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14/07/2011 - 11:09

Embraer completa montagem da fuselagem do 1º jato executivo Legacy 500


Fabricação do jato da categoria midsize avança rumo ao 1º vôo, no segundo semestre de 2011.

São José dos Campos – A Embraer completou mais uma etapa no desenvolvimento do novo jato executivo Legacy 500, da categoria midsize, ao completar a junção das três seções da fuselagem: cabine de pilotagem, fuselagem central e traseira. A montagem final do Legacy 500 será realizada nas instalações da Embraer, em São José dos Campos, Brasil. Esta é uma importante conquista rumo ao início dos ensaios em vôo, no segundo semestre de 2011.

“A junção das seções da fuselagem do primeiro protótipo é um marco no nosso cronograma de desenvolvimento. Realizaremos a junção da segunda fuselagem em breve. A Embraer adota uma estratégia industrial multi-site para a produção de peças e estruturas principais do Legacy 500, provenientes de todas as partes do mundo”, afirma Maurício Almeida, diretor de Programas – Aviação Executiva. “Nosso projeto robusto, capacidade produtiva e processo de controle da qualidade permitiram que a junção destas seções ocorresse perfeitamente, ao mesmo tempo em que avançamos no desenvolvimento desta aeronave. Isto foi possível devido à perfeita integração da Embraer e seus parceiros.”

Sonaca, Alestis e Ducommun são os fornecedores principais da estrutura. Outros fornecedores, tais como Rockwell Collins (aviônicos), Honeywell (motores, APU, pressurização, gerenciamento da cabine e ar condicionado), FACC (móveis e acabamento do interior), Goodrich (sistema anemométrico e assentos da cabine de pilotagem), B/E Aerospace (assentos dos passageiros, iluminação da cabine, sistema de lixo e saídas de ar), Parker (combustível, comandos de vôo e geração hidráulica), SKF (comando de potência e pedais do leme), Heroux Devtek (trem de pouso), Zodiac (oxigênio e distribuição de energia elétrica) e Meggitt (sistema pneumático, rodas e freios), estão totalmente engajados e preparados para apoiar esta importante fase do desenvolvimento.

A estrutura principal do Legacy 500 é feita de liga de alumínio, com grande percentual de materiais compósitos. O processo produtivo incorpora um aumento considerável no uso de robôs e processos de manufatura enxuta.

Os conceitos dos jatos midlight Legacy 450 e midsize Legacy 500 foram apresentados em setembro de 2007, durante uma conferência de imprensa na 60º Encontro e Convenção Anual da Associação de Aviação Executiva dos Estados Unidos (NBAA), em Atlanta, Geórgia. O Conselho de Administração da Embraer aprovou formalmente o desenvolvimento dos programas seis meses depois, lançando comercialmente os modelos na Mostra e Exibição de Aviação Executiva Européia (EBACE), em maio de 2008, em Genebra, Suíça. Atualmente, mais de 650 empregados da Embraer estão dedicados ao desenvolvimento destes dois novos jatos.

A Embraer S.A. (NYSE: ERJ; BM&FBOVESPA: EMBR3) é uma empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Singapura.

Perfil - Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves e sistemas para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa e segurança. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 30 de junho de 2011, a Embraer contava com 17.194 empregados – número que não inclui funcionários das subsidiárias não-integrais – e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de USD 15,8 bilhões.

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