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22/07/2011 - 09:14

Terminal Santa Catarina vai oferecer transporte ferroviário de contêineres


Terminal localizado no Porto de São Francisco do Sul firma parceria com a Brado Logística para viabilizar transporte pela malha ferroviária.

O TESC – Terminal Santa Catarina e a Brado Logística uniram forças com objetivo de viabilizar o transporte ferroviário de contêineres dry e reefer para o porto de São Francisco do Sul, o que pode reduzir em até 20% o custo com transporte de cargas em contêineres, comparando com o transporte rodoviário, além de garantir mais segurança. A alternativa também reduz significativamente o número de caminhões na rodovia, contribuindo para a redução das emissões de CO2.

Esta malha ferroviária atenderá, a princípio, os exportadores de Lages (SC), Ponta Grossa (PR), Cambe (PR), Cascavel (PR) e, após 90 dias, Telêmaco Borba (PR). O tempo de deslocamento será de no máximo 96 horas e durante o percurso a composição fará uma pausa para que os contêineres reefers sejam ligados e recuperem o frio.

“Com mais essa alternativa de transporte, o Porto de São Francisco do Sul amplia as opções de acesso para as cargas conteinerizadas destinadas a qualquer local do mundo que não querem sofrer com grandes congestionamentos dos Portos Brasileiros e rodoviários. Devido à sua localização, o TESC não é prejudicado pelas variações climáticas, portanto, não há espera para atracação”, declara José Eduardo Bechara, diretor superintendente do TESC- Terminal Santa Catarina.

“Estamos oferecendo aos exportadores e importadores do interior do Paraná e de Santa Catarina mais um diferencial competitivo, utilizando a intermodalidade para escoar suas cargas via trem para o Porto de São Francisco do Sul. A união do know-how da Brado e do TESC trará benefícios econômicos e sustentáveis tanto para os clientes quanto para o sul do país”, declara José Luis Demeterco Neto, presidente da Brado Logística.

A malha ferroviária existente já opera com granéis e a ideia é incrementar a atividade com o transporte de contêineres, tanto para cargas frigorificadas quanto secas. A operação de embarque e desembarque de contêineres das plataformas será realizada em terminal já existente em São Francisco do Sul, a 6 km do porto.

A previsão de início das operações é neste mês de julho e terá frequência diária, com movimentação de contêineres cheios e vazios.

Perfil- O TESC – Terminal Santa Catarina S.A. é um terminal inserido no complexo portuário de São Francisco do Sul. Oferece soluções logísticas de alta performance e produtividade para seus clientes, tanto na importação quanto na exportação, movimentando cerca de 200 mil TEUs/ano. O TESC é um terminal alfandegado pela Receita Federal do Brasil - o que significa que as cargas armazenadas estão protegidas por modernos sistemas de segurança.

O sistema de operação é totalmente integrado, desde a atracação do navio até a saída da carga. Após obras de ampliação, dragagem (14 metros) e aquisição de novos equipamentos, o Terminal detém estrutura altamente competitiva, privilegiando agilidade e segurança na prestação de serviços.

Perfil-A Brado Logística atua forte no mercado de contêineres no Brasil e Mercosul, utilizando o diferencial do transporte ferroviário para escoamento das cargas atendendo o grande, médio e pequeno embarcador, com logística e infraestrutura diferenciada. Maior operadora logística do Brasil com base intermodal rodoferroviária em contêiner, a Companhia oferece capacidade, competitividade nos custos e qualidade de serviço, além de operações de transporte intermodal rodoferroviário, armazenagem de cargas reefer e dry, distribuição, frota própria, terminais de contêineres, Redex, Vigiagro e habilitações para os mercados internacionais.

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