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11/08/2007 - 11:25

MWM International Motores inicia produção do motor NGD 9.3E para segmento de caminhões extrapesados

Evento na planta da Canoas, no Rio Grande do Sul, contou com a presença do vice-presidente da República no exercício da presidência, José Alencar.

A MWM International, empresa líder no desenvolvimento de tecnologia diesel no Mercosul, está inaugurando hoje, 9 de agosto, em sua unidade industrial de Canoas (RS) uma nova linha de montagem. Dedicada ao motor NGD 9.3E a linha abastecerá, inicialmente, os novos caminhões extrapesados Volkswagen da família Constellation, nos modelos 19.370, 25.370 e 31.370. A nomenclatura usada para o motor pela montadora é VW NGD 370.

A empresa investiu US$ 15 milhões no desenvolvimento dessas novas aplicações, acumulando em testes de durabilidade 16,5 mil horas em dinamômetro e 3,5 milhões de quilômetros em campo.

Maior motor da gama de produtos da MWM International, o propulsor de 9.3 litros possui como principais características robustez, baixo consumo de combustível e avanços tecnológicos. “Iniciamos a produção desse motor com possibilidades promissoras de negócios. A partir de agora podemos oferecer aos nossos clientes uma linha de produtos ainda mais completa”, diz Waldey Sanchez, presidente e CEO da MWM International. Trata-se do segmento de caminhões pesados e extrapesados, no qual a empresa registrou participação de 2,7% no fechamento do 1º semestre deste ano. “Já atuamos nestes segmentos fornecendo o motor Acteon de 7.2 litros e 310 cavalos de potência. Com o NGD 9.3E, iremos alavancar nossa atuação, com o objetivo de atingir 10% de participação nos segmentos de caminhões pesados e extrapesados até 2010”, diz José Eduardo Luzzi, diretor de Vendas, Marketing e Planejamento Estratégico.

Sólida, a parceria entre a MWM International e a Volkswagen está completando 34 anos. Durante este período a MWM International entregou mais de 340 mil motores, no Brasil e na Alemanha, para aplicações em caminhões, ônibus e vans. Para este lançamento a fabricante de motores diesel realizou o treinamento de toda rede de Assistência Técnica da montadora, garantindo um pronto atendimento dos frotistas e usuários do novo caminhão.

Características do motor - A eficiência do novo motor, de seis cilindros e 24 válvulas, se traduz na potência máxima desenvolvida pelos de 367 cavalos a 2.000 rpm e torque máximo de 1.600 Nm a 1.100-1.400 rpm. O propulsor possui desempenho superior com o uso de tecnologias como o EVRT (turbocompressor eletronicamente controlado) e o freio motor, que é exclusivo e patenteado pela empresa. Quanto ao nível de emissões, o motor atinge a norma brasileira Proconve P5 – equivalente à européia Euro III e, futuramente atenderá às normas Euro IV e Euro V.

Batizado de Logic Brakeâ, o freio motor é um dos mais importantes diferenciais do propulsor. Ele é integrado ao cabeçote, não havendo necessidade de nenhuma estrutura adicional. Seu funcionamento se dá por meio do acionamento de um atuador que abre parcialmente a válvula de escape, fazendo com que a pressão da câmara de combustão seja utilizada de forma contínua, propiciando ao motorista um perfeito controle do veículo. “A abertura da válvula de escape está presente em todos os tempos do motor e não somente na fase de compressão, oferecendo níveis de ruído significativamente menores, da ordem de 20 dBA. Além disso, a combinação deste sistema com o turbo de geometria variável resultou em alta potência de frenagem requerida principalmente pelo segmento de bi-trem de 57 toneladas” diz Marcelo Geoffroy, diretor de Engenharia do Produto da empresa.

Outra importante característica do motor é o sistema de injeção eletro-hidráulico Internationalâ G2, que oferece maior precisão do tempo de injeção para uma combustão otimizada. Com design common-rail sem dutos externos de alta pressão, o G2 possui válvula digital de combustível, proporcionando respostas mais rápidas e um desempenho melhor.

O turbo de geometria variável, ou EVRT, utiliza palhetas móveis controladas eletronicamente para otimizar a resposta em todas as faixas de operação, assegurando melhor potência e torque.

Nova linha de montagem - Para a produção do NGD 9.3E, a MWM International desenvolveu uma nova linha de montagem em sua planta de Canoas (RS). “Sua capacidade de produção é de 250 motores/mês por turno e foram investidos em torno de US$ 4 milhões. A nova linha é equipada com as mais modernas tecnologias de manufatura”, diz José Rubens Marquezini, diretor de Manufatura da empresa.

Um dos diferenciais da linha é o Sistema de Inspeção Visual Eletrônico (SIVE) do número de série do motor. A checagem é feita por meio de uma câmera, que faz uma foto da gravação e compara as imagens em um banco de dados no computador. Memorizado o número, o SIVE impede que seja gravado um número igual, possibilitando total rastreabilidade dos motores.

O Sistema de Engine Tracking gerencia a mão-de-obra e as tarefas de toda a linha – como montagem das engrenagens do trem frontal e dos anéis do pistão, checagem das bielas, aperto dos cabeçotes, regulagem de válvulas e outras – e só libera a operação seguinte após ter finalizado de maneira correta o estágio anterior. Outro dado que demonstra a confiabilidade do processo é que apenas operadores habilitados conseguem acessar os equipamentos. “A total integração dos equipamentos da linha de montagem garante a qualidade e controle dos motores produzidos”, completa Marquezini.

Outra característica importante da linha é a tinta utilizada para pintura dos motores, a base de água, que atende a norma ISO 14001 e a política da empresa de trabalhar com produtos ecologicamente corretos.

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