Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/07/2011 - 08:08

Viva Rio reúne mais de 50 correspondentes comunitários de todo o Brasil

Encontro faz parte da semana de comemoração pelos dez anos do Viva Favela.

Mais de 50 correspondentes comunitários de várias favelas do país – Complexo do Alemão, Maré, Rocinha, Cidade de Deus, Heliópolis, Subúrbio Ferroviário de Salvador, entre outras –, estarão reunidos no Rio de Janeiro durante cinco dias para discutir mídia, favela, cultura digital, inclusão visual e jornalismo cidadão.

O I Encontro Nacional de Correspondentes Comunitários, que acontece de 18 a 22 de julho, no Memorial Getúlio Vargas, na Glória, faz parte das comemorações pelos 10 anos do Viva Favela (www.vivafavela.com.br), primeiro portal da internet que mostra as comunidades a partir do olhar dos seus moradores.

Também participarão do Seminário os fundadores do portal, além de profissionais renomados nas áreas de políticas públicas de Comunicação e Cultura, internet colaborativa e mídias comunitárias. Estão confirmados, entre outros, Franklin Coelho, Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia; Hermano Vianna, antropólogo e roteirista; Eliane Costa, gerente de patrocínios da Petrobras; Carlos Nepomuceno, jornalista e professor da COPPE; e Ivana Bentes, coordenadora da Escola de Comunicação da UFRJ.

Além de palestras, mesas redondas e painéis, que acontecem durante toda a semana, nos dias 20 e 21 (quarta e quinta-feira), os correspondentes comunitários participarão das oficinas: Produção Colaborativa, com experimentações audiovisuais, no Morro da Mineira; e Introdução ao Software Livre e Edição Audiovisual. No dia 21 também acontecerá a primeira oficina do Projeto Morrinho no Brasil. Os participantes construirão uma reprodução de favela que ficará exposta no Circo Voador durante um mês e fará parte da decoração da festa em comemoração pelos 10 anos do Viva Favela, que acontecerá no Circo Voador, no mesmo dia.

O Viva Favela- Há dez anos, no dia 21 de julho, o Viva Favela entrava no ar. Um novo meio de comunicação surgia na internet com a proposta pioneira de mostrar as favelas com o olhar do morador, a partir de uma redação formada por correspondentes comunitários e jornalistas profissionais do Rio de Janeiro. Hoje o Viva Favela não é só do Rio, é do Brasil. E o correspondente comunitário é do mundo! Se você é um jornalista cidadão, um cidadão conectado, um rádio-repórter, um produtor de vídeos, falando de favelas, periferias, vilas, aglomerados e outros caldeirões periféricos Brasil afora, chega junto!.| www.vivario.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira