Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/08/2007 - 09:11

Parceria pode eliminar calote

Parceria entre Rede Total de Imóveis e Porto Seguro facilita locação de imóveis e elimina risco de calote.

Alugar um imóvel pode significar uma tremenda dor de cabeça tanto para o inquilino como para o proprietário. Segundo Luciano Takahashi, diretor administrativo da Start Imóveis, imobiliária associada à Rede Total que hoje desponta como a maior do setor em Campinas, a inadimplência atinge 5% dos imóveis alugados na cidade se considerarmos os atrasos de pagamento e é maior no setor comercial. Por outro lado, muitos inquilinos têm dificuldade de encontrar um fiador. Para eliminar o risco do calote e ao mesmo tempo facilitar a locação, a Rede Total acaba de firmar parceria com a Porto Seguro. Takahashi afirma que é uma tendência de mercado.

Só para se ter uma idéia, em julho a Porto Seguro teve um crescimento de 43% na venda de apólices de seguro fiança, comparado ao mesmo período do ano passado. Na imobiliária de Takahashi, três em cada dez contratos de locação são feitos com seguro fiança. Isso porque, comenta, Campinas tem uma grande população flutuante que é atraída pelas universidades e empresas. Ele diz que em geral os universitários aquecem o mercado de locação em 30% no início do ano, índice que atingiu 36% em 2007, mas uma boa parcela da população desconhece o seguro fiança que ainda tem uma participação tímida de 15,5% no estado segundo o CRECI SP. A apólice com cobertura de aluguel mais encargos é a preferida pelas imobiliárias para garantir o pagamento das contas de água e luz que se forem mantidas no nome do locador não sofrem corte de fornecimento ainda que o inquilino não efetue os pagamentos, ressalta.

O custo desta apólice equivale a 77% do valor mensal do aluguel mais encargos – IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), água, luz e condomínio. Nas imobiliárias parceiras da Porto Seguro pode ser parcelada em até 12 vezes. O executivo explica que o parcelamento em até 4 vezes não tem acréscimo de juros que chegam a 19,8% para quem opta pelas 12 parcelas. Isso quer dizer que uma apólice de 600 de reais à vista, sai por 719 reais/ano, com parcelas de 59,96 reais/ mês, exemplifica Takahashi.

Caso o seguro não seja pago pelo inquilino, a imobiliária se responsabiliza pela cobrança. Para o proprietário significa a certeza do recebimento do aluguel porque a seguradora efetua o pagamento quando ocorre inadimplência. Já o inquilino tem direito a assistência gratuita de chaveiro, instalação de chave-tetra, troca de segredos e reparos hidráulicos. Com mais R$ 25 cobre reparos elétricos, desentupimento, substituição de telhas, serviço de telefonia, conserto de geladeira, freezer, máquina de lavar, máquina de secar, fogão a gás e microondas, além da instalação de varal, prateleira, olho mágico, pega-ladrão, persianas, trilho de cortina e varão.

Takahashi conta que o perfil do consumidor de seguro fiança é formado por profissionais que preferem pagar a apólice para não terem de passar pelo constrangimento de pedir fiança aos colegas de trabalho. Entre universitários, ressalta, metade tem dificuldade de apresentar um fiador apesar de muitas imobiliárias aceitarem que os pais sejam fiadores desde que morem em cidades próximas. O problema é que só 24,2% dos quase 3 mil novos alunos aprovados no vestibular 2007 da Unicamp moram na Região Metropolitana de Campinas e 70% não têm atividade remunerada, conforme levantamento da CMVEST (Comissão Permanente Para os Vestibulares). Como representam uma parcela significativa do mercado de locação, a Rede Total acredita que a parceria com a Porto Seguro deve melhorar este segmento em Campinas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira