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07/07/2011 - 09:02

Exposição em Milão conta a história da Pirelli na moda


Marilyn Monroe, maiôs Pirelli Revere, 1953 | Bruno Munari para solas Cori, 1953 | Ermanno Scopinich, solas de sapato, 1948

Uma campanha publicitária de maiôs estrelada por Marilyn Monroe em 1952 para a grife Pirelli Revere, que utilizava tecidos de Lastex na confecção de espartilhos e roupas de banho, é um dos destaques da exposição "Rubber Soul - Estética e Técnica em linha com a moda", em cartaz até 24 de julho, no Museu Triennale de Milão, na Itália. Por meio das artes originais de anúncios antigos, que passaram por um extenso trabalho de restauração, a mostra reconta a história da Pirelli na indústria do vestuário, desde o final do século XIX até os dias de hoje. Com curadoria da Fundação Pirelli, a exibição é um retrato da arte do século XX, com amplo acervo de esboços originais e cartazes publicitários assinados por renomados designers gráficos e fotógrafos, como Jeanne e Franco Grignani, Alessandro Mendini, Ugo Mulas, Bruno Munari e Ermanno Scopinich.

A exposição apresenta também depoimentos de personalidades como o escritor italiano Umberto Eco acerca dos cartazes: “Não há objetos aqui (peças de roupas), apenas representações (anúncios) que mudam o nosso foco do aspecto tangível para o dos sonhos. E na verdade, a moda desperta e produz sonhos, especialmente no dias de hoje. Antes, quando os estilos mudavam lentamente, a moda seguia as mudanças que aconteciam nas pessoas. Hoje as coisas são bem diferentes, os fabricantes de roupas são obrigados a lançar novos modelos e estilos a cada ano. A relação entre mercado e consumidor é terrivelmente artificial. Se antes um jeans se desgastava com o passar dos anos, agora ele já é vendido desgastado. Algo para se pensar, assim como esta exposição nos convida a fazer”, diz Umberto Eco. [www.fondazionepirelli.org].

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