Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

União Européia traz experiência em turismo rural para o Fórum Mundial

Membros do programa Leader+ da União Européia virão ao Brasil participar do painel Turismo Rural: desenvolvendo comunidades locais durante o 3º Encontro do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável – Destinations2006. O Fórum acontece de 29 de novembro a 2 de dezembro, na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (RS).

O programa Leader+ (que significa Ligações entre Ações do Desenvolvimento da Economia Rural) tem como objetivo ajudar comunidades rurais de países da Europa no planejamento do potencial de longo prazo para suas regiões, encorajando a implementação de estratégias de desenvolvimento sustentável. Além disso, permite experimentar outras abordagens de intervenção no espaço rural, respeitando as dimensões ambiental, econômica, social e cultural dos territórios rurais.

“Queremos instigar nas populações locais a importância de tomarem consciência do valor dos seus territórios, da riqueza das suas identidades e da qualidade das suas paisagens. Além disso, criar condições para a aquisição de competências e intervenção ativa dos atores locais nos seus territórios”, explica Francisco de Calheiros, da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Lima, em Portugal, que construiu o painel.

Segundo ele, há 15 anos a Leader também incentiva o turismo rural das regiões trabalhadas. O programa ajuda a recuperar monumentos, alojamentos e na promoção de eventos. “Vamos mostrar para os brasileiros que o turismo é o motor do desenvolvimento rural. Durante a visita, queremos também estreitar os laços com o Ministério do Turismo, que se mostrou muito aberto ao programa”, enfatiza Calheiros.

O turismo rural no Brasil vem sendo desenvolvido, por meio do Ministério do Turismo, em todas as regiões do país, principalmente no Sul e no Sudeste, cujo número de empreendimentos é expressivo. Sua atuação se dá por meio do trabalho de produção associada ao turismo (ex: artesanato, atividades agropecuárias, etc.) e das ações da Coordenação-Geral de Segmentação no ordenamento e organização do turismo rural. Também estimula, via Programa de Regionalização, a oferta de produtos em roteiros turísticos.

Além disso, o MTur apóia a promoção e a comercialização do turismo rural em eventos, como o Salão do Turismo, financia projetos por meio de convênios e fortalece vínculos com instituições representativas do setor, como o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Desde 2003, o MDA disponibiliza uma linha de crédito específica para desenvolver esse segmento em unidades de produção familiares, o Pronaf Turismo Rural. Em parceria com o MTur, criou a Política Nacional de Turismo Rural na Agricultura Familiar – PNTRAF, implementada por meio do Programa de Turismo Rural na Agricultura Familiar. Para tanto, conta-se com o apoio da Rede TRAF, que é uma articulação de instituições governamentais e não governamentais, técnicos e agricultores familiares que atuam no desenvolvimento do turismo rural na agricultura familiar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira