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19/07/2011 - 09:34

Diagnóstico Empresarial

O Diagnóstico empresarial é uma importante ferramenta para o aperfeiçoamento contínuo das empresas. Fazer um diagnóstico assemelha-se a verificar em um grande espelho o que está desalinhado. Por meio dele se tem uma idéia clara dos pontos críticos da empresa que requerem atenção e ações corretivas.

Durante o processo do diagnóstico organizacional é possível detectar e analisar os problemas e as falhas que impedem que os objetivos desejados pelos gestores sejam alcançados. A partir do diagnóstico pode-se elaborar ações para eliminar as dificuldades percebidas, otimizando dessa forma todos os procedimentos da organização.

Visando auxiliar os gestores a fazerem um auto-diagnóstico das suas empresas, proponho as questões abaixo:

Utiliza ferramentas de planejamento?. Tem um posicionamento mercadológico claro e definido |Tem um plano para os próximos 2 a 3 anos |Os funcionários conhecem e participam dos planos da empresa |A empresa transforma as estratégias em planos de ação com indicadores de desempenho | Revisa periodicamente seu planejamento.

Os gestores focam resultados? 1. Têm metas de vendas| 2. Têm metas de lucratividade| 3. Têm metas de giro de estoques| 4. Possuem metas de redução de inadimplência| 5. Possuem metas de redução de custos.

A organização pratica uma sadia filosofia de marketing?

Conhece claramente seu público-alvo : Agrega valor aos seus produtos e serviços do ponto de vista dos clientes |Utiliza critérios claros para formação de preços de venda |O atendimento ao cliente é superior |A organização é inovadora em relação aos produtos e serviços.

Leva a sério a gestão de pessoas? Os processos de seleção identificam o funcionário certo para o lugar certo |A empresa oferece oportunidade de carreira para os colaboradores |Conta com um sistema formal de avaliação de desempenho |Tem um sistema de treinamento que leva em conta as necessidades dos cargos e as deficiências dos funcionários | Possui um sistema de incentivos por metas alcançadas.

Conhece os números do seu negócio?Conhece o ponto de equilíbrio |Possui capital de giro suficiente |Possui uma estrutura formal de crédito, cadastro e cobrança |Apura os resultados mensais para saber se está operando com lucro ou prejuízo Realiza planejamento financeiro trimestral através da projeção de um fluxo de caixa.

Só é possível implantar estratégias vencedoras construindo sobre os pontos fortes da organização aliados à minimização dos pontos fracos.

.Por: Soeli de Oliveira, consultora e palestrante das áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação do Instituto Tecnológico de Negócios, e-mail: [email protected] – Novo Hamburgo – RS.

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