Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/07/2011 - 08:46

Iniciadas primeiras ações para viabilizar projeto do novo aeroporto da Serra Gaúcha


Comitiva organizada pela CIC visitou sítio aeroportuário de Vila Oliva no dia 15 de julho (sexta-feira).

Aproximadamente 80 pessoas participaram da visita ao local onde será instalado o novo aeroporto da Serra Gaúcha, no distrito de Vila Oliva, no dia 15 de julho (sexta-feira). A ação, organizada pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) contou com uma comitiva formada por lideranças empresariais, políticas e imprensa, além de autoridades e jornalistas da cidade de Gramado. O grupo teve a oportunidade de conhecer parte dos 445 hectares que serão destinados à obra. Esta visita e uma reunião para instalação do grupo de trabalho do novo aeroporto da Serra Gaúcha na próxima semana começam a desenhar as primeiras ações para a viabilização do projeto.

O presidente da CIC, Milton Corlatti, ressaltou que a construção do novo aeroporto não é uma luta da entidade nem apenas de Caxias do Sul, mas de toda a Região Nordeste do Estado, que será beneficiada com os embarques e desembarques de cargas e passageiros. “Hoje não existe mais disputa. O aeroporto é importante para todos os municípios da Serra Gaúcha”. A visita foi guiada por Nelson Balardin, proprietário de 245 dos 445 hectares já gravados no Plano Diretor de Caxias do Sul.

Representante do governo do Rio Grande do Sul, o diretor do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP), Roberto Barbosa de Carvalho Neto, afirmou que o empreendimento, depois da definição do local, anunciado em maio, entra em sua segunda fase, que é decidir o modelo de aeroporto e como viabilizá-lo. “Esta obra não é para o futuro, é para o presente”, frisou, ao se referir ao crescimento da demanda na aviação comercial brasileira.

Carvalho Neto explicou que o pontapé inicial será dado na próxima quarta-feira (20), às 10h, em Caxias do Sul, quando ocorre a reunião de instalação do grupo de trabalho do novo aeroporto da Serra Gaúcha. O encontro reunirá representantes dos municípios da região, entidades empresariais, Câmaras de vereadores e os Coredes da Serra e das Hortênsias. “Começa agora o consenso sobre o que fazer e como fazer. A busca pelos recursos depende dessas definições. Precisamos mostrar união, caso contrário não vamos conseguir chamar a atenção do governo federal para a necessidade desse aeroporto”, assinalou.

Ainda de acordo com o diretor do DAP, assim que esse grupo de trabalho definir o projeto e o volume de recursos, o que inclui os custos com acesso rodoviário, o passo seguinte será a captação de verbas. “Não vamos prescindir da iniciativa privada para a viabilização não só da construção como também da administração do aeroporto”, frisou. Quando anunciou o local, em maio, o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Beto Albuquerque, informou que o custo estimado mínimo da obra é de R$ 150 milhões, sem considerar os valores referentes às desapropriações de áreas e investimentos no acesso rodoviário.

A visita ao sítio aeroportuário que abrigará o novo aeroporto fez parte das comemorações dos 110 anos da CIC. Após a visita, o grupo foi recepcionado com um almoço no Parque de Eventos de Vila Oliva, do qual também participaram o prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, e o prefeito em exercício de Gramado, Luiz Antônio Barbacovi.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira