Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/07/2011 - 09:20

Comitê de Design Estratégico da ABRE realiza pesquisa sobre panorama do mercado de design de embalagem em 2010

O Comitê de Design Estratégico da ABRE - Associação Brasileira de Embalagem realizou Pesquisa Anual sobre o Panorama do Mercado de Design de Embalagem no Brasil.

As informações foram coletadas através de questionário enviado às agências participantes do Comitê, tendo como base de informações o desempenho das agências durante o ano de 2010.

A ABRE, como representante do setor de embalagem no Brasil, consegue reunir as principais e mais expressivas agências de design de embalagem do país, que juntas promovem e participam de uma série de atividades com o intuito de qualificar, especializar, fortalecer e dinamizar as atividades relativas ao design de embalagem.

Entre os dados apurados estão informações sobre onde estão localizadas as principais agências do Comitê, há quanto tempo atuam no mercado, há quanto tempo desenvolvem design de embalagem, número de profissionais envolvidos na operação, quanto o design de embalagem representa no faturamento da empresa, número de projetos concluídos, tipos de projetos realizados – novos ou redesign, qual mercado alvo - mercado nacional, latino-americano ou global, entre outros.

Resultados - Apresentando as atividades das agências de design, a pesquisa concluiu que 90% das agências participantes do Comitê estão localizadas em São Paulo. 77% destas agências atuam no mercado há mais de 15 anos.

72% das agências pesquisadas atuam há mais de 1dez anos no segmento de embalagem, dado que comprova sua experiência neste setor.

Mais de 54% das agências obtiveram uma receita anual entre R$ 1,01 e R$ 3,0 milhões, indicando o investimento de grandes empresas no design de embalagem para projetar produtos mais adequados para seus clientes.

Como no ano anterior, cerca de 45% possuem a embalagem como fonte majoritária de receita, evidenciando a importante representatividade do design de embalagem no faturamento anual dessas agências.

Cerca de 60% do faturamento das empresas de design do Comitê cresceu no período estudado, 16% manteve-se estável e 21% teve uma queda em relação ao ano de 2009.

Outro dado importante para o setor de embalagens mostra que entre os projetos realizados no ano de 2010, 33% são de design de embalagem, 15% de design gráfico e 11% são de design estrutural. Entre os projetos concluídos considerando o número de itens isolados / SKUs produzidos, nota-se que mais de 50% das agências atenderam até 400 projetos em 2010.

Entre os projetos concluídos de design de embalagem, a maioria engloba o mercado brasileiro, sendo 77% dos produtos direcionado a este mercado. Nos projetos para o mercado brasileiro a pesquisa mostra que prevalece o redesenho dos produtos disponíveis no mercado. Do total de projetos para o mercado brasileiro, 56,18% se referem a design de embalagem, comprovando a importância e o crescimento do segmento na prestação de serviços das agências.

pesquisa mostrou também que há uma diversificação da estratégia de atendimento das agências e que vem se intensificando a fidelização cliente/agência, prevalecendo atendimentos entre 3 e 10 anos.

Comitê de Design Estratégico - Criado em 1998, o Comitê de Design Estratégico tem como objetivo principal fortalecer a importância do design para toda a cadeia produtiva e usuária de embalagem como instrumento de gestão empresarial fundamental no planejamento estratégico das empresas.

Através de seu trabalho, o Comitê propiciou uma nova perspectiva de integração entre as agências de design e a indústria de embalagem, permitindo um trabalho conjunto na busca das melhores soluções para seus clientes comuns.

Perfil da ABRE - Fundada há 44 anos, a ABRE - Associação Brasileira de Embalagem vem realizando um trabalho primordial para a cadeia produtiva e usuária de embalagem no Brasil, por meio de suas inúmeras ações, fomentando as atividades desse mercado.

A Associação, representante de toda a cadeia produtiva e usuária do setor - fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de matérias-primas e insumos, agências de design, convertedores de embalagem, indústrias de bens de consumo, redes de varejo, instituições de ensino e entidades setoriais, atua numa ampla gama de atividades através de seus Comitês de Trabalho: Design Estratégico, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Normalização Brasileira e Mercosul, Comércio Exterior, Estudos Estratégicos, Consultivo Legislativo, Educação, Usuários de Embalagem, Segurança Alimentar e Fornecedores para MPEs (micro e pequenas empresas).

O Congresso Brasileiro de Embalagem ABRE é o principal evento do setor de embalagens e reúne especialistas nacionais e internacionais na discussão dos principais temas de interesse da indústria. Realizado a cada 2 anos, em 2010 teve como tema “Embalagem e o novo varejo: responsabilidade ambiental aliada à inovação”.

O Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, Prêmio Institucional do setor, é realizado anualmente e premia as embalagens que mais se destacaram durante o ano. A Associação promoverá em outubro de 2011 o Fórum Estratégico de Design sob o tema “Consumidor 3.0 – o valor da nova consciência de consumo” e também os Cafés da Manhã mensais.

A ABRE é a representante brasileira na World Packaging Organisation (WPO) e sediou, em 2005, a entrega do WorldStar for Packaging Excelence, principal prêmio da embalagem mundial. Desde 2007 a ABRE é a responsável pelo marketing mundial da WPO.

A Associação lançou em 2006 o livro "História da Embalagem no Brasil" reunindo informações para o conhecimento e o estudo da memória empresarial do setor de embalagem no Brasil. [www.abre.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira