Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/07/2011 - 07:54

Leve a vida com qualidade, propõe a CIC


17ª edição do Seminário Dia da Qualidade Caxias promovido, no dia 18 de julho (segunda-feira), e agradou aos participantes.

Do riso às lágrimas. A diversidade de sentimentos de cerca de 200 pessoas que participaram do Seminário do Dia da Qualidade de Caxias do Sul 2011, realizado na manhã e tarde do dia 18 de julho 9segunda-feira) - no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), refletiu a proposta do evento. Organizado pela entidade, por meio da Diretoria de Desenvolvimento e Competitividade e do Comitê Regional Serra Gaúcha do PGQP, o evento promoveu uma defesa à qualidade de vida nas relações humanas, sejam elas pessoais, profissionais ou sociais, a partir do tema “Leve a vida com qualidade”.

Ao longo do Seminário, que está na 17ª edição, os participantes exercitaram o corpo fazendo ginástica laboral, se divertiram com a apresentação de um esquete de teatro do grupo de Círculo de Controle da Qualidade (CCQ) da Agrale, aprenderam com práticas de sucesso na área de gestão de pessoas e fizeram uma análise a respeito de seus comportamentos na condução das próprias vidas.

A gestora do Grêmio Whirlpool, da unidade de Joinville, Gislaine Vanderwegen, apresentou o Programa De Bem com a Vida, voltado aos colaboradores da empresa. Criado em 2007, o programa é sustentado por quatro pilares: Saúde, Mente, Lazer e Social e Cidadania. Gislaine explicou que na Saúde é trabalhada a prevenção e os cuidados com o corpo, a Mente envolve a parte emocional, o Lazer visa a desenvolver atividades de diversão, cultura e entretenimento e a área Social e Cidadania incentiva o voluntariado. “O programa é eficaz graças aos líderes da empresa. Se o líder não compra a ideia nada acontece. O objetivo do programa é que os colaboradores queiram as melhorias, que ele desenvolva a vontade de melhorar sua vida”, observou.

A Whirlpool Latin America, maior fabricante de eletrodomésticos da América Latina, possui 14,5 mil colaboradores, que atuam nas fábricas de Rio Claro (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM) e em oito escritórios no exterior. A empresa oferece benefícios aos seus colaboradores como creches, locais para descanso e lazer e, a partir de convênios, possui na planta de suas fábricas empreendimentos como farmácia, lojas de conveniências, escolas e academia. Consciente da importância das pessoas nas organizações, a gestora resume o sentido do trabalho com foco em pessoas: "buscamos oferecer facilidade e conforto para gerar qualidade de vida a eles". Por essas e outras razões a empresa conquistou em 2010 o topo da pesquisa As Melhores Empresas para Você Trabalhar do Guia Exame/Você S.A.

Mas não é preciso ir tão longe para conhecer boas práticas de gestão em prol da qualidade de vida no trabalho. A coordenadora Corporativa de Recursos Humanos das empresas Randon, Lenita Meneguzzi, falou dos programas Viver de Bem com a Vida e Novos Caminhos. Segundo Lenita, o primeiro busca promover cultura para a qualidade de vida com foco na conscientização dos colaboradores. Para isto, a empresa trabalha utilizando a metáfora da sinaleira, com as cores verde, amarelo e vermelho. “Só mudo aquilo que faz sentido para mim, por isso trabalhamos com estímulos”, justificou.

Já, o Novos Caminhos tem o intuito de desvincular da empresa, de forma saudável, o funcionário que vai se aposentar pelo INSS. A coordenadora esclarece que três anos antes da aposentadoria as lideranças da empresa realizam atendimentos individualizados de apoio na tomada de decisões a respeito do futuro profissional e pessoal do colaborador. “Queremos que eles desenvolvam atividades úteis, que não envolvem necessariamente renda. Pode ser uma maior atuação na família, na comunidade, em trabalhos voluntários. O que importa é que eles continuem ativos e felizes”, ressaltou. O acompanhamento da empresa continua inclusive após o desligamento.

Outro exemplo próximo vem da farroupilhense Lojas Colombo. O diretor de Recursos Humanos da rede de lojas, Francisco Batista, salientou o quanto a empresa estimula e treina as lideranças para conduzir suas equipes e falou sobre o Programa Velejar, que é um sistema de gestão dos colaboradores por competências. “No Velejar é possível valorizar cada colaborador, formalizar o plano de carreira, aprimorar o recrutamento e a seleção, oferecer o retorno do desempenho, com avaliações e feedbacks e, ainda, desenvolver as lideranças na Colombo”, concluiu.

A recomendação dos cuidados com a saúde a fim de conseguir qualidade de vida ficaram a cargo das educadoras físicas Kátia Weber, diretora da Prime Qualidade de Vida, e Rosângela Battisti, da Rofit Ginástica Laboral. Além de fazer ginástica laboral com os participantes, ambas estimularam a prática da atividade física. Rosângela disse ainda que somente a saúde não basta. Para se ter qualidade de vida é preciso gerenciar e equilibrar oito áreas comuns aos seres humanos: profissão, alimentação, atividade física, família, vida social, sono, lazer e espiritualidade.

Coube ao diretor da Associação Desportiva para Deficientes (ADD), Steven Dubner, o encerramento do evento. Ele proferiu uma palestra de motivação contando histórias de seus alunos brasileiros da ADD que superaram as deficiências físicas e conquistaram recordes e medalhas olímpicas. “A limitação está na cabeça das pessoas”, resumiu Dubner, que com vídeos dos atletas paraolímpicos levou a plateia às lágrimas. [www.cic-caxias.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira