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22/07/2011 - 09:32

Natura atinge lucro liquido de R$ 338,6 milhões no 2T11

Empresa alcança seu maior patamar de market share atingindo 25,4% ,e registra aumento da participação das operações internacionais no faturamento.

A Natura, empresa de cosméticos líder no setor no Brasil, no acumulado dos primeiros seis meses do ano, apresentou a receita líquida consolidada de R$ 2.539,5 milhões, com crescimento de 10,5%; Ebitda de R$ 591,3 milhões, o que representa uma evolução de 2,8% em relação ao mesmo período de 2010, com margem de 23,3%; e lucro líquido de R$ 338,6 milhões. No segundo trimestre de 2011, a Natura apresentou receita líquida consolidada de R$ 1.393,6 milhões, com crescimento de 8,6%; Ebitda de R$ 327,3 milhões, 1,4% menor do que o ano anterior, com margem de 23,5%; e o lucro líquido de R$ 188,1 milhões.

No Brasil, a Natura ganhou 0,46 pp de market share no mercado alvo nos quatro primeiros meses do ano, atingindo participação de 25,4%, seu maior patamar.

Nas operações internacionais, nos primeiros seis meses do ano, a receita bruta aumentou 36,6% em moeda local ponderada em relação ao ano anterior. O resultado operacional das operações em consolidação (Argentina, Chile e Peru) elevou-se a R$ 9,5 milhões (R$ 1,8 milhões em 2010). Nas operações em implantação (México e Colômbia), a empresa segue investindo. O total das operações internacionais representou no acumulado do ano, 8,4% do total de faturamento, versus 7,2% no mesmo período de 2010.

A base de consultoras evoluiu a taxas expressivas. A empresa, que recentemente conquistou a terceira posição no ranking mundial das vendas diretas, registra no 2T11 um aumento de 15,6% no canal de vendas, atingindo 1.079,1 mil consultoras no Brasil. Nas operações em consolidação (Argentina, Chile e Peru), o número de consultoras cresceu 15,3%, alcançando 143 mil ao final do 2T11. Nas operações em implantação (México e Colômbia), o número de consultoras ampliou-se em 36,9%, alcançando 71 mil ao final do 2T11.

O mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPP&C), apesar de apresentar taxas relevantes, cresceu menos do que em 2010. Segundo dados do Sipatesp/Abiphec(*), o mercado alvo cresceu 9,5% nos primeiros quatro meses do ano, versus 13,5% no ano anterior. “O ambiente competitivo mais acirrado e a entrada de novos concorrentes estimulam a evolução dos nossos negócios e a busca contínua de eficiência. A Natura conta com sólidos fundamentos; valores e cultura diferenciados, um time de liderança de alto desempenho, uma marca forte e admirada, oportunidades em categorias e faixas de preços nas quais ainda não atuamos e um canal de vendas que segue crescendo a taxas importantes”, detalha Roberto Pedote, vice-presidente de Finanças, Jurídico e Tecnologia da Informação.

Para a Natura, a inovação é o principal vetor de diferenciação e crescimento no longo prazo. A empresa segue investindo em pesquisa e desenvolvimento de produtos e conceitos, e em especial planeja um aumento dos esforços na inovação comercial, com ênfase no uso de meios digitais, acreditando que seu modelo de venda direta tem uma grande oportunidade de evolução na qualidade dos serviços, tanto para o canal de vendas, como para os consumidores finais.

No segundo semestre, a empresa terá ações de marketing e lançamentos de maior relevância. “Iniciamos este semestre com o lançamento de um novo conceito e da submarca “Natura VôVó”, e o relançamento de toda a linha Natura Ekos, com maior composição de ativos da biodiversidade brasileira e novas embalagens. Nosso plano de investimentos para o segundo semestre está coerente com o apoio necessário para nossas ações de marketing”, explica Pedote.

“Reafirmamos a confiança de que seguiremos crescendo acima do mercado e ampliando nossa área de atuação, tanto no Brasil, como nas operações internacionais”, completa Pedote.

Desempenho socioambiental - A Natura acaba de lançar o Programa Amazônia, que nasce para gerar novos negócios e atuar como um catalisador de conhecimentos, ideias e iniciativas. O desafio do Programa é contribuir para o desenvolvimento sustentável da região amazônica por meio de ciência, tecnologia e inovação e adensamento das cadeias produtivas da região. Uma inovação que integra os diversos públicos e conhecimentos em uma grande rede de trocas – de energia, de matéria e de informações, para que juntos possam buscar soluções a partir dos produtos e serviços da sócio biodiversidade e revelar o grande potencial de negócios existente na Amazônia.

O Programa está baseado em três grandes iniciativas: i) Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I); ii) Cadeias Produtivas Sustentáveis; e iii) Fortalecimento Institucional. Numa primeira etapa, entre 2011 e 2013, o foco será expandir a atuação da empresa no segmento de HPP&C por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação. Isso se dará a partir da criação de um Centro de Conhecimento, em Manaus (AM), e da expansão da Unidade Industrial de Benevides (PA), de uma moderna fábrica de sabonetes.

Nos indicadores de ecoeficiência, a empresa alcançou uma representativa queda de emissões de gases efeito estufa no 1º trimestre. A tabela abaixo mostra o desempenho frente a alguns dos compromissos para 2011:

Perfil-A Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta. Criada em 1969 a partir de um laboratório e uma pequena loja em São Paulo, hoje a empresa possui mais de sete mil colaboradores e registrou no ano de 2010 receita líquida de R$ 5,1 bilhões, um crescimento de 21,1% em relação ao ano anterior. O lucro líquido foi de R$ 744,1 milhões. A Natura está presente no Brasil, Argentina, Peru, Chile, México, Colômbia e França – onde mantém uma loja e um centro-satélite de pesquisa e tecnologia. Sua força de vendas é formada por mais de 1,2 milhão de consultoras, sendo mais de 1 milhão no Brasil e cerca de 200 mil no exterior.

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