Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/07/2011 - 08:21

Intelig leva novas tecnologias para os Jogos Militares

Empresa inova com transmissão a laser para competições realizadas na Escola Naval.

Rio de Janeiro – A Intelig leva aos Jogos Militares inovação e tecnologia sofisticada. Pouco mais de quatro meses após início da implementação, a empresa finalizou toda a infraestrutura de tráfego de dados utilizada no evento, que acontece entre os dias 16 e 24 de julho, no Rio de Janeiro. O grande diferencial da companhia é o uso da tecnologia a FSO (Free Space Optics) - inédito para serviços de telecomunicações em grande escala no Brasil -, que permite a comunicação ótica por laser.

A Intelig é responsável por toda a infraestrutura de transmissão de dados dos jogos. Além da tecnologia FSO, a empresa também utilizará fibra ótica e tecnologia pré Wimax (em 5,8Ghz) para levar internet aos locais da competição internacional. Ao todo, a empresa disponibiliza 63 pontos fixos de conexão de rede, distribuídos entre os locais das provas (praias, Escola Naval, Hípica, município de Paty do Alferes etc.), Centros de Mídia e de Operação e alojamentos dos atletas. A competição reunirá cerca de seis mil atletas de mais de 100 países.

“O evento é considerado um grande teste para a Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016). Por isso, fornecemos tecnologia de ponta e superamos as expectativas dos organizadores”, afirma Leonardo Queiróz, diretor de Top Clients da TIM Brasil.

Superando desafios- Por conta das características muito diferenciadas dos locais das provas e para driblar os obstáculos geográficos, a Intelig teve que planejar diferentes soluções para atender às necessidades de cada um deles. Por exemplo, para os cinco pontos localizados em praias (Copacabana, Leme e Aterro do Flamengo), serão utilizadas 5 ERBs móveis (antenas de sinal de celular).

Já para as competições de vela, realizadas na Escola Naval (EN), foi montada uma estrutura com a moderna tecnologia FSO, que utiliza luz emitida por laser. Como fica muito próximo ao Aeroporto Santos Dumont, o local é complexo para a instalação de uma rede de dados e, por isso, a companhia optou pela transmissão via laser, que estabelece a comunicação com um receptor ótico, localizado na EN.

A tecnologia FSO oferece a velocidade de fibra ótica, com a flexibilidade do wireless. Ou seja, permite a transmissão a velocidades de até 1,25 Gbps e, no futuro, será capaz de atingir velocidades de 10 Gbps, quando utilizada com redes WDM (Wavelength Division Multiplexing). O FSO é um sistema pouco utilizado no Brasil e inédito em competições esportivas e será mantido no portfólio da Intelig para atender clientes instalados em locais de difícil acesso.

Levar a rede de dados para uma região remota do município de Paty do Alferes para realização da Prova de Orientação também foi um desafio para equipe envolvida. Nesta modalidade, o objetivo do atleta é passar por pontos de controle marcados no terreno, no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e uma bússola. Nos pontos marcados existem computadores onde os atletas devem registrar o horário de passagem pelo local. Para tanto, a Intelig instalou um link de transmissão de apoio com uma antena que capta a conexão via satélite na região. Esse sinal é enviado para Guaratiba e de lá é transmitido, em fibra ótica, para as torres da TIM, situadas no bairro de São Cristóvão.

Nos alojamentos foram colocados pontos de acesso com internet para livre utilização dos atletas. Já a arbitragem e os jornalistas no Centro de Imprensa poderão encaminhar em tempo real os resultados para todos os países participantes da competição.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira