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06/07/2011 - 09:04

Instituto C&A apoia ações durante a FLIP

Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto C&A oferece apoio às atividades que compõem a programação da Flipinha, evento dedicado ao público infantil, que faz parte da programação da FLIP.

O Instituto C&A, que há 20 anos trabalha para a melhoria da qualidade da educação e no incentivo à leitura literária, principalmente de crianças e adolescentes, apoia pela terceira vez a Flipinha, evento educativo dedicado ao público infantil, que faz parte da programação da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty). Desenvolvida pela Associação Casa Azul, a Flipinha acontece em uma tenda montada na praça da Matriz de Paraty (RJ) e terá cinco dias de ações de incentivo à leitura e de valorização do patrimônio (material e imaterial) da cidade, entre os dias 6 e 10 de julho.

A Flipinha integra o projeto Mar de Leitores - iniciativa do Núcleo de Educação e Cultura da Associação Casa Azul e que também conta com o apoio do Instituto C&A – por meio do programa Prazer em Ler. O projeto tem como objetivo transformar Paraty em uma cidade de leitores por meio da formação de gestores e professores da rede municipal de educação infantil e ensino fundamentação para a promoção literária.

Nos dois primeiros anos de execução, entre 2009 e 2010, o Mar de Leitores teve como foco a formação de 50 gestores (diretores e coordenadores pedagógicos) de 34 escolas municipais de Paraty. As atividades de formação ocorriam uma vez ao mês e as lideranças repassavam a formação para os professores das escolas, sendo beneficiados mais de 200 profissionais de educação da região.

Neste ano, além do trabalho com os gestores, o projeto iniciou a formação direta com 350 professores da rede, que ocorre uma vez a cada dois meses. O trabalho beneficia mais de seis mil alunos da região.

Nos cinco dias de evento, a Flipinha promoverá cirandas de autores, mediação de leitura e apresentações de teatro, música e dança dos alunos das escolas municipais de Paraty. O autor homenageado é o Oswald de Andrade. Entre os escritores de literatura infantil e juvenil estão Claudio Thebas, Illan Brenan, Pedro Bandeira e Daniel Munduruku. Já entre os ilustradores estão Graça Lima e Mariana Massarani. [ www.flipinha.org.br].

Movimento por um Brasil Literário- O Instituto C&A também é um dos fundadores do Movimento por um Brasil Literário, que defende o direito de acesso ao livro literário e promoverá, nesta edição da Flip, a Campanha por um Brasil Literário. Para a ação, serão veiculadas vinhetas na abertura de todas as mesas de debate da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) e da Flipzona (programação jovem), com depoimentos reais de brasileiros de todas as regiões do país contando sua relação com os livros e a leitura literária.

As cenas fazem parte do documentário “A Palavra Conta”, realizado pelo cineasta Duto Sperry, com apoio do Instituto C&A, e lançado em 2010. O objetivo das vinhetas é acolher propostas e engajar o maior número de pessoas em torno da causa da promoção da leitura.

Ainda nesta edição da FLIP, o Movimento por um Brasil Literário promoverá um debate sobre literatura infantil e juvenil com os escritores Ana Maria Machado e Bartolomeu Campos de Queirós, mediado pelo escritor de literatura infantil, Marcio Vassalo. O evento ocorrerá no dia 7 de julho (quinta-feira) na Casa da Cultura, um dos espaços de discussão da Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP).

O Movimento por um Brasil Literário completa dois anos de atuação nesta edição da FLIP e, além do Instituto C&A, conta com o apoio da Associação Casa Azul, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), o Instituto Ecofuturo e o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF). O Movimento teve início com o lançamento do Manifesto por Um Brasil Literário, de autoria do escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós. Desde o seu lançamento, mais de 6 mil pessoas já aderiram ao manifesto. [www.brasilliterario.org.br].

Intercâmbio de voluntários- Um grupo de 15 funcionários da C&A, integrantes do programa Voluntariado do Instituto C&A, participarão da FLIP. Eles são voluntários das cidades de Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ) e vencedores do Prêmio Voluntários 2010, que tem como objetivo valorizar e reconhecer publicamente as experiências de grupos que se destacaram em todo o Brasil, dando visibilidade às boas práticas e a experiências que podem inspirar outras equipes. Entre suas atividades, eles farão mediação de leitura para as crianças, além de um passeio nos locais de realização da Flip, Flipinha, Praça Central e Biblioteca.

O programa Voluntariado nasceu em 1991, junto com o Instituto C&A, respondendo a uma diretriz da empresa C&A de oferecer a seus funcionários oportunidade de participação social e comunitária nas localidades onde a empresa atua. Hoje, o programa mobiliza 5 mil funcionários para a realização de atividades lúdicas – mediação da leitura, brincadeiras e o uso de brinquedos populares – com crianças de 0 a 6 anos em instituições como creches e pré-escolas.

Perfil-O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa C&A. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A atua, por meio de alianças e do fortalecimento de organizações sociais. Atualmente, o trabalho do Instituto C&A abrange organizações sociais que atuam em 84 cidades.

O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura; Desenvolvimento Institucional e Comunitário; e Mobilização Social. Os programas desenvolvidos são Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado.

Os objetivos estratégicos que servem de base para a formulação de seus programas e ações são os seguintes: desenvolver competências organizacionais a fim de manter sua sustentabilidade; aumentar a eficiência e eficácia de seus processos de gestão; produzir conhecimento em educação e gestão institucional; desenvolver as organizações sociais e suas lideranças; contribuir para a realização das políticas públicas em educação; aumentar a eficiência e eficácia na aplicação dos recursos; assegurar oportunidades de participação social qualificada aos funcionários da C&A; e fortalecer as organizações sociais na sua relação com a escola e a família.

Desde sua fundação, o Instituto C&A já investiu cerca de US$ 82 milhões em 1,5 mil projetos sociais em todo o Brasil, envolvendo aproximadamente 1 milhão de pessoas, especialmente crianças, adolescentes e educadores.

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