Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2007 - 11:42

Planejamento de Demanda da Próxima Geração: Uma Abordagem Estratégica para Rentabilidade


Há uma década, graças ao aumento do poder da informática, empresas começaram a melhorar a eficácia de sua cadeia de suprimentos através do uso de dados da análise de tendências. O conceito de Planejamento de Demanda e Prognóstico possibilitou a varejistas, distribuidores e fabricantes prognosticar precisamente a demanda para um produto em particular durante um dado espaço de tempo. Varejistas puderam dizer aos fabricantes que poderiam, então, dizer aos fornecedores quanto de um produto foi requerido para suprir a demanda esperada. Esses níveis de serviço amplamente melhorados, ao reduzir inventário inútil e estoques esgotados garantidos, limitaram-se a um mínimo.

Isso funcionava dez anos atrás, quando as margens eram mais saudáveis e a pressão de competitividade de metade do globo não era tão intensa. Os tempos mudaram e a competitividade está se intensificando. Pressões nos preços estão hoje desgastando margens e empresas estão procurando competências por todas as suas organizações. Muitas empresas empreendedoras voltaram-se para sua cadeia de suprimentos para ajudar a conduzir essas competências e estão adotando a próxima fase de Planejamento de Demanda – mais adequadamente descritas como Gerenciamento de Demanda – que integra múltiplos processos empresariais e disciplinas para fornecer um quadro mais completo de demanda e seu impacto nos negócios. A mudança na filosofia para o Planejamento de Demanda da Próxima Geração! é sobre o entendimento das implicações de demanda e o gerenciamento ativo em linha com opções de suprimentos para garantir que as metas da empresa sejam cumpridas e que o atendimento ao cliente nunca vacile.

Quando uma empresa entende a demanda de seu cliente, ela consegue planejar de forma apropriada. Um software atual de planejamento de demanda leva em consideração conduta, periodicidade, localidade, e qualquer outro fator para fornecer uma previsão altamente precisa de demanda. De qualquer forma, isso não é o suficiente. Hoje, com esses novos dados em mãos, empresas devem avaliar os rendimentos e lucros esperados da demanda prevista e compará-la com seus próprios alvos financeiros internos. Em outras palavras, eles precisam considerar se a previsão de rendimento e margem é realmente suficiente para o negócio e se não, o que eles farão a respeito disso. Muitas grandes empresas reconheceram relacionar essas duas etapas muito vitais, que empresas de médio porte normalmente não percebem.

Avalie este cenário: Uma empresa produz clubes de golfe e o modelo de planejamento e previsão da demanda os aconselha a vender 10 mil unidades no total no próximo trimestre, através de sua gama de clubes e acessórios. No modelo antigo, a empresa contataria fornecedores, reforçaria a produção e a cadeia de suprimentos seria colocada em funcionamento para produzir todas as unidades requeridas para atingir a meta das 10 mil. Entretanto, uma vez que o impacto do rendimento esperado da mescla da sua demanda com suas metas internas é avaliado, eles perceberam que seria necessário vender 11 mil unidades para atingir as margens esperadas do negócio.

Há uma bifurcação na estrada e nenhuma foi exposta pelo conceito inicial de planejamento de vendas e operações, onde o objetivo preferencialmente era o encaixe de demanda-suprimento, em vez de desafiar a previsão de demanda e fazer algo a esse respeito. Essa atividade tornou-se conhecida como “definição da demanda”.

Ao integrar vendas com marketing em um processo, empresas hoje são capazes de reconhecer a necessidade de manipular demanda para atingir metas internas. Com um conhecimento de como muitas outras unidades devem ser vendidas, vendas e marketing podem desenvolver campanhas e promoções para influenciar a conduta do comprador. Claro que isso também tem um custo – o custo da própria campanha e as margens reduzidas que podem resultar de ofertas “dois por um”, entre outros. E é aí que a segunda parte do Planejamento de Demanda da Próxima Geração entra em cena – “Otimização de Suprimentos”.

A rentabilidade ganha daquelas 1000 unidades adicionais é suficiente para superar os custos elevados? Para responder essa pergunta, vários fatores são apresentados agora. Primeiro, quanto o material extra vai custar? A produção elevada significará o estabelecimento de horas extras caras ou turnos de final de semana? Em alguns casos, aumentos na produção podem significar aquisição de novos fornecedores a custos diferentes. Tecnologias de otimização de suprimentos comparam todas as opções de suprimento e seus custos associados e avaliam em um instante o momento de ruptura ótimo entre os custos de demanda influenciável e os custos de suprimento em oposição a essa demanda.

Ao combinar esses fatores, empresas são capazes de tomar decisões estratégicas sobre o melhor modo de prosseguir, enquanto que no modo anterior de pensar uma empresa poderia ver demanda a 10.000 e ter aquilo como objetivo sem um entendimento das conseqüências para o ponto principal. Hoje, com um foco nesta nova metodologia, organizações podem ver o alvo real, desenvolver um plano para alcançá-lo e fator em todos os custos associados antes de tomar uma decisão.

Na crescente economia global, empresas de sucesso são aquelas que adotam uma visão estratégica de sua cadeia de suprimentos, percebem a riqueza de informações que podem ser colhidas dela e usam os dados sabiamente. Soluções avançadas de cadeia de suprimentos utilizando algoritmos complexos são mais capazes de entender as complexidades e periodicidade de produtos, e adaptar às mudanças diárias que ajudam um negócio funcionar mais facilmente. Com essa abordagem da próxima geração, empresas agora têm um quadro completo de como a demanda tem impacto sobre seus negócios e mais importante, como os negócios podem ter impacto sobre a demanda.

. Por: Homero Scarinzi, diretor regional da Infor Brasil | Perfil da INFOR - A INFOR oferece software específico para os negócios das organizações dinâmicas. Com experiência acumulada, as soluções da INFOR possibilitam que negócios de todos os portes sejam mais ousados e se adaptem às rápidas mudanças de um mercado global. Com mais de 70.000 clientes, a INFOR está mudando a expectativa das empresas em relação a um fornecedor de software corporativo.| www.infor.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira