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05/07/2011 - 09:12

Mercado de espumantes em expansão

Famiglia Zanlorenzi Grupo Vinícola faz investimento expressivo para acompanhar crescimento do segmento de espumantes, categoria que mais cresce entre vinhos produzidos no Brasil.

O mercado de espumantes cresceu 65% de 2005 a 2010, sendo que, somente no ano passado, o consumo do produto aumentou cerca de 17%. Dados apresentados pelo Ibravin-Instituto Brasileiro do Vinho mostram que os espumantes nacionais representam 80% do share de mercado, contra 20% de participação de marcas importadas.

A demanda crescente, aliada a uma expectativa de ampliação também do consumo per capita (resultado do aumento da renda da população e da ascensão da classe C), fez com que a Famiglia Zanlorenzi Grupo Vinícola efetuasse um investimento total de R$ 2 milhões no que diz respeito à aquisição de maquinário específico (autoclave, comprada no final de 2010 e que se une a uma completa linha de produção composta por equipamentos importados da Itália), pesquisas de mercado e reformulação de rotulagem.

Tudo isso para competir em um nicho onde os espumantes nacionais são reconhecidamente superiores aos produtos vindos de fora. “A companhia, enquanto player do segmento, não poderia ficar de fora deste crescimento de mercado. Tanto que fizemos um alto investimento em uma categoria que até então era apenas uma parte do nosso mix”, explica Giorgeo Zanlorenzi, diretor presidente da Famiglia Zanlorenzi Grupo Vinícola, maior empresa de vinhos de mesa do Brasil e detentora da mais moderna e ágil linha de envase da América Latina.

A indústria elegeu o Baccio – versões moscatel e brut – para conquistar o segmento, que aponta uma procura maior por produtos com qualidade, vendidos a preços justos e competitivos. Espumante produzido em São Marcos (RS) pela Vinícola Serra Gaúcha, braço da Famiglia Zanlorenzi Grupo Vinícola dedicado aos produtos finos e sucos superpremium, o Baccio tem a qualidade reconhecida internacionalmente e foi premiado com menção honrosa no The International Wine Challenge (Inglaterra-2011), medalha de prata no Concours Mondial de Bruxelles (Itália-2010), ouro no Concurso Internacional de Vinos y Licores La Mujer Elige (Argentina-2010) e ouro no Thessaloniki International Wine Competition (Grécia-2008).

“A demanda atual pede espumantes sofisticados a preços competitivos, conceito já inserido no DNA da companhia, que encerrou 2010 com um crescimento de 22% e faturamento bruto de R$ 65 milhões”, afirma Zanlorenzi.

Proposta diferenciada- Ao contrário da grande parte dos moscateis, que apresentam características adocicadas, o Baccio é mais cítrico que os demais, com sabor e aroma apreciados e identificados em pesquisas de focus group.

O cuidado da companhia com o produto pode ser visto em todo seu processo de produção, com o acompanhamento de um enólogo especializado em espumante, contratado especificamente para esta operação. Além da competência técnica, o Baccio foi repaginado e chega às gôndolas com nova e requintada rotulagem, engarrafado em embalagem premium, com curvas mais sinuosas e elaborado com matéria prima italiana.

Elaborados pelos processos Asti (moscatel, que harmoniza com sobremesas, mousses e frutas tropicais) e Charmat (brut, ideal para degustar com entradas, canapés, frutos do mar e salgados frios), o Baccio é fermentado naturalmente na autoclave, tanque de inox resistente à pressão com controle de temperatura que preserva aromas e sabores.

“Esperamos em 2011 um crescimento da economia devido ao aquecimento de mercado, além disso, às mudanças nos hábitos de consumo, uma vez que atualmente o espumante deixou de ser apreciado somente em comemorações e passou a ser consumido o ano todo”, diz Zanlorenzi. “Apesar do alto investimento efetuado pela companhia e da qualidade ímpar do produto, comercializamos o Baccio com preço justo, por entender que a categoria dos espumantes precisa desse cuidado”, finaliza.

.[O Baccio é encontrado no mercado de varejo e em distribuidores especializados de todo o Brasil. Informações pelo telefone (41) 3032-9951 [ www.famigliazanlorenzi.com.br].

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