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02/07/2011 - 10:24

Cosan alimentos inicia operações independentes com foco no setor de bens de consumo

Com marcas fortes como União e Da Barra, companhia avalia o potencial de novas categorias de produtos

A partir do dia 1º de julho, a Cosan Alimentos dá início às suas operações de maneira independente do Grupo Cosan. A empresa continuará sendo uma empresa controlada do grupo. No entanto, a independência das atividades permitirá à companhia ampliar seu portfólio, avaliando o potencial de novas categorias estratégicas de produtos.

Com marcas fortes como União e Da Barra, além de importantes players regionais como Neve e Duçula, a companhia já nasce com uma receita de R$ 1,2 bilhão. Agora, visa crescer em novas categorias no setor de bens de consumo alimentícios.

Capitaneada pela marca União, que completou 100 anos no ano passado, a Cosan Alimentos terá como um de seus drivers mais importantes a expansão de sua plataforma de distribuição existente – embora a cadeia de distribuição seja nacional, o foco está hoje concentrado nas regiões Sul e Sudeste, onde predomina o consumo de açúcar refinado, carro-chefe da linha de produtos da marca. Atualmente, estima-se que a União esteja presente em 90 mil pontos de venda em todo o Brasil.

Outro grande mote que guiará o trabalho desenvolvido será a interação familiar e os momentos de confraternização motivados pelos produtos da Cosan Alimentos. “Constatamos em pesquisas que União é sinônimo de qualidade e sabor, além de ser uma marca que inspira muita confiança entre os consumidores. Eles a relacionam aos seus momentos de felicidade, confraternização, ao tempo que passam com a família”, diz Colin Butterfield, presidente da Cosan Alimentos. “Queremos fazer com que União não seja apenas a marca de açúcar, mas uma referência em alimentos e ingredientes de qualidade presentes nas mesas das famílias brasileiras, especialmente nos momentos de confraternização”, conclui o executivo.

Tradição culinária – Benchmark da categoria, a marca União sempre investiu em inovação, e foi uma das pioneiras na aproximação com o consumidor final, por meio de um trabalho de relacionamento com as embalagens do produto. Ousadas e modernas, elas se tornaram um veículo de comunicação, com edições comemorativas e receitas doces – prática inédita até então.

A inclusão de receitas nas embalagens do açúcar União remete à inauguração da primeira cozinha experimental do País, o espaço União Docelar. A iniciativa veio de uma consumidora do açúcar União que, em 1957, enviou uma receita à Companhia União, então detentora da marca. A receita, testada por uma doceira e aprovada pela direção da empresa, passou a estampar as embalagens de açúcar, dando início à interatividade da marca com suas consumidoras mais fieis.

A partir das centenas de receitas recebidas, em 1958 a empresa inaugurou a Cozinha experimental União, que em pouco tempo tornou-se um espaço de referência para pessoas que buscavam aperfeiçoar-se na arte de fazer doces, assim como interagir diretamente com o fabricante de sua marca predileta.

Foi no Docelar que nasceram os cadernos que deram origem ao tradicional Caderno de Receitas União, um dos mais conhecidos das cozinhas brasileiras. Com mais de 15 milhões de exemplares distribuídos, o Caderno de Receitas já teve 26 edições lançadas. Em 2010, ano do centenário da marca, foi lançada a Coleção União Receitas de Sucesso, uma coleção temática com 12 volumes e uma capa arquivo que conquistou recorde editorial brasileiro da categoria, e que ainda está disponível para vendas por meio dos catálogos Avon. E, para comemorar o centenário, a marca lançou o livro “Receitas que fazem nossa história” com as melhores receitas de cada década de existência da União, conquistando uma marca de 500 mil unidades comercializadas.

Interação constante – Com um portfólio de 13 produtos, a marca União continua tendo interatividade com os consumidores por meio de mídias digitais. A campanha de União Light, por exemplo, consistiu na interação com o consumidor final por meio de plataformas como o Facebook para provar que o produto garantia o mesmo sabor do açúcar, mas com menos calorias. As ações registraram um crescimento de vendas acima de 400% em algumas redes de varejo, além de garantir a presença da União a quinta posição na categoria de Produtos & Serviços no Facebook e a 33ª marca brasileira com maior visibilidade no site, de acordo com dados atualizados até o dia 20 de junho.

Outra marca da transparência nas relações da empresa com seu público é o trabalho do Serviço de Atendimento ao Consumidor, considerado modelo entre os especialistas. É por meio dele que chegam dúvidas, elogios, sugestões e novas receitas que são recebidas e aprimoradas pelas consultoras da marca. [www.ciauniao.com.br].

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