Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/07/2011 - 09:25

Campanha da Biodiversidade premia professores de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul

Os vencedores embarcam para Fernando de Noronha no dia 14 de julho (quinta-feira) para conhecer projetos de preservação ambiental.

Edições SM acaba de anunciar os vencedores do Concurso Cultural Ano Internacional da Biodiversidade: refletir, agir, preservar!, criado em 2010, Ano Internacional da Biodiversidade. Professores de diferentes estados – São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul – receberão como prêmio uma viagem para conhecer projetos de preservação ambiental em Fernando de Noronha (PE), além de livros e DVDs relacionados ao tema da campanha. A iniciativa faz parte da Campanha da Biodiversidade e busca destacar iniciativas que levam para dentro da escola o debate sobre as mudanças climáticas, o esgotamento dos recursos naturais e a extinção de milhares de espécies da fauna e da flora mundial.

Desvendar os segredos da Mata Atlântica com seus alunos foi a escolha de Carolina Vieira Caldeira de Lima de Souza Almeida, Dayana Rodrigues Coutinho Vilaça e Francimara de Assis da Silva Faria Antas, professoras do Colégio Estadual José Francisco de Salles, premiadas na categoria Ensino Fundamental II – Escolas Públicas. O projeto Conhecendo o bioma da Mata Atlântica e ecossistemas associados na Região Norte Fluminense começou em sala de aula, com vídeos e debates sobre os manguezais, as restingas e a floresta atlântica. Na segunda, os alunos foram a campo: visitaram a Restinga de Iquipari e o Manguezal de Atafona, ambos situados no município de São João da Barra (RJ), e também fizeram trilhas guiadas na Reserva Biológica da União, situada em Rio das Ostras (RJ). A escola fica na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ).

Na categoria Ensino Fundamental II – Escolas Privadas, os vencedores são de Canoas (RS), e o projeto existe desde 2003: chama-se Patrulha do Verde. Os patrulheiros são alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, responsáveis por todas as atividades referentes à preservação do meio ambiente realizadas durante o ano letivo, tais como palestras, aulas teóricas e práticas para alunos das séries iniciais, mutirão de limpeza do rio Gravataí, exposições, cuidados com a conservação do ambiente escolar e manutenção da horta, além de levarem conscientização à comunidade. O projeto acontece no Colégio La Salle Niterói, e é coordenado por Irmão Gilmar Staub, Niúra Ramires Faria e Vivian Rejane Piber Donaduzzi.

Um jogo eletrônico de RPG foi a maneira encontrada por professores do Ensino Médio da Escola Estadual Virgílio Capoani, de Lençois Paulista (SP), para mobilizar seus estudantes. Interpretando dois personagens – um agrônomo e um biólogo – os jovens mobilizam conhecimentos de ciências e geografia para reflorestar as serras e recuperar a Mata Atlântica. Gabriel Langoni Junior e Sabrina Amoedo dos Santos são os profissionais responsáveis pelo projeto, que se chama Simulação dos impactos ambientais através da utilização de jogos eletrônicos.

As iniciativas premiadas são exemplos de atividades capazes de promover a reflexão e a formação em valores no ambiente escolar – bandeira defendida por Edições SM em sua linha pedagógica. Para os professores interessados no tema, vale destacar que a Campanha da Biodiversidade continua no site [www.campanhadabiodiversidade.com.br], com propostas de atividades para todas as disciplinas, e também projetos interdisciplinares, dicas de livros e materiais de apoio. A campanha tem o objetivo de potencializar os esforços coletivos para a conscientização e a mobilização social.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira