Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/07/2011 - 11:06

Energia oceânica: Alstom amplia seu envolvimento em energia marítima

Adquirindo uma participação de 40% na AWS Ocean Energy.

A Alstom adquiriu uma participação de 40% na empresa de energia renovável escocesa AWS Ocean Energy, representando a entrada da Alstom no mercado de energia das ondas. A Alstom será acionista, ao lado do Shell Technology Ventures Fund 1 e do Scottish Investment Bank, que continuam apoiando a AWS.

A transação complementa as atividades existentes do negócio de Energia Oceânica da Alstom em Nantes, na França, onde a empresa está desenvolvendo seu protótipo de turbina de marés em escala comercial de 1 MW, a Beluga 9. A energia das ondas, assim como a energia das marés, é livre de CO2 e tem o maior potencial de todas as tecnologias marítimas existentes, com recursos mundiais estimados entre 200 e 300 GW.

Criada em 2004, a AWS Ocean Energy está atualmente focada no desenvolvimento e na entrega de seu conversor de energia de ondas AWS-III [1], um dispositivo flutuante com saída de energia nominal de 2,5 MW. O apoio do fundo WATERS (Wave and Tidal Energy: Research, Development and Demonstration Support), administrado pela empresa escocesa, permitiu que um modelo em escala 1:9 do AWS-III fosse testado em Loch Ness em 2010.

Philippe Cochet, Vice-Presidente Sênior de Hydro & Wind da Alstom, afirmou: “Estamos extremamente entusiasmados de entrar para o mercado de energia de ondas neste momento. Nosso envolvimento com a AWS hoje é uma parte importante do desenvolvimento estratégico de nossa recém-criada atividade comercial, a Alstom Ocean. Após analisarmos várias tecnologias diferentes e realizarmos análises mais detalhadas, estamos absolutamente confiantes de que a AWS-III é uma tecnologia que complementa perfeitamente nossas atividades oceânicas atuais de energia de marés e eólica offshore, reforçando ainda mais a posição da Alstom como fornecedora líder de soluções de energia limpa”.

Em relação a esse investimento, Simon Grey, CEO da AWS Ocean Energy, disse: “Estamos satisfeitos em trabalhar com a Alstom para desenvolver ainda mais a tecnologia AWS-III. O investimento é um importante passo à frente para a AWS e para o setor de energia de ondas como um todo. Seu apoio, bem como o do governo escocês, é tanto um endosso daquilo que conquistamos até o momento quanto uma importante fonte de motivação para continuarmos desenvolvendo essa tecnologia”.

O governo do Reino Unido tem a ambição de aumentar a participação da eletricidade gerada a partir de fontes renováveis dos 6,7% atuais para cerca de 30% até 2020. A energia das ondas e das marés, juntas, tem o potencial de atender até 20% da demanda atual de energia do Reino Unido, representando uma capacidade instalada de 30-50 GW, com o Reino Unido detendo cerca de 50% dos recursos totais de energia de marés da Europa. A Alstom tem uma forte base comercial no Reino Unido e está comprometida com a indústria de renováveis da região, que está em rápido crescimento, notadamente através do desenvolvimento de uma turbina eólica offshore de 6 MW e da entrega de três parques eólicos onshore.

A Escócia está na vanguarda do desenvolvimento de energia marítima, tendo criado um Centro Europeu de Energia Marítima em Orkney em 2003, e com mais de 1,6 GW de concessões já garantidas para projetos de marés e ondas em águas escocesas. O Primeiro-Ministro escocês anunciou recentemente a meta de produzir o equivalente a no mínimo 100% da eletricidade da Escócia a partir de fontes renováveis até o ano de 2020. Portugal, Espanha e França também estão demonstrando um forte interesse em energia marítima e em energia de ondas, em particular.

Perfil-A Alstom é líder global em infraestrutura ferroviária e geração e transmissão de energia, e está na vanguarda de tecnologias inovadoras e amigáveis ao meio ambiente. A Alstom constrói os trens mais rápidos e o metrô automatizado de maior capacidade do mundo. Fornece soluções de usinas integradas turnkey e serviços associados para uma ampla gama de fontes de energia, incluindo hidrelétrica, nuclear, a gás, carvão e eólica, e oferece várias soluções para transmissão de energia, com foco em redes inteligentes. O Grupo emprega 93.500 pessoas em mais de 100 países, e registrou faturamento de € 20,9 bilhões em 2010/11.

Perfil-A AWS Ocean Energy Ltd. é uma empresa de desenvolvimento de tecnologias para energia de ondas baseada em Inverness. Seu negócio é a tecnologia de energia marítima: criação, comercialização e fornecimento de tecnologias e serviços relacionados para o setor de energia marítima emergente por meio de P&D, engenharia e expertise comercial. O principal produto da AWS é um gerador de energia de ondas offshore multi-MW que evoluiu a partir da premiada tecnologia Archimedes Waveswing™. A AWS está elaborando um rigoroso programa de Qualificação Tecnológica para fornecer estações de energia de ondas confiáveis, acessíveis e operáveis.

Respaldada pelo Shell Technology Ventures Fund 1 e outros investidores blue-chip, a AWS conta com uma experiente equipe de engenheiros e pesquisadores que buscam uma abordagem colaborativa para o desenvolvimento em que inovação e valor são aprimorados por meio de experiências e comunicações compartilhadas. A AWS é a primeira empresa de tecnologia de energia de ondas a ativamente promover a abordagem de Projetos Industriais Conjuntos do setor de petróleo e gás.

Perfil-O Scottish Investment Bank é uma divisão da Scottish Enterprise que opera fundos de investimento por toda a Escócia, em parceria com a Highlands and Islands Enterprise. Ele opera um conjunto de fundos, incluindo Scottish Seed, Scottish Co-investment, Scottish Venture e Scottish Loan Fund, para apoiar o mercado de financiamento de PMEs da Escócia a fim de garantir que empresas com potencial de crescimento e exportação tenham acesso adequado a capital para crescimento. [www.scottish-enterprise.com/sib].

Perfil- O Shell Technology Ventures Fund 1 B.V., administrado pelo Kenda Capital B.V. (“Kenda”), é um fundo de investimento exclusivo em grande escala focado na redução do custo de energia por meio da aceleração do desenvolvimento de novas tecnologias. O Kenda e o Fundo têm sólida expertise no setor de energia, impulsionada por meio de uma relação tecnológica exclusiva com o Grupo Shell. Grandes investidores do Fundo são o Royal Dutch Shell Group, o Coller Capital e a Abu Dhabi Investment Authority.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira