Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/08/2007 - 09:21

Dedini e Barralcool recebem prêmio de melhor trabalho na África do Sul


Reconhecimento ocorreu durante o principal evento de tecnologia sucroalcooleira do mundo.

Piracicaba (SP) – A Dedini S/A Indústrias de Base e a Usina Barralcool receberam o prêmio de melhor trabalho (best paper) apresentado durante o Congresso da ISSCT (Internacional Society of Sugar Cane Technologists), que ocorreu de 29 de julho a 2 de agosto, em Durban, na África do Sul. A ISSCT é a principal entidade e o congresso o mais importante evento de tecnologia sucroalcooleira do mundo.

O prêmio foi recebido pelo trabalho “Produção de Biodiesel integrada à Usina de Açúcar e Álcool Barralcool”, que descreve o conceito e a iniciativa pioneira de instalação de uma usina de biodiesel integrada a uma usina de etanol, destacando os resultados positivos obtidos.

Segundo o vice-presidente de tecnologia e desenvolvimento da Dedini, José Luiz Olivério, que também é um dos autores do trabalho, a produção de biodiesel integrada é uma solução inédita. “Trata-se de uma nova realidade de negócios que promove também a melhoria das condições ambientais que existem historicamente no setor canavieiro.” Com a integração, os caminhões e tratores das áreas agrícolas das usinas podem trocar o diesel pelo biodiesel. “A usina torna-se totalmente independente do ponto de vista energético, e também tem suas condições ambientais favorecidas ao contribuir com a redução da emissão particulados e gás carbônico na atmosfera”, explicou Olivério.

Os autores do trabalho são, além de Olivério, Sérgio Barreira, diretor da Divisão de Açúcar e Etanol da Dedini e Sílvio Rangel, gerente de Biodiesel da Barralcool.

Barralcool - A planta de biodiesel da Usina Barralcool começou a operar em novembro do ano passado. É a primeira e única no mundo a ter a integração “usina de biodiesel/usina de açúcar e álcool” e produz 57 milhões de litros de biodiesel por ano. A tecnologia para esta inovação foi totalmente desenvolvida, fornecida e instalada pela Dedini possibilitando a produção de biodiesel, bioetanol e bioeletricidade.

A Barralcool está instalada em Barra do Bugres (MT) e produz o biodiesel a partir da rota etílica, utilizando o etanol como uma de suas matérias-primas. Desta forma, o biodiesel é 100% “verde” e renovável, diferente do biodiesel produzido na Europa, que utiliza o metanol de origem fóssil. A planta de biodiesel da Barralcool é a única unidade de processo contínuo do mundo a produzir o biodiesel etílico.

A implantação de uma usina de biodiesel anexa a uma de açúcar e álcool já existente reduz em cerca de 25% o investimento, já que aproveita parte do complexo industrial e o biodiesel produzido tem custo menor em cerca de 8%. O investimento da Barralcool ficou na ordem dos R$ 25 milhões.| Foto: José Luiz Olivério, vice-presidente de tecnologia e desenvolvimento da Dedini recebe o prêmio das mãos de Peter Rein, principal cientista do setor sucroalcooleiro no mundo e professor da Universidade de Lousiana - EUA

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira