvial e das calhas dos rios, provocando enchentes nos centros urbanos.

As características do vidro são as mesmas desde do Século XII, o que ocorre no Brasil e no mundo, são as mudanças nos hábitos de consumo e a segmentação cada vez maior do mercado, impulsionando verdadeiras revoluções nas embalagens que conhecemos. A correria das cidades grandes e um estilo de vida que cada vez mais dá valor à praticidade mudou nossas vidas. Pense, por exemplo, em um mundo sem microondas.

Leandro ressalta que a dinâmica da vida moderna requer praticidade, e o vidro atende esse requisito, pois pode ser usado diretamente no freezer e microondas.

O setor de vidros é composto pelos segmentos de embalagens, vidros técnicos, vidros planos e utilidades domésticas – cresceu 4,4% em 2006, faturando US$ 3,981 bilhões. A capacidade instalada total dos quatro segmentos permaneceu praticamente inalterada no período, em 3.090 toneladas por ano.

A O-I projeta números grandiosos, pois pretende triplicar seu tamanho no país nos próximos 30 anos na América Latina. | www.oidobrasil.com.br

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