Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/07/2011 - 09:12

Nordeste: maior produtor de caju conta com equipamentos potentes para manter a produtividade em alta

Não é de hoje que a região nordeste do país chama a atenção na produção agropecuária. Em 2010, o Estado do Ceará fechou o ano com R$ 1,8 bilhão de valor bruto da produção agrícola e parte desse faturamento é resultado do setor cajueiro. Segundo a agência Embrapa, o cultivo do fruto é responsável por gerar cerca de 35 mil empregos diretos no campo, 15 mil na indústria e 250 mil empregos indiretos nas duas áreas.

A temporada do caju inicia-se com a chegada do clima seco e das baixas temperaturas, período em que os produtores realizam a colheita dos frutos e o manejo das áreas de cultivo – ação considerada segunda fonte de renda para os nordestinos, já que a intensificação do trabalho com o caju ocorre nas entressafras de culturas tradicionais, como feijão, algodão e milho, o que reduz o êxodo rural.

Para manter a produtividade do fruto em alta, os trabalhadores rurais necessitam de ferramentas e equipamentos específicos em todas as etapas do cultivo da fruta. Nesse sentido, empresas como a Husqvarna, multinacional sueca líder em equipamentos para o manejo de áreas verdes, aperfeiçoam as atividades do campo oferecendo produtos ergonômicos e de alta produtividade.

Segundo Graziela Lourensoni, gerente de Produtos da empresa, cada vez mais os produtores demandam qualidade e tecnologia nos equipamentos agrícolas. “Desenvolvemos produtos fáceis de manusear para agilizar o serviço e proporcionar mais rentabilidade para o bolso do produtor. Hoje em dia, a tecnologia é uma aliada fundamental para o trabalho do campo”, explica.

Alguns equipamentos fundamentais para manter a produtividade no setor cajueiro:

1. Motosserra 362: Lançamento do ano, o equipamento destaca-se pela alta produtividade, desempenho superior e resultado de alta qualidade. Pode ser usada para poda constante e devido a sua alta densidade, exige o emprego de motores de alta potência. Indicada para madeiras de pequeno diâmetro e grandes extensões plantadas

2. Soprador Husqvarna 356BTx: O soprador 356BTx é um equipamento versátil no manejo do cajueiro. Possui motor E-TECH® II, suporte ergonômico com elementos antivibratórios, cinturão cômodo e ajustável, o que permite fazer a limpeza embaixo do pé de caju e a varrição dos detritos no terreiro com maior facilidade. Indicado para a limpeza entre os pés produtores.

3. Motosserra 372XP®: O modelo possui um dispositivo antivibratório, capaz de suportar altas velocidades e grandes esforços, indicada em atividades mais exigentes. Pode ser usada para poda constante e devido a sua alta densidade, exige o emprego de motores de alta potência. Indicada para madeiras de médio a grande diâmetro e grandes extensões plantadas

4. Podador de galhos 327P5X – O destaque do produto é a haste desmontável, o que facilita o transporte. Montado, oferece um alcance que pode chegar a 4 metros. Pode ser usado para poda em arbustos com altura elevada onde não é possível a utilização de outros modelos, como 362 e 372XP.

5. Motosserra T435 – Leve e compacta, a máquina profissional é indicada para poda em altura de madeiras de grande diâmetro onde se permite o arborismo (escalada).

6. Motosserra 445e TrioBrake – Desenvolvida para quem demanda um equipamento potente, robusto e resistente, com máxima segurança. Assim, por meio da tecnologia TrioBrake™, pode ser utilizada em poda por operadores iniciantes devido a esse sistema de freio diferenciado.

7. Roçadeira 236R – O equipamento é essencial para serviços intensivos, já que o resistente motor e o sistema de manutenção da embreagem, além do filtro de ar, levam ao aumento da vida útil do produto. Indicada para limpeza e coroamento .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira