Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Projeto Casa Segura será tema de conferência sobre ortopedia na terceira idade

Rio de Janeiro - No Brasil, acidentes domésticos resultam em 140 mil internações por ano. Entre os idosos esse número é ainda mais assustador. Os desníveis no chão, objetos e móveis no meio do caminho e tapetes soltos, facilitam as quedas, causando muitas vezes lesões graves como, por exemplo, a fratura de fêmur. É preciso estar atento ao ambiente domiciliar, porque um pequeno degrau ou rampa que não faz diferença para um adulto jovem pode ser fatal para um idoso. As quinas afiadas dos móveis e o chão escorregadio também são outros problemas freqüentes para idosos.

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), criou em 1999 - Ano Internacional do Idoso, o Projeto Casa Segura, construindo os ambientes equipados com itens de segurança para a visitação da população, com apoio do Ministério da Saúde e de outras instituições profissionais da arquitetura e da construção civil brasileira, buscando sugerir a consideração destes critérios nas novas construções e motivar a adoção de medidas simples, de baixo custo e práticas em residência onde já habita esta população.

A Casa Segura acabou virando um livro da arquiteta Cybele Barros, autora do projeto arquitetônico. Ela desenvolve pesquisas relacionadas com a independência, a acessibilidade, a integração, o conforto, a segurança e a mobilidade de pessoas no interior de suas residências.

- A Casa Segura é um novo conceito de moradia que visa oferecer aos idosos, parcela cada vez maior e mais atuante da sociedade, uma ambientação mais adequada, segura e confortável que lhes dê mais independência: uma vida caseira de qualidade e dignidade, afirma Cybele.

Os conceitos da Casa Segura são baseados no respeito ao ser humano, na importância de um ambiente residencial saudável, no responsável compromisso ético da orientação para a prevenção de acidentes e traumas em estudos técnicos e científicos. A filosofia da segurança na residência do brasileiro de todas as idades aqui desenvolvida prioriza os trajetos, a luminosidade, a redução de esforços e cargas, a funcionalidade, a praticidade, a acessibilidade, a higiene, a acústica, a integração com outros cômodos, a ergonomia, a estética, o conforto e principalmente a parceria na adoção de certas medidas que comprovadamente reduzem os riscos de acidentes e traumas.

A Casa Segura será o tema da conferência principal sobre Ortopedia na Terceira idade, que será abordado na II Jornada de Excelência Médica, que acontece em novembro, no Rio de Janeiro. A conferência será proferida pelo ortopedista Marcos Esner Musafir, coordenador do Projeto Casa Segura e primeiro vice-presidente da SBOT.

- É responsabilidade de cada um de nós manter viva a cidadania em todos os momentos e ambientes de nossa vida. A segurança domiciliar, respeitando os hábitos e costumes dos moradores e das diferentes faixas etárias, deve ter como meta a prevenção de situações freqüentes, quer simples, como contusões e queimaduras de 1º grau, quer complexas como fraturas do fêmur proximal, rádio distal, coluna lombar e outras, afirma o médico.

A II Jornada de Excelência Médica acontecerá no próximo dia 29 de novembro, no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca,Riod e Janeiro, e abordará temas de várias especialidades médicas. O evento, promovido pela Academia Brasileira de Medicina e pela Amil, é aberto a médicos credenciados ou não à Amil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.amil.com.br/jornada.| Por: Comunique-se

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira