Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/07/2011 - 10:50

O que fazer com as crianças nas férias?

Com a chegada das férias escolares, muitos pais “quebram a cabeça” para saber o que fazer com os filhos o dia inteiro – em casa e sem atividade!.

Saindo do velho padrão de preencher os dias, que tal lembrar que é bem importante que as crianças também possam ter dias de descanso? Tempo para curtir suas casas, seus brinquedos, para aprender a conviver consigo mesmas, inventar o que fazer, brincar seguindo apenas a sua imaginação, sem atividades programadas, sem hora marcada, tempo para não fazer nada.

Para que as crianças possam se envolver em brincadeiras sem a participação direta de um adulto, uma providência é importante: deixar brinquedos, jogos ou material para construções, por exemplo, em lugares bem acessíveis – isso pode servir de estímulo e durar vários dias…

Fora isso, os pais também podem planejar alguns programas simples e interessantes: que tal um piquenique num parque, praça ou até no quintal de casa? Passeios ao ar livre também são importantes para as crianças entrarem em contato com a natureza – e se você puder convidar um ou mais colegas, vai ser mais divertido ainda! Se estiver chovendo ou muito frio, dá para improvisar na sala de casa mesmo.

Com um ou dois lençois, faça uma cabana dentro do quarto das crianças, na sala ou no jardim. A criançada pode colocar dentro alguns tapetes, almofadas e até um som... Dá para fazer um delicioso lanche para comerem dentro da cabana. O que vale mesmo é soltar a imaginação!

Outra dica: as crianças adoram cozinhar e, com a supervisão de um adulto, não há perigo algum! Pense num cardápio simples como brigadeiro, pão de queijo, biscoito e até macarrão e salada; aí é só aproveitar o entusiasmo deles e curtir o momento.

Muitas famílias costumam combinar uma espécie de “rodízio” entre mães/pais para garantir passeios e brincadeiras especiais. Um dia é uma família que leva um pequeno grupo ao teatro ou cinema (sempre tem alguma coisa interessante para ver neste período); noutro dia, outra recebe o grupo para brincar...

Ou seja: se você tem um tempinho para estar com o(s) filho(s) nestas férias, não precisa se apavorar – é tempo de matar a saudade e lembrar de quando você era criança também!

. Por: Adélia do Carmo Viana Pedagoga, Coordenadora de Educação Infantil da Escola Projeto 21 (Palmares).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira