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01/07/2011 - 10:51

Nakata alerta: lembre-se do amortecedor

Alguns cuidados aumentam o desempenho e garantem a durabilidade do produto.

O trafegar do veículo impõe oscilações às suas molas e, consequentemente, à sua carroceria. Cabe aos amortecedores controlar estas oscilações para garantir a estabilidade do veículo e, também, as condições de conforto dos ocupantes. Por isso, garantir a durabilidade do amortecedor, responsável por manter os aspectos estruturais do automóvel, dentro dos critérios de cada montadora, é algo importante e que exige atenção. Não exceder a carga máxima do veículo; não fazer alterações das características originais da suspensão; utilizar coxins, batentes e coifas de boa qualidade; fazer alinhamento de direção e balanceamento das rodas na frequência indicada pela montadora do veículo; e evitar arrancadas e freadas bruscas são algumas das atitudes que contribuem para o aumento da vida útil do amortecedor.

.De toda forma, é sempre bom lembrar que os amortecedores e molas fazem parte de um conjunto. "Para que ele tenha sua vida útil prolongada é importante que todas as outras peças que fazem parte desse sistema estejam em perfeitas condições" alerta Jair Silva, Supervisor de Assistência Técnica e Serviços da Nakata, marca que pertence à Affinia Automotiva. É possível ao usuário avaliar a necessidade de troca do amortecedor de diversas formas. Observar se o desgaste dos pneus acontece de forma regular, pois amortecedores desgastados fazem com que o pneu perca contato com o solo provocando desgaste desigual; e ficar atento ao desconforto na dirigibilidade do veículo. Além disso, observar se há perda de estabilidade e, ainda, se há impactos ao passar por irregularidades do solo como quebra-molas ou depressões. Caso alguma dessas situações aconteça, é uma boa hora para procurar o mecânico, pois o amortecedor precisa ser inspecionado ou substituído.

Os amortecedores Nakata possuem dois anos de garantia para veículos de passeio e seis meses para veículos comerciais e pesados ou 50 mil km rodados. "Do ponto de vista prático, podemos afirmar que a vida útil do amortecedor está diretamente ligada às condições gerais do sistema de suspensão, à forma de condução do veículo e ao tipo de piso onde ele trafega", explica Jair. "Entretanto, já tivemos casos de amortecedores Nakata com mais de cem mil quilômetros rodados que mantiveram praticamente todas as especificações originais" afirma.

Na hora de comprar um bom amortecedor, o consumidor deve procurar uma loja ou um mecânico de referência. É importante ficar atento à peça. O consumidor deve sempre adquirir um amortecedor novo, nunca um recondicionado. Os amortecedores usados podem causar instabilidade, vibrações e ruídos na suspensão e, ainda, comprometer o desempenho dos freios. Além disso, pode reduzir o contato entre o pneu e solo e, com isso, causar acidentes. "Manter o veículo com molas e amortecedores em bom estado é uma garantia para que outros componentes da suspensão e direção como, por exemplo, borrachas, buchas, articulações e até mesmo a estrutura do veículo não sofram danos" finaliza Jair.

Em 2011, a Affinia prevê colocar no mercado, sob a marca Nakata, 36 novas aplicações de amortecedores das Fiat, Ford, General Motors, Honda, Hyundai, Mercedes Benz, Peugeot, Renault, Volkswagen e Volvo. As famílias de automóveis com maior oferta de itens são Corolla da Toyota de 2008 a 2011 e Uno Mille Way, Ideia e Línea, os três últimos da Fiat.

Perfil-A Nakata é uma empresa brasileira, fundada em 1957. Entretanto, a história dos irmãos Nakata, começou dez anos mais cedo, em 1947, quando eles decidiram largar a vida no campo, fabricar panelas e vender de porta em porta. Nas visitas às casas, viram que os agricultores precisavam de um pulverizador agrícola e começaram a fabricá-lo também. Em meados dos anos 50, componentes para Brastemp foram incorporados à produção. O inicio da relação com o mercado automotivo se deu em 1957 quando os irmãos foram convidados pela Volkswagen a escolher e produzir uma peça do Fusca que estava sendo nacionalizado. Em seguida, a Nakata conseguiu autorização da VW da Alemanha para fabricar a barra de direção do Fusca, o que abriu as portas para a vocação da empresa, bem como o trabalho para todas as outras montadoras que existiam no Brasil na época. Em 1974 a empresa iniciou a fabricação de amortecedores. Hoje Nakata é líder em molas a gás para bagageiros e foi pioneira no desenvolvimento de amortecedores pressurizados. A linha de componentes é extensa, especialmente para produtos de suspensão, direção, transmissão e freios, comercializados diretamente para o mercado de reposição. Recentemente a marca entrou no segmento de bombas de óleo, combustível e água.

Affinia- Com vendas globais de US$ 2 bilhões por ano, 10.000 colaboradores e 52 unidades fabris espalhadas pelo mundo, a Affinia fabrica e distribui produtos em 11 países e conta com operações comerciais em mais de 70 países. Voltada para o mercado de reposição automotiva, 68% do faturamento da companhia provem da América do Norte, 23% da América do Sul, 7% da Europa e 2% da Ásia. No Brasil, as quatro unidades de negócios contam com 750 colaboradores. A empresa está no mercado desde dezembro de 2004 e 55% de suas vendas são provenientes do segmento de suspensão e freios, 27% de filtros e 18% entre diversas linhas de produto. Pertencente ao grupo norte-americano Cypress, no seu portfólio no Brasil conta com seis marcas líderes. Entre elas estão Nakata (componentes de freios, suspensão, direção e transmissão), Wix (filtros), Brosol (sistemas mecânicos de alimentação), Urba (bombas d’água), Spicer (transferência de força) e Power Engine (componentes de motor). A Affinia Automotiva em parceria com o Denatran, CET e Senai-SP lançou a campanha Carro 100% - Quem tem chega bem, com o objetivo de conscientizar o motorista que a manutenção preventiva garante a segurança do veículo. Baseado em três pilares: segurança, economia e meio ambiente, a campanha também busca contribuir para a melhora da qualidade do ar.

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