Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2011 - 11:09

Grupo Renault atingiu 1,4 milhão de veículos em todo mundo

Com 1,4 milhão de veículos comercializados em todo o mundo, as vendas do Grupo Renault atingiram um nível histórico e tiveram um aumento de 1,9% em relação a 2010. As vendas foram alavancadas em todo o mundo (alta de 20,4% em comparação com o 1º semestre de 2010) e pela marca Renault (alta de 5,7%).

Fatos marcantes para o Grupo Renault no 1º semestre de 2011: .Em todo o mundo: o grupo confirmou tanto o seu potencial de crescimento quanto sua globalização, com 542.000 veículos vendidos (+ 20,4% em comparação com o 1º semestre de 2010). A participação dos veículos do grupo Renault comercializados fora da Europa aumentou 6 pontos, e, agora, representa 40% das vendas.

.Na Europa: a marca Renault manteve sua posição de 2ª marca em veículos de passeio e utilitários, com 8,5% de participação de mercado, assim como sua liderança em veículos utilitários, com 15,2% de participação de mercado.

.Na França: a Renault continua sendo a 1ª marca tanto em veículos de passeio como em utilitários. Entretanto, as vendas do Grupo Renault em veículos de passeio tiveram uma contração sob o efeito acumulado de um baixo nível de estoque e questões de abastecimento, em um mercado mais elevado que as nossas previsões.

.A marca Renault, que progrediu + 5,7% em todo o mundo (112 países de comercialização), representa 83% dos volumes do Grupo, com 1,1 milhão de veículos. A marca Dacia, comercializada exclusivamente nas regiões Europa e Euromed, teve uma queda de - 3% (177.000 unidades) e a marca Renault Samsung Motors, centralizada na Coreia, teve uma queda de -36% (56.000 vendas).

“Apesar dos resultados mitigados na Europa, o Grupo manteve seu crescimento comercial e atingiu um recorde de vendas para um primeiro semestre. Conforme previsto, este desempenho se apoia em um forte crescimento em todo o mundo, com uma progressão de mais de 20% de nossas vendas, graças principalmente a dois países-chave para o Grupo, o Brasil e a Rússia.” declarou Jérôme Stoll, diretor geral adjunto comercial e de Veículos Utilitários.

Mundo- Em veículos de passeio, o Grupo Renault registrou um volume de vendas em alta de + 0,4%, com 1.192 564 veículos. A participação de mercado fechou em 4,3%.

Em veículos utilitários, o volume de vendas do Grupo Renault chegou a 181.559, em alta de + 12,7% em comparação com 2010.

Região Europa (inclusive França):Veículos de passeio e utilitários: com 831.712 veículos vendidos e uma participação de mercado de 10,1%, o Grupo Renault teve uma queda em termos de volumes (-7,4%), assim como em sua participação de mercado (-0,7 ponto) em veículos de passeio e utilitários, principalmente devido a questões de abastecimento. Nos seis primeiros meses, a perda de receita na Europa ficou como previsto em 50.000 carros, aproximadamente.

. Veículos de passeio: o grupo Renault teve uma queda nas vendas de -9,6% e sua participação de mercado atingiu 9,4% (-0,8 ponto). As vendas da marca Renault na Europa foram principalmente alavancadas pelo Twingo, Clio e a família Mégane.

.O Twingo ficou em 3º lugar na Europa, com 10,4% de participação de segmento. Excelente desempenho das séries limitadas Twingo Miss Sixty e Twingo Gordini.

.As vendas do Clio 2 e 3 chegaram a 164.000 unidades- Com 215.000 unidades no segmento C, a família Mégane ficou com o 2º lugar, com 7,9% de participação de segmento, principalmente com o Scénic que continua líder dos monovolumes.

Com restrições de abastecimento de motores Diesel, a marca Dacia teve uma queda nas vendas de -2,5% e manteve uma participação de mercado de 1,6%. O Dacia Duster, lançado em abril de 2010, teve um franco sucesso, com aproximadamente 71.000 emplacamentos ao final de junho.

.Veículos utilitários: a marca Renault se mantém como n° 1 em veículos utilitários na Europa (líder desde 1998), com vendas em progressão de + 7% e uma participação de mercado de 15,2% (com -0,2 ponto). Os resultados se apoiam no sucesso do Master, lançado em abril de 2010, que progrediu quase 4 pontos em seu segmento nos 3 últimos anos, mas também no Trafic e no Kangoo.

Na França-O Grupo registrou uma queda de volume de -9,9%, com uma participação de mercado de 25,2% em queda de -3,3 pontos. Um mercado e pedidos mais elevados que o previsto, além de um baixo nível de estoque ao final de 2010, não permitiram entregar e emplacar veículos suficientes. Portanto, o nível dos emplacamentos não reflete a dinâmica comercial. Na verdade, o portfólio de pedidos ficou 18% superior ao de junho de 2010 e representa dois meses de vendas.

Entretanto, neste contexto, a marca Renault manteve a sua posição em veículos de passeio no canal das vendas a pessoa física e a empresas, assim como em veículos. No acumulado dos 6 primeiros meses do ano, o Twingo, o Clio e o Mégane continuam líderes dos segmentos A, B e C

A Dacia, 5ª marca em vendas a pessoa física, com 50.417 unidades, registrou uma queda de volume de -21,6%, com uma participação de mercado de 3,5%. O bom desempenho do Duster (10º modelo no mercado francês e 2º no segmento dos 4x4/crossover) não compensou a queda dos emplacamentos do Sandero, devido ao fim do incentivo aos veículos movidos a gás. A marca Dacia também foi impactada por questões de abastecimento.

Regiões fora da Europa- Em todo o mundo, os volumes de veículos de passeio e utilitários tiveram um aumento de +20,4% em comparação com o 1º semestre de 2010 e agora representam 39,5% das vendas do Grupo Renault (em comparação com 33,4%, ao final de junho de 2010). Os veículos utilitários da marca Renault progrediram fortemente em todo o mundo, principalmente nas regiões Euromed (participação de mercado de 9,9%, com alta de 2,6 pontos) e Américas (2,8%, com alta de 0,6 ponto).

As regiões Américas, Euromed e Eurásia também tiveram recordes de vendas: Américas: com 178.530 unidades vendidas e uma participação de mercado de 5,7% (+ 0,8 ponto), a marca Renault bateu seu recorde de vendas e participação de mercado. O lançamento do Renault Sandero fase 2, modelo exclusivamente destinado aos países da região Américas, permitirá aumentar ainda mais este desempenho comercial.

O Brasil mantém sua posição de 3º mercado do grupo (+3 posições em relação a 2010) atrás da França e da Alemanha, e teve um aumento de volume de +24,6%, com uma participação de mercado de 4,9%. A Renault ficou como a 5ª marca do mercado brasileiro.

.Euromed: com 154.356 unidades, com suas marcas Renault e Dacia, o Grupo apresentou um recorde de vendas de veículos de passeio e utilitários com uma alta de +20%. O Renault Symbol ficou como líder de seu segmento na região.

Na Turquia, o Grupo bateu seu recorde de vendas, com 68.831 emplacamentos (marcas Renault e Dacia), em progressão de + 69%. O Renault Symbol ficou como o 1º veículo vendido de todas as categorias, com 18.600 vendas e uma progressão de +71%, o Renault Fluence ficou como o 1º de seu segmento, com 14.700 vendas, e o Renault Latitude está sendo muito bem recebido.

.Eurásia: com uma alta de 73,3% (80.219 unidades vendidas), o grupo apresentou um recorde de vendas e participação de mercado de 5,7% principalmente graças à Rússia, que teve um aumento das vendas de 76% e atingiu uma participação de mercado de 6%. A Renault se tornou a 3ª marca do mercado, em progressão de uma posição em relação a 2010. O Renault Logan ficou como o 1º veículo de marca estrangeira e o 5º veículo mais vendido de todas as categorias.

. Ásia/África: com 129.306 unidades, o grupo Renault teve uma queda de volume de -9,6%, e resultados mitigados conforme o país.

Excelente desempenho no Irã, graças ao Logan e ao Mégane, com vendas em alta de 70% e uma participação de mercado de 4,7%. Os resultados da marca Renault Samsung Motors tiveram um recuo na Coreia, principalmente devido ao final da produção do SM7, dificuldades de abastecimento relacionadas ao tsunami ao Japão e uma forte pressão dos concorrentes.

Na Índia, um dos três mercados prioritários do grupo em todo o mundo, após o lançamento do Renault Fluence, em maio de 2011, a marca Renault comercializará o Koleos no 2º semestre de 2011 e o Duster em 2012. No total, cinco veículos serão lançados até o final de 2012.

Lançamentos de produto no primeiro semestre de 2011: Motor Energy dCi 130 (115 g de CO2/km) no Scénic e no Grand Scénic na Europa . Renault Sandero Stepway na Rússia, na África do Sul e no Magreb (Argélia e Marrocos)|.Renault Sandero fase 2 na América do Sul|. Renault Fluence no Brasil, na Colômbia, na Índia e na China|.Renault Mégane CC no Euromed|. Renault Scénic e Grand Scénic na China|.Renault Latitude na Europa, Turquia, Américas e na China|. Renault Master na Rússia, Ucrânia e Israel.

Perspectivas comerciais para o segundo semestre de 2011- O segundo semestre deve ter uma evolução diferente entre os mercados da Europa e do resto do mundo.

O Grupo prevê para 2011 um mercado mundial em progressão de +3% a +4% em relação a 2010, apesar de uma queda do mercado europeu estimada entre 0 e -2% e um mercado francês entre -4% e -6% em relação ao ano anterior.

A partir de julho, as dificuldades de abastecimento que atingiram principalmente a Europa devem ser solucionadas. As fábricas do Grupo vão recuperar um nível de atividade elevado a partir do final de agosto, e nossos prazos de entrega serão reduzidos. Na França, a participação de mercado do Grupo ao final de 2011 deve estar próxima daquela registrada ao final de 2010.

“Graças ao portfólio elevado de pedidos na Europa e com a manutenção de nossa ofensiva em todo o mundo, o grupo Renault prevê um novo recorde de vendas no acumulado do ano. Na Europa, o segundo semestre também será marcado pelo lançamento dos três primeiros veículos da gama elétrica da Renault, Kangoo Z.E, Fluence Z.E e Twizy.” declarou Jérôme Stoll.

15 principais mercados do Grupo Renault- Os 15 primeiros mercados representam aproximadamente 83% das vendas do Grupo. 8 deles estão fora da Europa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira