Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/08/2007 - 09:35

Semana Victor Meirelles

Dias16 e 17 de agosto de 2007, comemoração ao aniversário de 175 anos de nascimento de Victor Meirelles (18 de agosto de 1832).

O Museu Victor Meirelles comemorará no dia 18 de agosto de 2007, o 175º aniversário de nascimento do artista Victor Meirelles. Para esta importante data, será realizada a Semana Victor Meirelles com uma programação especial de atividades, gratuitas e abertas ao público.

Programação: 16 de agosto, às 18h30, Cinema Falado no Museu Victor Meirelles: O Mistério de Picasso (Le Mystére Picasso). Direção: Henry-Georges Clouzot, FRA, 1956, 75 min. Mediadores: Letícia Cardoso e Marcos Rabelo

Em 17 de agosto às 16h, Obra em Perspectiva com o Prof. Dr. Mário César Coelho "Uma Visão de Nossa Senhora do Desterro"

Exposição Gratis de Renata de Andrade, prorrogada até 13 de setembro, na Sala de Exposições Temporárias do Museu Victor Meirelles.

Cinema Falado na Semana Victor Meirelles, O Mistério de Picasso (Le Mystére Picasso), direção: Henry-Georges Clouzot FRA, 1956, 75 min. Mediadores: Letícia Cardoso e Marcos Rabelo, no dia 16 de agosto, quinta-feira, às 18h30min, Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles, Rua Victor Meirelles, 59 – Centro, Florianópolis/SC | Telefone: (48) 3222-0692.

O Cinema Falado retorna ao Museu Victor Meirelles nesta quinta-feira, dia 16 de agosto, às 18h30min, dentro da programação da Semana Victor Meirelles, exibindo um filme ao mesmo tempo documentário e obra de arte. Trata-se de O Mistério de Picasso, do diretor francês Henry-Georges Clouzot, rodado em 1956, e que mostra o artista em pleno momento de criação. Um registro raro e rico.

Excepcionalmente nesta edição do Cinema Falado teremos dois mediadores. São eles a artista Letícia de Brito Cardoso, mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Marcos Rabelo, historiador pela Unicamp e técnico do Iphan atuando na área de Patrimônio Imaterial na Superintendência de Santa Catarina.

Sobre o Filme: Igual um matador confrontando um touro, o artista aproxima-se do seu cavalete. Pablo Picasso, o mais influente artista do século XX, está fazendo arte, e Henry-Georges Clouzot, o famoso cineasta francês de As Diabólicas e O Salário do Medo, está fazendo um filme. Em 1955, Clouzot conseguiu convencer seu amigo Picasso a fazer um documentário de arte, onde ele registrava o momento da sua misteriosa criatividade. Para o filme o mestre criou 20 telas. Usando uma tinta e papel especial, Picasso criou rapidamente fantásticos desenhos onde Clouzot foi filmando no lado inverso da tela, capturando sua criação em tempo real. Quando o artista decidiu pintar em óleo, Clouzot mudou a cor do filme e usou a técnica de animação em stop-motion. Pelo contrato, todas as telas pintadas foram destruídas quando o filme foi finalizado. O governo francês declarou, em 1984, este documentário um tesouro nacional.

Obra em perspectiva: "Uma visão de nossa senhora do desterro", com o Prof. Dr. Mário César Coelho. Palestra: "Uma Visão de Nossa Senhora do Desterro". Palestrante: Mário César Coelho, dia 17 de agosto, sexta-feira, às 16h, na Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles | Rua Victor Meirelles, 59 – Centro | Florianópolis/SC | Telefone (48) 3222-0692.

O Museu Victor Meirelles promove, no dia 17 de agosto de 2007, às 16h, mais uma edição da série Obra em Perspectiva. Desta vez o convidado é o Prof. Dr. Mário César Coelho que expõe o texto intitulado "Uma visão de Nossa Senhora do Desterro".

No texto elaborado, Mário César trata da perspectiva peculiar da obra "Vista do Desterro", atual Florianópolis, circa 1847, e das implicações desta no trabalho. No desenrolar do texto são levantadas questões que permitem um novo olhar para esta obra que é tão ligada à cidade de Florianópolis. Abaixo um trecho do texto exposto:

"Desde cedo Meirelles apresentava uma geometria organizada, uma composição bem distribuída, no entanto, este quadro juvenil mostra uma particularidade visual. A obra tem uma estranha relação com a perspectiva, pois, apesar de ter um ponto de fuga principal encaminhado pelas linhas da Rua Trajano, no centro do quadro, o ponto de fuga do Adro da Igreja Nossa Senhora do Rosário não obedece ao resto da composição, acentuando a verticalidade e o olhar para as montanhas. É como se o olhar do pintor pudesse também estar muito acima do horizonte."

Mário César Coelho, arquiteto, professor no Departamento de Expressão Gráfica na UFSC. Mestrado e doutorado em História Cultural pela UFSC, defendeu recentemente a tese "Os Panoramas perdidos de Victor Meirelles".

Prorrogada a exposição gratis de Renata de Andrade - Continua aberta até o dia 13 de setembro de 2007 a exposição Gratis criada exclusivamente para a Sala de Exposições Temporárias do Museu Victor Meirelles. A exposição conta com instalações e assemblages criadas com lixo que Renata de Andrade coletou em Florianópolis, pinturas, e trabalhos em graffiti. Uma das intenções da artista é “abrir” o olhar do espectador para a beleza inesperada de objetos cotidianamente rejeitados. Outra faceta das produções de Renata é a utilização de fotografias como forma de se referir a outros espaços, “acho muito interessante esse diálogo entre o real e a representação - as duas e três dimensões comentando sobre a mesma coisa”, diz a artista.

A artista: Renata de Andrade é formada em Artes Visuais pela Gerrit Rietveld Art Academy, em Estudos Didáticos pela Didactic Studies for Visual Artists, e estudou multimídia no College of Multi Media, todos em Amsterdã. Desde 1998 recebe bolsa da Fundação para as Artes Visuais da Holanda (FBK), para a produção de seus trabalhos. Entre suas exposições destacam-se, além da individual Grátis no Museu Victor Meirelles; Nefelibatas – MAM, Museu de Arte Moderna, São Paulo; ARCO – Art Fair in Madrid, Espanha; Imagem Eletrônica – MAM, Museu de Arte Moderna, São Paulo; Invasões: Lixo? – MACCE, Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Fortaleza; Art Fair Rotterdam, Holanda; All In One Day, Museu Jan Cunen, Oss, Holanda. É brasileira, vive e trabalha em Amsterdã.

Exposição:Gratis até 13 de setembro de 2007,de terça à sexta das 13h às 18h, na Sala de Exposições Temporárias do Museu Victor Meirelles, Rua Victor Meirelles, 59 – Centro | Florianópolis/SC | Telefone(48) 3222-0692. Site: www.museuvictormeirelles.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira