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13/07/2011 - 08:37

Mercado de maquiagem cresce no país impulsionado pelas marcas de baixo custo, aponta estudo da Kantar Worldpanel

Poder de penetração de produtos de maquiagem e esmalte nas classes sociais aumentou quase dois pontos percentuais entre 2009 e 2010.

São Paulo – Uma nova pesquisa da Kantar Worldpanel Brasil indica que o mercado de maquiagem brasileiro cresceu 18,2 pontos percentuais entre 2009 e 2010, em volume de unidades. Levam-se em conta nesse mercado os seguintes produtos: batom, gloss/brilho labial, contorno de lábios, esmalte, acessórios para unhas, base, pó, blush, corretivo, sombra, máscara para cílios, rímel, contorno para os olhos e delineador.

Em valor teve um crescimento de 20% entre 2009 e 2010. O gasto médio também acompanhou esse movimento, subindo de R$ 39 para R$ 46 no mesmo período analisado.

“Foi justamente o aumento do gasto médio do brasileiro que impulsionou as vendas no setor de maquiagem”, explica Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel.

A presença cada vez maior das mulheres no mercado de trabalho transformou a beleza em uma tarefa diária, hoje 45% das mulheres trabalham fora, em 2002 eram 42%.

No caso do preço dos produtos, a categoria Premium sofre uma perda de cinco pontos percentuais entre o ano passado e 2009. Já o crescimento da categoria de baixo custo subiu cinco pontos percentuais. Acompanhe a tabela:

O impacto positivo nas vendas foi sentido, inclusive, no setor de perfumaria, onde teve elevação no volume de dois pontos percentuais, sendo que a classe C foi a que mais contribuiu para esse movimento, com 10%. As classes DE e AB contribuíram com 9% cada.

O destaque do segmento de beleza foi o esmalte. O volume teve um crescimento de 27,1%, entre 2009 e 2010. O poder de penetração desse produto também registrou crescimento de 56,8% para 60,5%. Outro dado relevante é que o leste e o interior do estado do Rio de Janeiro contribuíram para esse resultado com 6,7% no volume total. As cores de esmalte que mais se destacaram foram roxo/ lilás e rosa.

“Nesse estudo classificamos o esmalte como o mais importante da categoria justamente por estar ligado a inovação, variedades e aos constantes lançamentos. Também foi registrado um acréscimo no grupo comprador desse produto, refletindo em um maior gasto médio e intensidade de compra”, declarou Christine Pereira.

Perfil-Kantar Worldpanel é líder mundial em conhecimento do consumidor, através de painéis de consumo contínuos. High Definition Inspiration ™ combina análises avançadas e soluções customizadas em pesquisa de mercado oferecendo insights com nitidez e clareza, tanto no quadro geral quanto nos pequenos detalhes que resultam em ações bem-sucedidas por seus clientes. Seu conhecimento sobre o que as pessoas compram, o que usam e as atitudes por trás de seus comportamentos de compra se tornou moeda corrente no mercado para os proprietários de marcas, varejistas, analistas de mercado e as organizações governamentais globalmente.

Com mais de 40 anos de experiência, formada por uma equipe com mais de 3.000 funcionários, e serviços que cobrem mais de 50 países, diretamente ou através de parceiros, Kantar Worldpanel apresenta High Definition Inspiration™ em campos tão diversos como o largo consumo, produtos por impulso, de bebês, de telecomunicações e entretenimento, entre muitos outros. [www.kantarworldpanel.com].

Perfil Kantar - Kantar é uma das maiores empresas do mundo de investigação, informação, e consultoria. Através da combinação do talento das suas 13 empresas especializadas, o grupo pretende se tornar o fornecedor preeminente de insights orientado a ações efetivas e inspiração para a comunidade empresarial mundial. Seus 26.500 colaboradores trabalham em 95 países e em todo o espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, permitindo ao grupo oferecer aos clientes insights de negócios a cada ponto do ciclo de consumo. Os serviços do grupo são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500. [www.kantar.com].

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