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13/07/2011 - 09:27

PSA Peugeot Citroën: vendas mundiais atingem 1.860.000 unidades, em alta de 0,2%

Vendas de veículos montados crescem 2,1%.

Fatos marcantes do 1º semestre de 2011: as vendas de veículos e unidades desmontadas atingem 1.860.000 unidades, em alta de +0,2%. Participação no mercado da Europa* de 13,9%. Progressão das vendas fora da Europa, com uma participação de 38%. Crescimento das vendas de veículos Premium**, com uma participação de 17%. Lançamentos bem-sucedidos do Peugeot 508 e do Citroën DS4. Confirmação do sucesso do Peugeot RCZ e dos Citroën DS3 e C4. Continuidade da redução das emissões médias dos veículos para 129g CO2/km ante 132g CO2/km em 2010.

Europa : UE + AELE (Suíça, Noruega e Islândia) + Croácia- Os veículos Premium proporcionam um nível de desempenho automotivo de referência em seus segmentos (prazer de conduzir, segurança, qualidade do acabamento, conectividade, conforto,...) e abrangem os modelos diferenciados dos segmentos A, B e C (Peugeot 207CC, 308CC, RCZ, 3008 e Citroën DS3, DS4) e os modelos dos segmentos D e E (Peugeot 508, 407, 4007 e Citroën C5, C6, C-Crosser).

O 1º semestre de 2011 foi marcado por uma progressão de 6% dos mercados automotivos mundiais. Mais uma vez, o crescimento foi puxado pelo mercado de carros de passeio na China (+10%), e pelos mercados de carros de passeio e de veículos comerciais leves na América Latina (+13%) e na Rússia (+57%). Na Europa, o mercado de carros de passeio e de comerciais leves está em baixa (-0,8%) e apresenta evoluções fortemente contrastadas, refletindo uma conjuntura comercial que continua desfavorável em alguns países: -25%=na Espanha |-12%=na Itália |-4% =no Reino Unido| +2%=na França |+11%=na Alemanha| +2% nos países da Europa Central e Oriental.

Nesse contexto, com 1.860.000 veículos montados e conjuntos de unidades desmontadas vendidos no mundo no 1º semestre de 2011, as vendas da PSA Peugeot Citroën progrediram 0,2%.

As vendas de veículos montados elevaram-se a 1.652.000 unidades (+2,1%). As vendas de unidades desmontadas totalizaram 208.000 unidades (-12,7%), após o resultado histórico de 238.000 unidades alcançado em 2010.

Jean-Marc Gales, Diretor Mundial das Marcas, declara: «Nosso desenvolvimento está apoiado em bases sólidas: uma imagem de marca fortalecida para cada uma de nossas duas marcas, Peugeot e Citroën; sucesso comercial de todos os nossos novos lançamentos e uma aceleração de nossas vendas fora da Europa. Nossa estratégia de subida de gama está dando resultados. Vamos ampliá-la com os próximos lançamentos do Peugeot 3008 HYbrid4, o primeiro híbrido diesel do mundo, e do Citroën DS5, que marca uma nova etapa no desenvolvimento da linha DS.»

Uma participação de mercado na Europa de 13,9%- No primeiro semestre, o mix de mercado desfavorável para o Grupo acarretou uma retração de sua participação na Europa. De fato, os mercados tradicionalmente propícios para as marcas Citroën e Peugeot, sob o impacto da supressão definitiva das medidas de incentivo para a troca de carros usados por modelos novos, registraram uma evolução modesta (França: +2%) ou um declínio acentuado (Espanha: -25% / Itália: -12%). Em compensação, o mercado alemão cresceu 11%.

Além disso, as perturbações decorrentes das dificuldades de entrega de componentes eletrônicos produzidos no Japão provocaram um aumento dos prazos de entrega de alguns modelos e um atraso nos licenciamentos.

Em um mercado europeu de carros de passeio e veículos comerciais em baixa de 0,8% no 1º semestre, os licenciamentos da PSA Peugeot Citroën totalizaram 1.150.000 unidades, em queda de 5,3%. O Grupo obteve uma participação de mercado de 13,9%, ante 14,2% em 2010.

O mercado de carros de passeio registrou uma baixa de 1,9%. Já o mercado de veículos comerciais teve uma evolução positiva de 8,7%. Com uma participação de 21,3%, o Grupo manteve a liderança nesse mercado.

Uma nova progressão da parte das vendas efetuadas fora da Europa, que representaram 38% do total.

No 1º semestre de 2011, a participação das vendas mundiais da PSA Peugeot Citroën realizadas fora da Europa ficou em 38%, ante 24% no 1ºS de 2007, 29% no 1ºS de 2008, 33% no 1ºS de 2009 e 35% no 1ºS de 2010. O Grupo confirma seu objetivo de efetuar 50% de suas vendas fora da Europa em 2015.

China: o crescimento do mercado continua constante- Em um mercado de carros de passeio que registrou um crescimento de 10%, as vendas do Grupo aumentaram 10,2%, graças, entre outros aos bons resultados do Peugeot 408. A participação da PSA Peugeot Citroën no mercado ficou em 3,2%. O Grupo aguarda para breve a aprovação das autoridades chinesas referente à criação da CAPSA, a segunda joint-venture do Grupo na China, com a Changan Automotive Group.

América Latina: recorde de crescimento- Em um mercado que cresceu 13%, as vendas do Grupo progrediram 21,7%, registrando um recorde de vendas para o período. A participação de mercado da PSA Peugeot Citroën aumentou, alcançando 5,9% (+0,6 ponto). Estes resultados positivos se devem à nova estratégia comercial adotada na América Latina e à chegada de novos veículos produzidos localmente e adaptados às expectativas dos consumidores da região: o Peugeot 408 e o Citroën C3 Aircross.

Rússia: vendas crescem a um ritmo superior ao do mercado Em um mercado que registrou uma alta de 57% no 1º semestre, os licenciamentos do Grupo totalizaram 35.400 unidades (+65,5%). A participação de mercado aumentou 0,2 ponto, passando para 2,7%, ante 2,5% no acumulado dos seis primeiros meses de 2010. O Peugeot 308 e o Citroën C4, montados localmente, contribuíram amplamente para esses resultados favoráveis. O Centro de Produção de Kaluga prosseguiu seu desenvolvimento com a montagem de dois novos modelos: o novo Citroën C4, em junho, e o Peugeot 308 reestilizado, em julho.

O aumenta das vendas de veículos Premium se confirma- Em todas as suas zonas de desenvolvimento, a estratégia comercial da PSA Peugeot Citroën está voltada para fortalecer a subida de gama das marcas Citroën e Peugeot.

A subida de gama teve continuidade no primeiro semestre de 2011 com um aumento das vendas dos veículos Premium, que alcançaram uma participação de 17%, ante 14% no primeiro semestre de 2010. Os veículos Premium proporcionam um nível de desempenho automotivo de referência em seus segmentos (prazer de conduzir, segurança, qualidade do acabamento, conectividade, conforto,...) e abrangem os modelos diferenciados dos segmentos A, B e C (Peugeot 207CC, 308CC, RCZ, 3008 e Citroën DS3, DS4) e os modelos dos segmentos D e E (Peugeot 508, 407, 4007 e Citroën C5, C6, C-Crosser).

A subida de gama da Peugeot e da Citroën prosseguirá na segundo semestre de 2011 graças ao sucesso do lançamento na Europa do Peugeot 508, cujas encomendas já ultrapassam as 45.000 unidades, à progressão do DS4, lançado em maio, e aos lançamentos dos novos modelos previstos no segundo semestre: o Peugeot 3008 HYbrid4, primeiro veículo híbrido diesel do mundo, e o Citroën DS5.

A melhoria do mix das vendas do Grupo se consolida com o aumento do peso dos segmentos C e D, que representaram no primeiro semestre 42% das vendas da PSA Peugeot Citroën em comparação com 39% no primeiro semestre de 2010 e 36% no primeiro semestre de 2009. O peso dos segmentos A e B está em declínio e passou a representar 40% no primeiro semestre de 2011 ante 44% em 2010.

A redução das emissões médias de CO2 dos veículos do Grupo continua, com 129g CO2 /km no primeiro semestre de 2011

No primeiro semestre de 2011, as emissões médias dos veículos foram de 129g de CO2/km contra 132g em 2010. A generalização pelo Grupo, na Europa, da segunda geração do sistema Stop & Start e-HDI em oito modelos – os Citroën C3, DS3, C4, C4 Picasso e C5 e os Peugeot 308, 3008 e 508 –, assim como a forte progressão dos veículos elétricos – o Peugeot i0n e o Citroën C-ZERO –, contribuíram para essa nova redução.

No primeiro semestre, a participação dos veículos com emissões inferiores a110g foi de 27,2%, contra 22,3% no primeiro semestre de 2010. A participação dos veículos com emissões inferiores a 120g ficou em 42,2%, contra 40,3% no primeiro semestre de 2010.

O Grupo confirma seu avanço em matéria de inovação, e especialmente no que diz respeito à hibridação, com o lançamento no segundo semestre do 3008 HYbrid4 diesel, uma motorização que vai equipar em seguida o Peugeot 508 e o Citroën DS5. [www.psa-peugeot-citroen.com.br].

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