Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2011 - 09:55

Não é obvio?


Depois do sucesso de A meta, uma novela de negócios voltada para a indústria, Goldratt nos traz uma história capaz de mudar a visão de muitos profissionais da área do varejo.

O casal Paul e Caroline trabalha na rede de lojas de artigos de cama, mesa e banho da família, presidida pelo pai de Carol. Ela atua na área de compras e Paul gerencia uma das lojas. Como genro do presidente, Paul poderia trabalhar como diretor de qualquer uma das áreas funcionais da empresa, mas faz questão de começar de baixo para obter promoções meritórias. Ocorre que o desempenho de sua loja é um dos piores de toda a rede, enquanto Carol se sai muito bem como a principal compradora da empresa. Sua frustração chega no limite quando o estouro de um encanamento inunda sua loja e prejudica as vendas diárias.

Diante desse problema, ele se vê forçado a tomar medidas extraordinárias, como enviar a maior parte do estoque para o depósito central, mantendo o mínimo necessário para as operações do dia a dia. Isso gera transtornos tanto entre a equipe do depósito central, que se vê obrigada a fazer remessas diárias para a usa loja, quanto entre a equipe de vendas da loja, que considera estoque mínimo um grande impedimento para se conseguir boas vendas.

Todo varejista acredita que é fundamental ter o máximo de produtos e o mínimo de rupturas para se ter um bom desempenho. Alguns costumam culpar a área de compras, pela falta de produtos, e a logística, pela demora na reposição de estoque.

Mas nessa história que poderia muito bem ser real Paul nos mostra que invariavelmente estamos cegos diante de situações convencionais, acomodados em seguir padrões que impedem o crescimento dos negócios. No caso de Paul, foi preciso um trauma – a inundação da loja – para que ele começasse a operar de forma totalmente diferente e descobrisse, quase por acaso, a razão de seu mal desempenho. Incrivelmente, a solução a que ele chegou para contornar o problema do estoque não apenas resolveu a questão da operação da loja como melhorou sobremaneira o resultado das vendas.

A razão é simples, óbvia, como diz o título, mas para se chegar a sua compreensão é preciso seguir os passos de Paul e acompanhar todo o processo que levou a sua loja ao primeiro lugar no ranking de vendas e mudou a maneira como toda a rede operava, alavancando de forma surpreendente os negócios da família.

O autor-Eli Goldratt foi educador, escritor, cientista, filósofo e um expoente na administração de empresas. Mas acima de tudo ele foi um pensador que provocava outras pessoas a pensar.

Muitas vezes considerado não convencional, estimulante e também um “assassino de vacas sagradas”, Dr. Goldratt incitava sua audiência a examinar e reavaliar suas práticas de negócios com uma nova e clara visão.

Ele se formou em ciências pela Universidade de Tel Aviv e concluiu mestrado e doutorado na Universidade de Bar-Ilan. Além de seu trabalho pioneiro em administração e educação, ele tinha patentes em várias áreas, como dispositivos médicos, equipamentos de irrigação e sensores de temperatura. Goldratt faleceu em 11 de junho de 2011, em Israel.

.[Editora: Nobel| ISBN:978-85-213-1679-4| 192 Páginas |Preço: R$ 59,90].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira