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12/07/2011 - 09:37

Crowdsourcing publicitário quer preencher lacuna nacional


Fast Marcas chega ao mercado com objetivo de atingir público marginalizado pelas agências.

Profissionais autônomos e proprietários de pequenas e micro empresas enfrentam um dilema quando o assunto é criação publicitária. Como ter um serviço de qualidade na área se não há verba para pagar uma agência?

Para atender esse público, a Fast Marcas acaba de ser lançar no mercado nacional. A intenção é preencher uma lacuna por meio do crowdsourcing (um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias) adaptado para a realidade nacional do mercado publicitário, sem gerar um conflito com os profissionais da propaganda.

“Desenvolvemos um site com uma estrutura confiável pronta para atender o mercado brasileiro por meio de voluntários espalhados pelo mundo capazes de oferecer uma solução inteligente para um problema de propaganda”, explica o empresário Nicola Giani.

A exploração do crowdsourcing na criação publicitária é um tópico bastante recente em âmbito global. A Zooppa, empresa italiana, é uma das pioneiras neste mercado e foi criada apenas em 2007.

Lançada oficialmente em julho de 2011, a Fast Marcas quer suprir uma carência dos pequenos e micro empresários brasileiros que buscam um material de qualidade com a supervisão de profissionais qualificados. “Uma empresa que fatura R$100.000,00 ao ano não pode investir R$ 3.000,00 em uma marca, mas também não deve procurar um sobrinho que oferecerá uma marca por R$300,00 sem conhecimento na área. Nosso trabalho não conta com o estudo e planejamento que uma agência convencional tem a oferecer, no entanto, garantimos serviços feitos por profissionais da área sob a orientação de profissionais qualificados”, defende Nicola.

Como funciona- O “cliente” apresenta uma necessidade (projeto), efetua o pagamento e automaticamente lança um concurso criativo. “A partir daí mais de dois mil designers e publicitários terão acesso a este concurso e oferecerão ideias criativas para solucionar o problema”, explica Nicola.

A equipe da Fast Marcas fica encarregada de garantir que profissionais qualificados participem do concurso. “Fora isso, ao longo do concurso, faremos orientações e sugestões para que o material produzido atinja seu público-alvo, garantindo o sucesso da empresa”, completa.

Os serviços variam de ações para o lançamento de produto, inauguração de um negócio à criação de uma logomarca. “A batalha é travada de dez em dez opções. A pessoas escolhe as que mais agradam e elimina o restante. Conforme vai sendo eliminado, abre espaço para outras opções”, comenta o empresário.

A empresa ainda oferece o serviço de registro da marca ou nome.

Perto da competição e longe da concorrência- Uma das grandes preocupações da Fast Marcas é não concorrer com as agências. “Nosso intuito é formalizar o mercado informal da propaganda, evitar que prestadores de serviços autônomos ofereçam serviço de baixa qualidade e tornando a propaganda um investimento negativo. Nosso trabalho é intermediar essa negociação, para garantir uma solução inteligente e de resultado para ambas as partes”, esclarece Giani.

Para garantir que apenas o público-alvo seja contemplado com os serviços da Fast Marcas, os “clientes” precisam comprovar se são realmente pequenos e micro empresários por meio de CNPJ, número de funcionários e faturamento. O cadastro evita que empresas que devam ser atendidas por agências se valham do recurso.

Oportunidade para profissionais- O serviço Fast Marcas também é uma oportunidade para os designers e publicitários que estão fora do mercado, possuem baixo network para captação de serviços, dispõem de tempo livre ou apenas querem desafiar a própria capacidade criativa. “É uma oportunidade de mostrar o trabalho e se projetar no mercado”, diz Nicola Giani.

Para o prestador de serviço o sistema também é muito simples. Primeiro é preciso se cadastrar e buscar um concurso/projeto de interesse. Se a proposta do criativo for aprovada, ele tem cinco dias para fazer todas as alterações solicitadas pelo cliente e disponibilizá-la para download. O prazo também é de cinco dias úteis para o pagamento.

Atualmente dois mil profissionais já estão cadastrados no Fast Marcas.

Perfil-A Fast Marcas é a maior plataforma de criação coletiva do Brasil. Lançada em 05 de julho de 2011, oferece diferentes soluções de design para profissionais autônomos e proprietários de pequenos e micro empresas. Dentre os vários serviços disponibiliza criação de logomarca, cartão de visitas, design de site e banners.

O sistema se baseia no crowdsourcing (pesquisa na multidão), ou seja, milhares de voluntários cadastrados espalhados pelo mundo oferecem uma solução inteligente para um problema de propaganda do cliente por um valor pré-definido. É como num concurso no qual o vencedor fica com o serviço. [www.fastmarcas.com.br| Twitter: @FastMarcas| Crédito/foto: Nicola Giane – diretor da Fast Marcas].

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