Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/07/2011 - 09:20

Incentivo à Escola de Música e Cidadania da Cidade de Deus

A Escola de Música e Cidadania da Cidade de Deus, uma iniciativa da Agência do Bem, organização não-governamental sem fins lucrativos, fundada em 2005, ganhou importante incentivo, depois de ter sido selecionada como um dos projetos vencedores do edital de concorrência que a Merck S/A, a mais antiga indústria química e farmacêutica do mundo, lançou no ano passado. O patrocínio de R$ 200 mil que recebeu da Merck este ano, representa uma oportunidade para crianças e jovens carentes da comunidade da Cidade de Deus, além de consolidar o comprometimento da empresa em apoiar projetos voltados para a inclusão social, por meio de projetos culturais e de cidadania.

Localizada na Cidade de Deus, na zona oeste do Rio de Janeiro, que em 2009 passou pelo processo de pacificação, a Escola de Música tem como objetivo promover a inclusão social através da música, potencializando aspectos cognitivos, psicomotores, culturais, emocionais e psicológico dos alunos, abrindo portas, inclusive, à formação profissional no meio artístico.

Para participar do Projeto Escola de Música e Cidadania da Cidade de Deus é necessário ter entre 8 e 18 anos, estar alfabetizado, residir em comunidades de baixa renda e estar freqüentando regularmente a escola. Os melhores alunos são selecionados para integrar a Orquestra Nova Sinfonia, com rotina de ensaios semanais, preparação de repertório e realização periódica de apresentações em eventos diversos.

No pólo Cidade de Deus, são realizadas aulas nas seguintes modalidades: trompete, trombone, viola, violino, violoncelo, canto coral e flauta doce e prática orquestral para os alunos mais avançados. Como complementação, existem as aulas de cidadania que fazem parte da oficina criativa. Também são organizados passeios a salas de concerto e recitais, nos quais os alunos se apresentam.

Com o patrocínio da Merck, a Escola de Música e Cidadania da Cidade de Deus, tem como meta atender o total de 200 alunos. A expectativa para os próximos meses é iniciar as turmas de teoria musical e realizar as primeiras audições no final do semestre.

O Projeto- Iniciado em 2006, em Vargem Grande, zona oeste do Rio, o projeto Escola de Música da Cidade de Deus é uma iniciativa da Agência do Bem, fruto do ideal de um grupo de jovens amigos, que desde meados da década de 1990, atuava voluntariamente junto a instituições e comunidades, promovendo eventos, festividades e cursos diversos.

O projeto começou atendendo a dez alunos de violino, mas entre 2007 e 2009 foram incorporados novos instrumentos ao projeto (flauta, viola, canto coral e violoncelo), ampliando para 80 alunos no total. A partir de 2010, teve início o processo de expansão do projeto, com a abertura de pólos de Escolas de Música e Cidadania nos bairros de Vargem Pequena e Cidade de Deus.

Responsabilidade Socioambiental- No ano passado, a Merck lançou o seu primeiro edital de seleção para projetos voltados para a inclusão social, tendo selecionado três: Projeto Escola do Olhar (SP), Expoarte 2011 (SP) e o Projeto Escola de Música e Cidadania da Cidade de Deus, em Jacarepaguá (RJ).

Entre as ações e projetos sociais com patrocínio exclusivo da Merck estão a Ação Comunitária Merck, que anualmente leva serviços gratuitos de saúde, arte e cidadania à mais de 2 mil pessoas na zona oeste do RJ; o projeto Capoeira Cidadã, que já beneficiou cerca de 400 alunos da rede pública de escolas da Cidade de Deus e bairros adjacentes, também na zona oeste do Rio; o projeto Escola-Comunidade Merck, em parceria com o SESI/Firjan, realizado na Escola Municipal Vítor Meireles, em Jacarepaguá, e que atende, por módulo/ano, cerca de 100 alunos com necessidades especiais, beneficiados por atividades de capacitação artística e desenvolvimento psicomotor, como oficinas de origami, papel maché, mosaico e teatro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira