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15/08/2007 - 09:27

Calçadistas brasileiros fecham negócios imediatos e futuros na maior feira colombiana do setor


Cinco fabricantes nacionais participaram da 16ª edição da IFLS na semana passada, em Bogotá, no Pavilhão Brasileiro organizado pelo programa Brazilian Footwear promovido pela Abicalçados e organizado pela Francal Feiras.

Foi encerrada na última sexta-feira, dia 10, a 16a IFLS - International Footwear & Leather Show, na Colômbia. As cinco empresas que formaram o Pavilhão Brasileiro promovido pelo programa Brazilian Footwear fecharam negócios superiores a US$ 1,3 milhão e prospectam vendas futuras de mais US$ 1,6 milhão.

“A participação foi muito positiva para os calçadistas brasileiros. Aqueles que já mantém um distribuidor local fecharam bons negócios, e os que foram à procura de um distribuidor conseguiram encontrar um”, avalia Malu Fiorese, gerente de negócios da Francal.

O Pavilhão Brasileiro da IFLS integra o Showroom de Calçados Brasileiros na América Latina, projeto do Brazilian Footwear – o programa de estímulo às exportações do setor, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados) em parceria com Apex Brasil e organização da Francal Feiras.

“A importância de participar deste evento não se limita ao mercado colombiano”, explica Ivânio Batista, consultor da Abicalçados e coordenador do Brazilian Footwear. “É uma oportunidade de abrir mercado em países próximos, já que a IFLS é muito visitada por compradores da Venezuela, Peru, Equador e Costa Rica”.

Malu conta que o Brazilian Footwear está pleiteando uma área maior para o Pavilhão Brasileiro nas próximas edições da feira colombiana, pelo menos o dobro dos 100 m² atuais. “Temos uma demanda reprimida, várias empresas deixam de participar por falta de área. Conversamos com o presidente da IFLS e ele ficou de levar o assunto ao Conselho da feira para atender nosso pedido”.

Da mesma forma, segundo Malu, os colombianos estão interessados em participar da próxima edição da FRANCAL, maior evento de calçados e acessórios de moda da América Latina, que tem sua próxima edição em julho do ano que vem.

Mercado potencial - A Colômbia vem apresentando um crescimento gradativo nas importações de calçados brasileiros. Em quatro anos, os embarques para aquele país saltaram de 1,1 milhão de pares para 2,75 milhões, um aumento de 150%. Em termos de faturamento, passou de US$ 3,3 milhões para US$ 16 milhões (385% a mais).

Mesmo assim, ainda há um grande potencial a ser explorado. Dos 36 milhões de pares que os colombianos importaram em 2006, apenas 7,5% partiram do Brasil. Fatores como a proximidade geográfica, semelhanças na construção do sapato e mesma estação climática reforçam as previsões de que a Colômbia poderá, num curto espaço de tempo, figurar entre os maiores compradores do produto nacional no continente sul-americano.

Promovida pela ACICAM - Asociación Colombiana de Industriales del Calzado, el Cuero y sus Manufacturas, a 16a IFLS reuniu 500 expositores numa área de 11 mil m². O Pavilhão Brasileiro desta edição foi formado pelas empresas Bebecê e Miúcha, de Três Coroas (RS), Beira Rio, de Novo Hamburgo (RS), Tronic, de Chapecó (SC), e Klin, de Birigui (SP).

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