Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/07/2011 - 09:02

Sustentabilidade na cadeia industrial alinha múltiplas disciplinas

Sem abrir mão da performance do negócio, a demanda por projetos sustentáveis cria novo perfil profissional.

O gerenciamento da sustentabilidade engendra um novo perfil de profissional, capacitado para entender, evidenciar e agir sobre vários planos e quadros de referência da atividade industrial. No contexto da sustentabilidade, o desenvolvimento de produtos e processos produtivos sustentáveis depende de competências técnicas multidisciplinares advindas das áreas do conhecimento, tais como: engenharia da produção, engenharia de processos, análise do ciclo de vida do produto, engenharia química, biologia, engenharia ambiental, gestão de projetos, direito ambiental, ética, entre outras . "Nosso ponto de vista é o da engenharia, mas as competências se complementam", explica João Amato Neto, professor da Fundação Vanzolini.

Para ajudar na formação desse novo perfil profissional, a Fundação Vanzolini criou o curso de capacitação em Sustentabilidade na Cadeia Produtiva coordenado pelo professor Amato. A metodologia do curso propõe uma análise crítica dos tradicionais sistemas de produção, abrindo espaço para que os alunos compreendam a viabilidade de projetos e empreendimentos, do ponto de vista econômico, social e ambiental. "O curso não atrai só o interesse de quem atua no setor industrial e busca uma formação generalista. Profissionais do ramo e serviços bancários e do varejo também procuram o curso para entender melhor os processos industriais sustentáveis e aferir padrões de qualidade dos parceiros", salienta Amato.

Empresas como o banco Itaú, Braskem, Santista, Aracruz, Walmart, Natura, Pão de Açúcar ou de setores como o químico e petroquímico, farmacêutico, alimentos e cosméticos formam parte da lista de clientes dos cursos da Fundação Vanzolini. Mas setores importantes que compõem o parque industrial brasileiro ainda não acordaram para o problema: o de mineração, para citar um exemplo. Empresas ou entidades que pretendem desenvolver um projeto de sustentabilidade, reduzir consumo de materiais, energia ou montar equipes de combate à poluição também precisam analisar os conceitos incluídos na grade do curso.

Curso de Capacitação Sustentabilidade na Cadeia Produtiva (Sistemas de Produção Sustentável)| carga horária: 160 horas| dias e horários: sábados, das 8h às 17h, Centro de Treinamento da Fundação Vanzolini, Avenida Paulista, 967, 5º andar, inscrições: até 15/7/2011 | matrícula: até 19/7/2011, telefones: 0800 770 06 08 (Estado de São Paulo), (11) 3145-3717 (demais regiões), (11) 3024-2262 (cursos in company), e-mail dos cursos in company: [email protected]| Site: www.vanzolini.org.br

Perfil- A Fundação Vanzolini, criada em 1967 e gerida pelos professores do departamento de Engenharia da Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), tem por objetivo desenvolver e difundir atividades de caráter inovador nas áreas de engenharia da produção, administração industrial e gestão de operações. As principais atividades estão concentradas nos segmentos de educação continuada, certificação, gestão de tecnologias aplicadas à educação, consultoria e cursos tanto nas unidades próprias como in company.

Instituição sem fins lucrativos, a entidade prioriza projetos por critérios de relevância econômica e social, pautando a atuação segundo atributos da excelência acadêmica, profissional e ética.

A Fundação Vanzolini faz parte da IQNet (The International Certification Network), que responde por mais de 30% das certificações de sistemas de gestão no mundo. Além disso, tem assento no board da SBAlliance (Sustainable Building Alliance), aliança mundial de empresas, fundada em Paris, em abril de 2008, com preocupações ambientais e interessadas em avaliação e certificação de construções sustentáveis.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira