Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Implementação de Código de Conduta para proteção de crianças depende de comunidades locais

A professora Cynthia Messer, do Centro de Turismo da Universidade de Minessota, EUA, deu na tarde de ontem (26.11) a primeira aula do Curso para autoridades nacionais de Turismo dos países do Mercosul e Associados. O curso é parte da programação oferecida pelo governo brasileiro durante o 3º Fórum Brasileiro para Paz e Desenvolvimento Sustentável, que tem início nesta quarta-feira, em Porto Alegre, e se estende até o dia 2 de dezembro. Cynthia falou sobre a implementação do Código de Conduta no Turismo para a Proteção de Crianças e Adolescentes contra a Exploração Sexual em viagens e turismo, que está sendo levada ao mundo inteiro pela organização The Code, criada pelo Unicef e pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

Depois de rever conceitos e definições sobre o tema, a professora pediu aos alunos que se dividissem em grupos para refletir sobre quais razões proporcionam a oferta e a procura desse tipo de atividade nos diferentes continentes. Pobreza e famílias disfuncionais foram alguns dos fatores que levariam à oferta; enquanto sensação de poder sobre povos menos desenvolvidos economicamente, possibilidade de anonimato e corrupção nos países onde esse tipo de turismo é praticado seriam fatores que proporcionariam a procura, apontaram os alunos. Cynthia lembrou que aproximadamente 25% dos turistas que buscam sexo fora dos Estados Unidos são americanos.

Outro ponto trabalhado na aula sobre a implementação do Código de Conduta foram os papéis e responsabilidades de governos, indústria do Turismo, sociedade civil, organizações não-governamentais, universidades e dos próprios viajantes. “Prestem atenção em quantas vezes vocês mencionaram a importância dos governos locais”, avisou a professora, depois de ouvir os resultados do segundo trabalho em grupos, onde pediu nova reflexão dos alunos sobre a questão. “Turismo sustentável é o engajamento da sociedade local e decidir o que se quer para o futuro”, resumiu.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira