Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/07/2011 - 08:29

Maratona universitária da eficiência energética terá um número recorde de participantes em 2011

Os desafios da mobilidade sustentável conquistaram definitivamente os estudantes brasileiros. Em sua oitava edição, a Maratona Universitária da Eficiência Energética reunirá um número recorde de 52 carros em 2011. Os protótipos (a gasolina, etanol e eletricidade) competirão no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, entre 4 e 6 de agosto. Serão premiados os veículos mais eficientes criados pelas universidades.

Ao longo de julho, mais de 500 alunos e professores estarão trabalhando na finalização dos modelos. Pela primeira vez, a prova receberá equipes do Rio de Janeiro, Bahia e Maranhão. Representantes de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também confirmaram presença. Ao todo, estarão reunidas 25 instituições de ensino superior, englobando as mais diversas especialidades acadêmicas.

Disputada desde 2004, a Maratona Universitária da Eficiência Energética é a quarta maior competição do gênero no mundo e a única da América Latina. A meta desse ano será superar o recorde de 599 km/l de gasolina, obtido pela Universidade Federal de Minas Gerais na pista circular (a “reta infinita”) da General Motors em 2006, além das marcas registradas no Kartódromo Ayrton Senna, como os 367 km/l de gasolina da Unicamp (SP), os 140 km/l de etanol da Anhembi Morumbi (SP) e os 39,6 km percorridos pelo protótipo elétrico da Federal de Itajubá (MG) com uma bateria de moto (12V 4Ah).

Além de buscar a máxima eficiência no aproveitamento energético, os participantes enfrentarão outro desafio igualmente importante: produzir os carros com o menor impacto ambiental possível, explorando materiais de origem natural ou praticando a reciclagem. As equipes que melhor unirem a excelência de projeto com o respeito ao planeta terão uma premiação especial, baseada nos relatórios apresentados.

“É uma satisfação ver a Maratona Universitária da Eficiência Energética chegar a esse número de participantes. A cada ano, procuramos tornar a competição mais profissional, ecológica e criativa, de forma a conquistar os estudantes. Esse crescimento, de 34 carros em 2010 para 52 em 2011, demonstra que estamos no caminho certo e nos empolga a ir muito além”, comemora Alberto Andriolo, criador e coordenador da prova.

A Melhor Premiação Universitária- Com patrocínio da Fiat Automóveis, Fiat Powertrain e NSK Rolamentos, além de apoio da Tramontina Pro, Baterias Heliar e VZAN, a prova premiará as duas universidades que alcançaram o menor consumo (em cada categoria) com automóveis para uso didático. As terceiras colocadas receberão três motores. Os três melhores projetos ganharão ferramentas profissionais.

É a competição estudantil brasileira com a melhor premiação. No total, a Maratona Universitária da Eficiência Energética distribuirá seis veículos, nove motores e 24 conjuntos de ferramentas entre os vencedores.

Universidades Participantes:Maranhão - UEMA (estreante).|Bahia - UESC (estreante).|Rio de Janeiro - UFRJ (estreante).|Minas Gerais - UFMG, CEFET e UNIFEI.|São Paulo - Anhembi Morumbi, Mauá, Mackenzie, UNIBAN, Unicamp, USP Politécnica, USP São Carlos, UNIFEB (estreante) e Unifev (estreante). |Paraná - Unioeste e UTFPR.|Santa Catarina - UFSC E3, UFSC CEM e Univille.|Rio Grande do Sul - UFRGS, FURG, UFSM, CTISM e Unipampa (estreante).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira