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02/07/2011 - 09:17

Capitalização segue em ritmo de crescimento

Até maio, o setor acumulou R$ 5,4 bilhões. Crescimento foi impulsionado pelas vendas de títulos no estado de São Paulo

Rio de Janeiro – De janeiro a maio de 2011, o setor de capitalização acumulou R$5,4 bilhões em receita, representando um aumento de 15,74%, em relação ao mesmo período de 2010. Já as provisões técnicas cresceram 14,46%, passando de R$15,85 bilhões para R$ 18,14 bilhões. Já retornaram à sociedade R$ 295 milhões em sorteios e R$ 3,5 milhões em resgates nesse período.

O resultado foi impulsionado pelas expressivas vendas de títulos de capitalização no estado de São Paulo, que alcançaram a marca de R$2 bilhões. O valor representa 38% do total comercializado no país até maio de 2011. Os dados foram divulgados esta semana pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) refletem o bom momento da economia brasileira.

Para o diretor executivo da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), José Ismar Torres, alia-se a este cenário de crescimento o aumento nas vendas do produto incentivo, vinculado a um evento promocional de vendas ou de fidelização. “Isto estimula novas oportunidades de negócios com o segmento empresarial”, disse Ismar Torres.

Nos últimos anos, a criação de empregos formais e a ampliação do poder aquisitivo das classes C e D foram decisivos para seu acesso ao mercado segurador, que tem contado com a grande criatividade das empresas para a diversificação de produtos, atendendo a estes novos consumidores.

Faturamento - A liderança do estado de São Paulo, responsável por 38% das vendas de títulos de capitalização no país, é seguida pelo Rio Grande do Sul, com faturamento de R$610 milhões e fatia de 11,36%. O Rio de Janeiro se mantém na terceira colocação, com R$475 milhões e 8,85% de participação. No entanto, quando comparamos a venda de títulos de capitalização com o mesmo período do ano passado, o Rio Grande do Sul sai na frente, com aumento de 33,17%. Na sequência estão os estados do Tocantins, com crescimento de 29,6%, e Ceará, com 24%.

O que é capitalização?- É um produto que une acumulação de recursos e distribuição de prêmios através de sorteios, atingindo demandas distintas do mercado. É uma maneira de guardar dinheiro, de forma programada, não sendo considerada um investimento. Existem quatro tipos de títulos de capitalização:

. Tradicional - é o produto mais vendido. Restitui o valor total dos pagamentos efetuados no fim do contrato. Produto direcionado para as classes B, C e D.

. Incentivo - é um produto vinculado a um evento promocional de incentivo ou de premiação, e o público consumidor é constituído por empresas. Não há devolução integral dos pagamentos.

. Popular - produto voltado especificamente para as classes C e D, não há devolução integral dos valores, mas permite que o consumidor participe de sorteios premiados.

. Compra Programada - possibilita a aquisição de um bem ou serviço, com resgate integral do valor pago. Este segmento está voltado para as classes B e C, que não possuem renda comprovada ou encontram dificuldade para obter crédito.

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