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14/08/2007 - 09:44

Labace revela céu de brigadeiro para a aviação executiva

A Labace, feira de aviação executiva realizada no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, gerou US$ 150 milhões com a venda de 31 – número recorde - aeronaves em demonstração.

Cessna, Dassault, Gulfstream, Bombardier, Hawker Beechcraft, Cirrus, Bell, Helibras – a exceção entre eles é a brasileira Embraer – foram alguns dos expositores internacionais que atraíram as atenções na quarta edição da Labace – Exposição e Conferência de Aviação Executiva na América Latina.

Já no segundo dia do evento, mais de 5 mil pessoas haviam passado pelo credenciamento, contra 4.973 dos três dias da última edição da Labace, em 2005. A principal diferença entre as duas versões: este ano, pela primeira vez a Labace foi realizada num único espaço, concentrando expositores de serviços, acessórios e peças, palestras e exibição de aeronaves.

Aviões a pistão ou turbina; monomotores, bimotores, jatos; helicópteros. Havia interessados para todos os portes e valores, do pequenino monomotor a hélice Cirrus, campeão de vendas na categoria, com preço a partir de R$ 1 milhão; ao gigantesco jato transcontinental G550 da Gulfstream, de mais de R$ 100 milhões.

De acordo com Rui Thomaz de Aquino, presidente da ABAG – Associação Brasileira de Aviação Geral, promotora do evento, e da TAM – Táxi Aéreo Marília, “as vendas na Labace são reflexo do estágio da economia mundial, pois a aviação em geral é um importante instrumento de desenvolvimento”.

O balanço de vendas até ontem da TAM – Táxi Aéreo Marília inclui um helicóptero Bell 429, quatro monomotores C 162 Sky Catcher e três jatos da família Citation, entre eles o recém-lançado Mustang.

A Dassault informou que fechou um negócio ontem, a venda de um Falcon 2000 LX. "Fizemos muitos contatos que podem nos ajudar, sem dúvida essa foi a melhor edição da Labace, disse Rodrigo Pessoa, diretor de Vendas para a América do Sul.

A OceanAir, representante da Bombardier, Pilatus e Agusta/Westland, vendeu um jato Global 5000 e dois Learjet 60 XR, segundo José eduardo Brandão, diretor de Vendas.

Sem antecipar números, a Gulfstream sentiu um pulso mais vibrante da atual edição da Labace, onde tem expectativa de negócios melhores. “Essa Labace foi melhor, mais movimentada, com mais clientes potenciais, o espaço da feira também foi bem melhor”, analisa Ana Paula B. Company, gerente de Marketing da Gulfstream.

Para a Cirrus Brasil, a participação na Labace foi muito boa, com negócios fechados e um estande muito visitado, em decorrência do lançamento do monomotor mais vendido no mundo, o SR22G3. Em dois dias de feira, foram vendidos dois SR22G3, nos valores que vão de US$ 200 mil a 500 mil . O jato pessoal The Jet, demonstrado através de um vídeo no estande da Maule do Brasil, representante da Cirrus, teve três reservas confirmadas. ”As entregas serão feitas a partir de 2010”, disse o sócio-diretor Sérgio Beneditti, que conseguiu a representação do jato há vinte dias, em Miami. “Já temos 37 reservas no Brasil.” O The Jet custa aproximadamente US$ 1 milhão.

Em sua primeira participação na Labace, a Colt Aviation, que comemora um ano no Brasil, recebeu convidados e visitantes em seu estande com prospects e contatos positivos, segundo a analista comercial, Ana Cláudia Ruiz, para a compra do Learjet 31. A empresa aproveitou os contatos para captar novos clientes para seus serviços de fretamento e administração para a aviação geral.

A brasileira Embraer não se intimidou em meio aos pesos-pesados internacionais. Vendeu um Legacy e alguns Phenons (entre o 100 e o 300), além de diversos prospectos, até sexta no final da tarde.

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