Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/07/2011 - 08:00

Casa Ronald McDonald-RJ dobra sua capacidade de hospedagem

E ganha suítes mais espaçosas e confortáveis.

A partir do dia 21 de julho (quinta-feira), a Casa Ronald McDonald-RJ ficará maior e ganhará mais espaço para hospedar simultaneamente até 57 crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. Com a inauguração da sua segunda expansão, o prédio, que antes possuía quatro quartos e cinco suítes, agora contará com 39 espaçosas suítes. A obra foi custeada com recursos arrecadados em campanhas do McDia Feliz, doações de empresas parceiras e membros contribuintes e totalizou R$ 8, 5 milhões.

Com a ampliação, a Casa terá nove suítes reservadas a pacientes que passarem por transplante de medula óssea. Além de banheiro exclusivo, haverá também mini-copas, permitindo que a criança faça suas refeições em seu próprio aposento sem precisar se deslocar para as áreas comuns, protegendo-se assim contra infecções. O hóspede poderá ainda ficar com dois acompanhantes. Antes, era possível apenas a permanência de uma pessoa da família. Estas suítes também poderão ser utilizadas por pacientes com outras doenças correlatas, quando houver disponibilidade.

A Casa Ronald McDonald-RJ vai oferecer, ainda, outra hospedagem especial: um apartamento para receber famílias que venham de outras cidades e estados para fazer testes de compatibilidade de medula óssea. O quarto terá o dobro do tamanho das suítes e capacidade para hospedar até quatro pessoas. A ideia é trazer mais conforto e facilidade neste período de busca por um possível doador, que pode durar alguns dias. Além de uma copa maior, este espaço contará também com uma sala de estar.

Os outros quartos contarão com belas pinturas artísticas nas paredes, banheiro, ramal de telefone, mesa para uso de computador e sistema de uso de cartão para acesso, que comandará também a parte elétrica, evitando o desperdício de energia. Toda a obra foi feita seguindo preceitos de sustentabilidade. O chuveiro, por exemplo, funcionará a partir de um sistema de aquecimento solar. Já as torneiras controlarão consumo de água, enquanto as válvulas de descarga possuem duplo acionamento. Para facilitar a mobilidade de cadeirantes, todos os corredores foram ampliados. “Todo este projeto de sustentabilidade é importante não só para conscientizar funcionários, como também os hóspedes, que levam esses costumes para suas casas, passam à frente e adquirem uma consciência social”, conclui Carlos Neves, assessor de projetos e obras da Casa Ronald.

A obra foi iniciada em 2009, após um apelo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que comunicou a dificuldade para hospedar pacientes transplantados, tendo que recorrer a impessoais quartos de hotel. Além disso, a contínua capacitação de médicos para o diagnóstico precoce da doença, como o projeto coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, faz com que o tratamento se inicie mais cedo e com mais chances de cura. A presidente da Casa Ronald McDonald-RJ, Sonia Neves, acredita que a oportunidade de ficar em um local preparado para receber estas crianças e a possibilidade de ficar em contato com a família durante a estadia é um estímulo a mais para a recuperação. “A união da família neste momento tão difícil é muito importante para a criança poder enfrentar a doença. Ela se fortalece, se sente abraçada. Por isso, tivemos a preocupação em criar quartos especiais. É uma chance para o pequeno paciente encarar o tratamento com mais confiança e tranquilidade”, explica. 

Thiago Lacerda como mestre de cerimônias- O lançamento da expansão acontecerá nesta quinta-feira, 21 de julho, às 9h. A rua será fechada para o evento, que vai contar um mestre de cerimônias muito especial: o ator Thiago Lacerda, que já foi padrinho da Casa Ronald McDonald-RJ. Os convidados poderão fazer uma visita às novas instalações e participar de um pequeno coquetel. Na ocasião, estarão presentes membros da diretoria e franqueados do McDonald’s, do Conselho do Instituto Ronald McDonald, parceiros da Casa Ronald McDonald-RJ, empresas mantenedoras.

Perfil-A Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro foi a primeira na América Latina e tem o compromisso em oferecer uma "Casa longe de casa" para crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, mais acompanhante, de outros estados e municípios, em tratamento no Rio de Janeiro. Desde a sua fundação em 1994, a Casa já recebeu mais de dois mil pequenos pacientes e, só no ano passado, contou com 250 voluntários atuantes. A Casa Ronald oferece vários programas na área social e psicossocial, como o de distribuição de Bolsa de Alimentos e cursos profissionalizantes para as mães. Atualmente, são 405 voluntários que se dedicam em diversas atividades, desde tarefas administrativas e operacionais até aquelas de atendimento direto às crianças, adolescentes e seus acompanhantes.

A primeira Casa Ronald McDonald foi inaugurada em 1974, na Filadélfia, Estados Unidos, com o objetivo de ser uma casa de apoio ao tratamento do câncer infanto-juvenil. A iniciativa ganhou abrangência mundial e hoje são mais 307 Casas Ronald McDonald, espalhadas por 30 países e regiões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira