Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/07/2011 - 10:18

Comau participa do 14º Seminário Nacional de Gestão de Projetos

Evento, promovido pelo Ietec, discute formação profissional e gestão de carreira.

A Comau do Brasil – empresa do Grupo Fiat, referência em fornecimento de linhas de produção automatizadas e gestão de ativos industriais – marca presença no 14º Seminário Nacional de Gestão de Projetos, que acontece nos dias 13 e 14 de julho, no centro de convenções do Hotel Mercure, em Belo Horizonte. Os colaboradores Eduardo Augusto de Andrade Pessoa, gerente do PMO da Comau e Delmer Aguiar Cesário, Gerente da Divisão de Gestão do Conhecimento da Comau vão ministrar palestras sobre a Implantação e Gerenciamento do Escritório de Projetos – PMO. “A qualificação profissional é fundamental para o sucesso das empresas. É preciso que os profissionais entendam o negócio no qual atuam e busquem se capacitar cada dia mais para alcançar os resultados desejados”, pontua Alejandro Solis, Superintendente da Comau América Latina.

Destinado a profissionais de nível superior, gestores e profissionais de alta gerência de empresas e organizações de todos os segmentos e setores, o seminário tem como objetivo envolver conceitos e estudos de casos de diversos temas, além de promover a compreensão das bases e diretrizes que levam à estruturação de um processo de gestão de sucesso.

Gestão de Projetos- Os números dizem muito sobre o futuro da gestão de projetos (GP) no Brasil. Atualmente o país depende de projetos e desfruta de uma economia local que nunca criou tantos empregos, mas não consegue ter profissionais qualificados suficientes. Segundo levantamento do PMI Brasil – Project Management Institute, o déficit de mão de obra na área de GP chegará a 50 mil profissionais qualificados em cinco anos.

A falta de pessoal pode acarretar problemas graves como atrasos nos prazos de entrega, queda na qualidade, aumento dos custos e insatisfação do pessoal envolvido, fator que eleva a rotatividade de profissionais e faz com que a empresa volte a uma das mais difíceis fases do projeto: encontrar o profissional adequado para integrá-lo.

A pesquisa “Maturidade Brasil 2010”, coordenada por Darci Prado, apresenta resultados com relação à maturidade em gerenciamento de projetos e demonstra que o nível de maturidade contribui diretamente para a obtenção de sucesso nos resultados do negócio. Numa escala de 1 a 5, a pesquisa mostra que a maturidade média das empresas brasileiras alcançou 2,61. O resultado mostra que o país tem muito a evoluir para atingir o nível ideal, que é representado por somente 1% das empresas.

A pesquisa de maturidade apresenta informações ainda mais preocupantes para o setor de tecnologia da informação (TI), pois revela que somente 57% dos projetos de TI foram totalmente bem sucedidos. Isto é extremamente alarmante para as empresas que dependem de projetos, uma vez que a pesquisa ressalta a ligação direta entre se ter maturidade e ter sucesso nos negócios.

Perfil-A Comau – empresa do Grupo Fiat, referência em fornecimento de linhas de produção automatizadas e gestão de ativos industriais - tem sede em Turim, na Itália. Com atuação global, há mais de 30 anos, está presente em diversos países na América do Norte, na América Latina, na Ásia e na Europa, contando com mais de 12 mil colaboradores. Somente no Brasil, Argentina e México, a empresa tem cerca de oito mil e seiscentos profissionais que atuam nos segmentos automotivo, siderúrgico, mineração, papel e celulose, portuário, petroquímico e manufatura.

Referência em gestão de ativos industriais, a Comau presta serviços completos de manutenção industrial em máquinas e linhas de produção, desenvolvimento de projetos de valor agregado, gestão de utilidades e meio ambiente, usinagem e fabricação de sobressalentes, gestão predial e assistência técnica robótica.

Em outra vertente, a empresa também atua no desenvolvimento e construção de robôs industriais de alta tecnologia, dispositivos de manipulação e solda, sistemas de produção, centros de usinagem, transportadores especiais, linhas de montagem para o segmento automotivo (veículos, câmbio e motores), protótipos, entre outros projetos de engenharia aplicados a vários segmentos industriais.

No Brasil, são clientes da Comau empresas como a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Braskem, Petrobras, Suzano Papel e Celulose, GM, Ford, Votorantim, Lanxess, Renault, FPT, Fiat Automóveis., etc. Já na Argentina, a empresa conta com clientes como Tenaris, Siderca, GM, Siderar, Peugeot Citroën (PSA), Coca-Cola, Fiat Auto, FPT, etc. No México, destacam-se os clientes Volkswagen, GM, Ford, Tenaris, Chrysler, Carrier, etc.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira